Buscar

1 trabalho do portifolio (2) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O TEMPO E O ESPAÇO DOS SUJEITOS DAS INSTITUIÇOES ESCOLARES
			
 Neuza Brito Cerqueira
 Fabiana de França 
Tejanira Silva Barbosa
Vanusa Gonçalves
Segundo a sugestão de atividade do portfólio do Núcleo Comum, Fase 1/2016, Educação Cultura e Sociedade tendo como titulo o tempo e espaço do sujeito e instituições escolares que como atividade sugerida deveríamos elaborar cinco perguntas, sendo três objetivas e duas abertas comtemplando o tema, cujo objetivo seria investigar se o espaço escolar comtempla as necessidades do contexto atual em que esta inserida.
Para este fim visitamos uma escola em nossa cidade onde entrevistamos o coordenador pedagógico com as perguntas se espaço e o tempo escolar são condizentes com as necessidades da atualidade.
O coordenador pedagógico concordou parcialmente, pois a instituição á que ele se refere não tem observado a importância do tempo e do espaço na aprendizagem dos alunos e não tem discutido com os profissionais mesmos capacitados sobre as condições dos alunos com necessidade especiais, por exemplo, embora ofereçam as matriculas em cursos regulares para pessoas com deficiência capazes de se integrarem ao sistema regular de ensino.
Como cumprimento da lei encontrada no PORTAL DO MEC (Lei nº7853 de 24 de outubro de 1989), que cita da seguinte maneira:
b) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em estabelecimentos públicos de ensino; 
c) a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimentos públicos de ensino; 
[...]
f) a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem ao sistema regular de ensino. 
Faça uma conclusão 
Já na segunda pergunta que fizemos ao coordenador pedagógico sobre o quadro de profissionais se atende com êxito todas as áreas de ensino dentro do espaço e tempo da instituição, o coordenador respondeu que ás vezes.
Fazendo uma análise da resposta chegamos a conclusão que ele se referiu aos professores, devido a falta de profissionais especializados. O esperado seria que os professores estivessem entre o profissional mais bem preparado na sociedade, mais indicador apontaram que isso esta longe de acontecer. Salário baixo e condições e de trabalho inadequado afastaram da carreira a maioria das pessoas, isso atinge a educação brasileira como um todo. [2: Disponível em: POR CINTHIA RODRIGUES, SÃO PAULO 24/02/2011 (Ultimosegundo.ig.com.br./Educação/Falta+Professores+qualificados+no+ensino+médio/n123810679209.html) Acesso 19/03/2016]
Seria este o motivo por faltar tantos professores qualificados para suprir a carência de profissionais na referida escola. Em outra parte da entrevista apontamos sobre o projeto político pedagógico (PPP) que apresenta possibilidades de atendimento as necessidades do espaço e do tempo escolar nos dias atuais.
Diante desta questão, o coordenador optou pela alternativa “as vezes”. Deduzimos que esta resposta se refere às dificuldades encontradas no ambiente escolar pelos estudantes que iniciam as aulas com perspectiva de conclusão do ensino médio. Porém muitas vezes isso não acontece devido à evasão escolar, que é muita alta na referida escola conforme fala do coordenador, embora tenham se discutido e buscado soluções, mas isso ainda é um grande problema.
De acordo com (RODRIGUES, 2011) “A evasão tem vários motivos, ligados a contextos diversos”. Para a autora, por décadas repetiu-se o discurso de que o aluno abandonava o ensino médio para trabalhar, mas uma pesquisa de 2009 da Fundação Getúlio Vargas mostrou que 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos tinham abandonado os estudos por falta de interesse. Essa falta de interesse está na raiz do diagnóstico de muitos educadores de que é preciso mudar o currículo do ensino médio. Falta de foco, com excesso de conteúdo, e ausência de contextualização estão entre as críticas mais frequentes. [3: Disponível em: http://info.geekie.com.br/evasao-escolar-as-principais-causas-e-como-evitar/ acesso dia 21/03/2016]
Ao perguntar ao coordenador, como é feita a organização pedagógica no exercício da autonomia da escola para construir seu projeto politico-pedagógico, ele respondeu: 
A escola Oscar Soares trabalha respeitando as normas e leis vigentes da educação estadual e federal quanto a organização pedagógica o “corpo” de gestores juntamente com os profissionais da educação, são convidados a participar da construção de uma proposta que se adeque as necessidades e peculiaridades de nova clientela: Utilizamos os parâmetros curriculares, orientativos da SEDUC e pareceres do CEE (Conselho Estadual de Educação); Também e importante relatar que os indicadores internos e externos são levados em consideração para que passamos melhorar nossos índices. (C.P. 2016)
Para (LIMA, et al. 2012), compreender o significado e a responsabilidade da implantação do Referencial Curricular nas escolas da rede pública, é preciso conhecer o tamanho da mudança que deverá ocorrer.
 Com essa finalidade, é apresentado um quadro comparativo de alguns aspectos da escola que se tem com a escola que se deve construir, sem ignorar que cada Unidade Escolar tem uma realidade e os esforços para a mudança serão de diferentes dimensões.
Conforme orientação por este Referencial Curricular abaixo, a proposta pedagógica da escola, os planos de estudo e os planos de trabalho de cada professor, terão que responder a demanda de construção de uma escola capaz de superar uma concepção tradicional de educação apoiada na memorização de fatos, fórmulas e informações. 
(Entendendo o modo de uma concepção tradicional da qual foi vivenciada até o século XX e a concepção contemporânea para o século XXI:)
 Muito embora cada escola possa elaborar sua proposta pedagógica, ela deve atender as exigências legais da LBDEN nº 9394/1996 que define as leis de diretrizes e bases da educação nacional. 
Também perguntamos que adequação serão necessárias no PPP da escola para que os espaços e tempo escolares possam melhor atender os alunos com deficiência e o que pode ser feito para que estas adequações aconteçam. 
Diante deste questionamento o coordenador respondeu que:
 
A escola [...] contempla em seu PPP atendimento especifico para alunos com defasagem de aprendizado; tendo em vista que o atendimento em contra turno do professor é uma das ações a ser continuada no processo ensino aprendizado do aluno. Disponibilizar todos os recursos presente na escola para atendimento, por vezes individualizado ou em grupos. No que se refere ao que se deve ser feito para estas adequações: A escola e os gestores entendem que se deve efetivar ainda mais esse atendimento e sempre fazer os diagnósticos de resultados obtidos com essas clientelas com deficiência em aprendizado. (C.P. 2016)
(Apesar do coordenador ter se referido aos alunos como clientela sabe-se que numa escola pública refere-se aos alunos como estudantes, uma vez que clientes somente nas escolas particulares.)
Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas. Para Durkheim, era necessário articular a pedagogia à sociologia, uma vez que a escola teria como finalidade suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sociedade e que seriam aplicáveis à mesma.
Disponível em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=403 Acesso dia 21/03/2016
REFERENCIAS
RODRIGUES, Cinthia. Faltam professores qualificados no ensino médio. São Paulo 24/02/2011 Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/faltam-professores-qualificados-no-ensino-medio/n1238106792909.html Acesso 19/03/2016
INFOGEEKIE · 23 DE ABRIL DE 2015. Evasão escolar: as principais causas e como evitar. Disponível em: http://info.geekie.com.br/evasao-escolar-as-principais-causas-e-como-evitar/ acesso dia 21/03/2016
LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO,Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar – Curitiba: InterSaberes, 2012 – (Série formação de Professores)
Educação – Durkheim. Disponível em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=403 Acesso dia 21/03/2016

Continue navegando