Buscar

Estratégias Alternativas na Evolução

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estratégias Alternativas de Reprodução
Membros:
Eder Lacerda de Barros
Pollyanna Vaz de Amorim
Roberto Romeu de Souza
Rodolfo Firme Carletto
Há uma década, se um animal fosse visto se comportando de um modo diferente do resto da população era comum achar que se tratava de uma anormalidade. Existe um equilíbrio estável com indivíduos se comportando de modos diferentes em uma população.
Ambiente em Mudança
A melhor estratégia pode depender do ambiente e, se ele apresentar recursos distribuídos de modo agregado no espaço, ou se mudar constantemente ao longo do tempo, então muitas estratégias podem persistir, em outros casos os indivíduos podem alterar seu comportamento dependendo do habitat podendo também indivíduos diferentes apresentam estratégias diferentes. 
Extraindo o melhor possível de um mau negócio
Algumas vezes um indivíduo não e capaz de competir com sucesso lutando ou se exibindo, talvez por ser muito pequeno. Ao contrário, precisa tirar o melhor proveito desta circunstância desvantajosa, empregando uma estratégia alternativa. Mesmo que ele acabe com menos recompensas do que os outros.
Estratégias alternativas em equilíbrio evolutivo
Mesmo quando não houver restrições ambientais ou fenotípicas como o tamanho corporal, ainda assim os indivíduos podem apresentar estratégias diferentes, porque o ganho de uma estratégia depende do que estão fazendo os demais membros da população. Onde diferentes estratégias de luta tais como o salmão “nariz de gancho “ e “jacks” podem coexistir como uma Estratégia Alternativa em Equilíbrio Evolutivo(EEE).
As estratégias de nidificação nas fêmeas de vespas cavadoras: cavadoras e invasoras.
As fêmeas da vespa cavadora dourada colocam seus ovos em buracos subterrâneos que aprovisionam com esperança o alimento de suas larvas. As fêmeas podem conseguir buracos de duas formas: cavam para si mesmo ou entram em buracos já cavados por outras. 
Problemas na medição dos custos e benefícios de estratégias alternativas
Sempre que encontramos indivíduos em uma mesma população adotando estratégias diferentes é conveniente formular duas questões:
Quais são as causas das diferenças entre os comportamentos?
Os ganhos das diferentes estratégias são iguais ou desiguais?
Mudança de Sexo como uma estratégia alternativa
Como pode ser visto, estratégias alternativas ajudam a equilibrar a proporção entre os sexos em determinado grupo, facilitando a reprodução. Em competição é visto que animais maiores e mais fortes obtém maior sucesso evolutivo, portanto, animais mais jovens e pequenos precisam adotar estratégias para também se reproduzirem. 
O hermafroditismo protogínico é adotado quando é mais viável reprodutivamente para o animal começar a vida como fêmea ( se reproduzindo mais, por causa de seu tamanho muito pequeno) e para posteriormente quando adquirir um tamanho adequado se tornar macho para obter maior sucesso reprodutivo , fazendo com que seja mais vantajoso mudar de sexo do que mantê-lo a vida toda. Isso acontece porque a fecundidade masculina aumenta muito com a idade ao contrário da feminina. 
O hermafroditismo protândrico que ocorre de forma mais rara, é quando um indivíduo pequeno é macho e posteriormente quando se torna um indivíduo maior se torna fêmea. Isso acontece quando não há muita competição entre machos, e quando o tamanho do macho não for um critério essencial para o sucesso reprodutivo. 
 MUDANÇA DE SEXO X ESTRATÉGIAS FURTIVAS 
Como foi dito anteriormente pode ser vantajoso mudar de sexo sendo então chamados de hermafroditas sequenciais, possuindo um sexo ao nascer e posteriormente ao adquirir um tamanho adequado mudar seu sexo como no caso dos peixes. Mas pode vir uma questão à tona: porque mamíferos (elefantes marinhos, por exemplo) então para obter sucesso reprodutivo não mudam de sexo assim como os peixes?
Obrigado pela atenção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais