Buscar

avaliaçao renata dos santos castro inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeira Avaliação – 
Inclusão e Atendimento Educacional Especializado 
1) A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. Mediante o exposto é correto afirmar que:
I - O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. 
II - As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. 
III - Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
IV - O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, dentre outros.
a) I e III estão corretas
b) II e III estão corretas
c) I e IV estão corretas
d) Todas as alternativas estão corretas.
2- Escreva em poucas linhas, como você avalia o percurso de atendimento educacional para as pessoas com deficiência (períodos: isolamento, segregação, integração e inclusão)
Resposta: O período de isolamento ficou conhecido pela ausência de credibilidade ao potencial do aprendizado escolar das pessoas com deficiência, sendo que as ações políticas ocorriam no sentido somente de assistência aos cuidados básicos de sobrevivência das pessoas.
No período de segregação, as pessoas com deficiência eram impedidas de frequentar as instituições de ensino regular, as pessoas com deficiência eram encaminhadas para instituições que tinham cuidados básicos, junto a outras populações, como as que apresentavam transtornos mentais, drogados dentre outras. Com estudos e pesquisas foram entendendo a forma de pensar das pessoas, destacando o desenvolvimento psicomotor e as possibilidades de apropriação de conhecimento e, por seguinte a aprendizagem. Com os estudos feitos possibilitou grande avanço no entendimento do potencial de escolaridade formal para estas pessoas, e que possibilitou a criação de instituições especializadas para o atendimento das diferentes deficiências, instituições estas que existem até hoje como é o caso das APAES.
Durante o período de integração, as instituições de ensino regular passaram a receber as pessoas com deficiência, no entanto, essas instituições não proporcionavam a elas possibilidades de aprimorar suas capacidades. Assim, não eram oferecidas a essas pessoas as mesmas oportunidades de aprendizagem, ficando a inclusão delas restrita apenas ao direito de acesso as instituições. Assim dava-se para entender que era o aluno quem deveria se adequar à estrutura já posta. Com este direcionamento, alguns estados, dentre eles, o Paraná, procedeu à criação de classes especiais por deficiência, as quais funcionavam nas escolas regulares, e professores especializados ou capacitados para o ensino de cada deficiência, é quem ministrava as aulas.
Com o período de inclusão, houve mudanças no sistema educacional com a nova Política Nacional, que foi assumida na educação escolar destas pessoas em que é priorizado o convívio e o atendimento educacional na rede regular de ensino, a escola é que assumirá pedagogicamente o aluno com objetivo de suprir e atender as necessidades específicas de cada um. Somente através da inclusão, é que a Educação Especial passou a ser vista com outro olhar, o de respeito às diferenças e a diversidade em que o estímulo às habilidades de todos se faz fundamental. 
3- Na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Inclusiva (2008), é esclarecida a população que será considerada com “necessidades educacionais especiais”. Cite-as.
Resposta: O Decreto Presidencial nº 6.571/2008 destaca o compromisso da união quanto ao apoio técnico e financeiro para que o mesmo seja implementado, no que diz respeito a alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação, que estejam matriculados na rede pública de ensino regular, tanto no âmbito Federal, quanto Estadual e Municipal. Esse decreto define atendimento educacional especializado como “o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular”. (2008, § 1º, Art. 1º).
4. Estudando o texto 1, observamos que a estudiosa, apresenta desafios para a construção de uma Educação Inclusiva. Comente a parte que segue.
 
Desafios
Em atendimento à meta universalmente aceita da Educação para Todos, evidenciam-se desafios que, podem ser refletidos pelos educadores, senão, pelos elaboradores de políticas locais, regionais e nacionais. Segundo as autoras, há alguns a ressaltar:
A discussão coletiva, nas escolas, sobre fatores inovadores e mudanças frente às orientações inclusivas: o ponto de partida, neste desafio é a revisão constante do Projeto Pedagógico da escola, sua reconstrução, um novo olhar avaliativo sobre as ações e práticas inclusivas na escola. No dizer de Ainscow (1997), essa reflexão crítica pode propiciar o aperfeiçoamento das escolas. Estas consideram, em geral, segundo o autor, difícil encarar a mudança – o que existe é uma tensão entre o progresso e a permanência. Ainscow afirma que há pólos extremos: escolas seguras das suas capacidades de inovação, que assumem, de imediato, iniciativas que prejudicam o que já acontece. No outro pólo, há escolas que vêem a mudança com temor, pouco interesse, ou, têm experiências pobres para implantar e implementar inovações. “Fazer avançar práticas, exige equilíbrio cuidadoso entre salvaguardar o que existe e a mudança”. (Baumel, 2011, p.10)
Resposta: Dentro das escolas as inovações devem acontecer constantemente em minha opinião, principalmente quando se tem salas de educação inclusiva inserida dentro de uma escola regular, quando se elabora o projeto político pedagógico a escola constrói novos conhecimentos, novas formas de aprender e ensinar, além da flexibilidade que se pode ter em fazer adaptações para garantir que o aluno seja bem atendido dentro da escola. 
O professor em seu ambiente escolar deve estar sempre preparado para os desafios que possam ter, e com isso devemos estar sempre se aperfeiçoando. Muitas instituições não dão o suporte que o professor necessita para atender uma criança, que acaba ficando com o seu atendimento por incompleto como: estruturas inadequadas, salas lotadas, material didático não adaptado as necessidades das crianças, professores sem formação, mas o governo tem uma parcial de culpa por não investir, e quando investi não fiscaliza. E com isso o professor que esta em sala de aula se vira em 10 para poder atender a criança, muitos elaboram matérias para que as crianças possam ter um aprendizado mais eficaz, a escola que tem um projeto elaborado em que funcionários, pais e comunidade estejam cientes que a ajuda de todos se constrói o melhor para ensinar nossas crianças.
Todas as respostas poderão ser encontradas a partir da leitura cuidadosa dos textos e a vídeo aula disponível. 
Bom Trabalho

Continue navegando