Buscar

prova de historia antiga oriental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0485_AV_201101039302 » HISTÓRIA ANTIGA ORIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201101039302 - PATRICIA BRAGA BORGES
	Professor:
	ALEX DA SILVEIRA DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2014 17:57:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201101053109)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Se formos conceituar Revolução Neolítica podemos falar:
		
	
Resposta: A Revolução Neolítica se deu com o surgimento da escrita, pois a partir da escrita surgiram os documentos, que nos possibilitou estudar as civilizações antigas. E vale lembrar que NEO quer dizer " novo". A escrita surgiu pela necessidade de organizar a vida em grupo, apos os grupos deixarem de ser nômades e se tornarem sedentários e começarem a cultivar os alimentos e domesticar os animais e com isso precisaram relacionar as colheitas, contar os animais, contabilizar os impostos, assim se tornou necessário a criação da escrita e se fez necessário a construção do primeiro conjunto de leis, " O Código de Hamurabi", que ficou conhecido como a lei de "Olho por olho, dente por dente".
	
Gabarito: O aluno deve ser capaz de explicar o significado desta expressão relacionando com a formação das cidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101083409)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A relação dos egípcios com a vida após a morte era extremamente visível, inclusive em sua arte. Seus maiores feitos arquitetônicos são as pirâmides, obra funcional pois servia de mausoléu. Determine os principais elementos constitutivos dessa forma peculiar de religiosidade.
		
	
Resposta: Os egípcios acreditavam que existia um mundo paralelo, aonde apos a morte iriam viver, com isso os faraós eram enterrados com bens materiais e faziam a sua mumificação, para que no mundo paralelo ele pudesse resgatar todo o poder e prestigio que tinha em vida. Os faraós não eram adorados apos a sua morte, pois o seu poder divino passava para o próximo farão e as pirâmides eram símbolos eternos de seu poder enquanto farão, então com a construção das pirâmides o seu legado, o seu poder, a sua história ficaria eterna. A construção das pirâmides tinha que ser voltada para o sol e em uma região aonde não acontecesse a inundação do Rio Nilo, então eram locais estudados por muito tempo. Sobre a arte que se encontra dentro das pirâmides, eram confeccionadas pelos escribas e todas tem um olhar destacado de preto e mas lateral ao rosto, ficando o olhar em evidencia, pois as imagens eram sempre desenhadas de lado. Partir dessa crença de existência de um mundo paralelo, a morte não era temida pelos egípcios.
	
Gabarito: Mencionar: - mentepsicose - mumificação - desigualdade na mumificação - sacrifícios aos deuses. - deuses antropomórficos, zoomórficos e antropozoomórficos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101294391)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa correta. O processo de sedentarização causado pelo surgimento da agricultura provocou uma verdadeira revolução no modo de vida da humanidade. Entre as primeiras mudanças relacionadas a essa revolução, podemos citar:
		
	
	O surgimento das primeiras civilizações imperiais na Mesopotâmia.
	 
	O desenvolvimento das vilas e cidades
	
	A mudança da noção de tempo, que deixou de ser regulado pelos fenômenos naturais
	
	O surgimento da escrita pictórica.
	
	A divisão do mundo entre bárbaros e civilizados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101069435)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿O aparecimento do homem sobre a terra é indicado pelos instrumentos que ele faz. Para obter alimento e abrigo, os homens fabricaram instrumentos (ferramentas) com que supriam as suas deficiências corporais. A princípio, utilizavam-se de lascas de madeira, pedra ou osso, obtidos à mão, para recolher o alimento: eram facas, machados e enxós bastante primitivos¿. AQUINO, Rubim Santos Leão de. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. P. 64. Assinale a alternativa que completa a afirmação: Os grupos humanos característicos do período a que se refere o texto¿
		
	 
	eram caçadores, pescadores, coletores.
	
	já haviam domesticado alguns animais e plantas.
	
	eram caçadores, pescadores, coletores e agricultores.
	
	já conheciam a divisão do trabalho e a propriedade privada.
	
	dividiam-se socialmente em classes de acordo com a posse da terra, as ferramentas e os animais domésticos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101130293)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região na qual habitavam denominavam de "terra de Sumer". Sobre este povo, assinale o correto.
		
	 
	Eram sedentários. Agricultores, realizaram obras de irrigação e canalização dos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.
	
	Eram nômades, voltados para a guerra e a conquista de novos territórios. Ao contrário de outros povos, repudiavam o comércio, não possuíam uma cultura definida ou uma religião organizada, com um panteão e seu ritos.
	
	Eram pastores e agricultores que habitavam a baixa mesopotâmia de onde conquistaram a península arábica. Foram os responsáveis formação do caráter belicoso dos amoritas, caudeus e egípcios no oriente próximo e médio.
	
	Oriundos de diversos grupos étnicos, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar aos poucos nos territórios da região mesopotâmica em busca de terras agricultáveis. Eram conhecidos pela sua habilidade no comércio.
	
	Eram, sobretudo, comerciantes e artesãos. Sem nenhuma aquisição cultural significativa. Fundaram um império unitário com um regime político único. Descendentes dos semitas, foram os primeiros a buscar uma religião monoteíta.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101125263)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:
		
	 
	a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação;
	
	os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas;
	
	a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra;
	
	as obras literárias baseadas em princípios éticos e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses;
	
	a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101055626)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Mesopotâmia, embora conhecida por esse nome, não constituiu um Estado unificado. Vários povos se sucederam na hegemonia do território. Apesar disso, é inegável sua importância como grande centro cultural e político da Antiguidade. São elementos atribuídos aos povos que ocuparam essa região os seguintes:
I - A elaboração do primeiro código escrito da humanidade, a escrita fusiforme.
II - A elaboração do primeiro código de leis da humanidade, o Código de Hamurábi.
III - A utilização de um modelo de trabalho que submetia parcelas da população ao trabalho compulsório em obras estatais.
IV - A edificação de templos conhecidos como zigurates.
		
	
	apenas I, II e IV estão corretas
	 
	apenas II, III e IV estão corretas
	
	apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas a opção IV está correta
	
	Apenas as opções I e IV estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101056155)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmações seguintes: I. Pelo fato de ser o faraó identificado ao Deus, primeiro Hórus, depois Ra, mais tarde Aton, a organização política do Egito Antigo caracteriza-se como uma monarquiaabsoluta de direito divino. II. As prerrogativas de os faraós, por serem de origem familiar, abrangerem o domínio sobre os camponeses e os aspectos financeiro e fiscal, tanto a título privado como para o Estado, autorizam a caracterização do seu poder como de natureza feudal. III. A servidão coletiva dos camponeses nas comunidades de aldeia e a prestação de serviços à comunidade dominante de sacerdotes, militares e funcionários caracterizam o Egito antigo como modo de produção asiático. Assinale a opção que indica os números que estão errados:(Adaptada do concurso para professor de São Paulo 2009)
		
	
	III
	
	I
	
	II
	 
	II e III
	 
	I e II
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101275662)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As religiões são formadas a partir de processos históricos particulares. Elas não nascem como modelos prontos, fechados, que brotam por conta de uma ligação direta com o transcendental. Os elementos próprios de uma religião são construídos paulatinamente. Com base na história religiosa dos hebreus e considerando o que foi dito acima, é correto afirmar que:
		
	 
	a crença monoteísta dos hebreus foi fortalecida pela atuação de Moisés no êxodo Egípcio.
	
	a crença monoteísta dos hebreus nasceu com Salomão ao construir o Templo dedicado a Javé.
	
	os hebreus nunca tiveram a intenção de serem verdadeiros monoteístas, apenas cultuavam a Javé.
	
	os hebreus sempre foram exclusivamente monoteístas e nunca prestaram cultos a mais de um deus.
	
	a crença monoteísta dos hebreus está relacionada ao período da invasão Assíria sobre Israel.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101062196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Egito e Hebreus tiveram importante relações em sua história. A mais famosa sem dúvida a fuga do Egito liderada por Moisés. Sobre este momento podemos afirmar:
		
	 
	As informações sobre o Êxodo são parcas e as atribuições relacionadas tem um conteúdo teológico que se mistura com a História. Entre os egícios do Novo Império existem sinalizações possíveis, mas não comprováveis sobre esta fuga.
	
	Temos a tradição oral hebraica, que nos fala de um sistema de escravidão, mas as fontes egípcias não revelam que os mesmos tenham usado em qualquer momento da história este sistema.
	
	Os egípcios usaram os hebreus para construírem as Pirâmides, sendo que a fuga é documentada por conta de uma grande perseguição até o momento da abertura do mar vermelho
	
	Temos provas cabais sobre esta saída ocorrida durante o segundo período intermediário de dominação dos Icsos.
	
	Não existem provas do Êxodo, sendo atribuído a meras especulações e um mito hebraico para denegrir a imagem dos desenvolvidos egípcios.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais