Buscar

fichamento sobre extinção dos dinossauros



Continue navegando


Prévia do material em texto

Fichamento – Maira Helen Santos Ferreira – 10/11/2017
Universidade Federal de Sergipe 
Departamento de Biologia 
Professor: Alexandre Liparini Campos 
1. Identificação do artigo:
Autores: Guilherme Eler
Título: Dinossauros teriam sobrevivido se o asteroide caísse em outro lugar
Ano de publicação: 9 novembro de 2017
Nome da revista: Super interessante 
Fonte: Internet
Link: https://super.abril.com.br/ciencia/dinossauros-teriam-sobrevivido-se-o-asteroide-caisse-em-outro-lugar/
Acesso: 10/11/2017
2. Resumo:
A tese mais aceita hoje pela comunidade acadêmica para extinção dos dinossauros é do impacto de um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro na atual província mexicana de Yucatán que teria causado uma imensa nuvem de poeira impedindo que as plantas realizassem fotossíntese, junto com a grande pedra foi trazida uma enorme quantidade de enxofre que foi lançada na atmosfera causando a acidez dos oceanos também modificando a temperatura da terra abaixando cerca 10º C. Assim fragilizando um ecossistema que apresentava pouca diversidade espécies. 
Segundo pesquisadores japoneses os danos poderiam ser amenizados se o asteroide caísse em outro lugar do planeta, afirmam que somente 13% da superfície da terra tinha a composição para gerar a drástica nuvem de poeira. E como que por ironia do destino esse cenário só poderia ser propiciado em áreas especificas como em rochas sedimentares, que o alvo do asteroide era formado por essa estrutura de rocha.
O autor da nota cientifica para incrementar seu trabalho adiciona pesquisas que demonstram outros fatores que contribuíram para a extinção dos grandes repteis. O autor exemplifica a fragilidade do ecossistema quando houve o impacto:
“Um estudo de 2014 mostrou, por exemplo, que o momento escolhido pelo asteroide não foi nada propício. Os animais da época se adaptariam mais facilmente à devastação causada pela grande pedra se existisse um número maior de espécies, e se elas fossem mais resistentes às adversidades do ambiente.”
Também utiliza outra pesquisa de um grupo de cientistas britânicos e americanos que calcularam que se o asteroide atingisse a superfície terrestre alguns segundo depois o impacto seria drasticamente amenizado, pois atingiria o oceano diminuindo a quantidade de material lançado na atmosfera. Podendo assim não extinguir os dinossauros.
3. Comentários 
A evolução do planeta terra apresenta muitos mistérios e duvidas que talvez nunca possam ser respondidos, mas a extraordinária formação deve ser apreciada. Por míseros segundos 75% da biodiversidade foi extinta da face da terra, alterando totalmente o rumo da vida, pois se não houvesse a extinção dos dinossauros os mamíferos não se desenvolveriam consequentemente o homo sapiens nunca poderia evoluir. 
4. Questionários 
Mesmo com o impacto na agua seria possível a não extinção dos dinossauros?
Quais possíveis danos que poderiam ter ocorrido caso o asteroide caísse em outro lugar solido da terra e no oceano?
Caso os dinossauros não fossem extintos devido aos efeitos do asteroide poderia haver super população de grandes repteis?