Buscar

BRUNA PPE2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0347_AV_201307191975 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307191975 - BRUNA BREDA
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 09:28:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201307453564)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	QUAIS SÃO AS DUAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES QUE LEVARÃO À REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NA IDADE MÉDIA?
		
	
Resposta: A valorização da observação e do metódo experimemental, isto é, uma ciência ativa. A ciencia ativa moderna rompe a separação antiga entre ciência (epsteme), o saber teórico, e a técnica ( téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica.
	
Gabarito:
DO PONTO DE VISTA DA COSMOLOGIA, A DEMONSTRAÇÃO DA VALIDADE DO MODELO HELIOCÊNTRICO, EMPREENDIDA POR GALILEU; A FORMULAÇÃO DA NOÇÃO DE UM UNIVERSO INFINITO, QUE SE INICIA COM NICOLAU DE CUSA E GIORDANO BRUNO; E A CONCEPÇÃO DE MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES, PRINCIPALMENTE DA TERRA, EM DECORRÊNCIA DO MODELO HELIOCÊNTRICO. DO PONTO DE VISTA DA IDEIA DE CIÊNCIA, A VALORIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO E DO MÉTODO EXPERIMENTAL, ISTO É, UMA CIÊNCIA ATIVA, QUE SE OPÕES À CIÊNCIA CONTEMPLATIVA DOS ANTIGOS; E A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM DA FÍSICA.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307238446)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Fazer ciência significa:
		
	
	aceitar conhecimento
	 
	reproduzir conhecimento
	
	ignorar conhecimento
	 
	produzir conhecimento
	
	memorizar conhecimento
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307399329)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando visamos a emancipação social no processo de aprendizagem, significa que o professor pesquisador deve:
		
	
	aceitar a realidade
	
	seguir a teoria
	 
	reproduzir modelos teóricos
	 
	romper com o estabelecido
	
	executar e não planejar
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307298091)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na relação sujeito e objeto precisamos ter consciência que o segundo transcende o primeiro. Os fatos e as coisas no espaço vida têm sempre algo que transcende. Compreender que os objetos de estudo transcendem significa dizer que:
		
	
	Os objetos diante do sujeito são dependentes do sujeito.
	
	Os objetos são determinante
	 
	As coisas e os fatos são objetos mutáveis nos diferentes espaços de tempo
	 
	As coisas e os fatos vão sempre além do que representam ou parecem ser.
	
	Os sujeitos emprestam valores e ultrapassam os objetos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307236491)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao discorrer sobre a interdependência entre ensinar e aprender, Macedo (2005) afirma que a ideia de uma relação pedagógica ou educacional pela lógica da inclusão supõe que ultrapassemos a forma usual de dependência/independência professor-aluno em favor de um modo mais independente. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às ideias do autor sobre essa temática:
		
	
	O ensinar e o aprender como elementos indissociáveis do processo ensino aprendizagem.
	
	A sala de aula é um bom ambiente de aprendizagem do professor, quando, dentre outras coisas, considera relevantes as contribuições dos alunos.
	 
	A atividade ou qualidade da ação do professor é independente de seus resultados ou objetivos em relação aos alunos.
	
	É preciso coordenar todos os aspectos da aula, ou seja, ligar as partes que a constituem de modo interdependente, complementar, irredutível e indissociável.
	 
	A valorização profissional, incluindo salários, espaços e tempos de planejamento, é um elemento importante que interfere na qualidade da ação docente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307399359)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que significa respeitar a leitura polifônica da realidade?
		
	
	padronizar comportamentos
	
	hierarquizar os alunos
	 
	valorizar a pluralidade cultural
	
	separar os ricos dos pobres
	
	seguir as prescrições normativas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307453664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A importância do filósofo medieval Tomás de Aquino reside principalmente em seu esforço de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão. Discorrendo sobre a "possibilidade de descobrir a verdade divina", ele diz: "As verdades que professamos acerca de Deus revestem uma dupla modalidade. Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus, etc. Estas últimas verdades, os próprios filósofos as provaram por meio de demonstração, guiados pela luz da razão natural". A partir dessa citação, identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Tomás de Aquino.
		
	 
	A razão não se opõe a fé, mas é o único caminho para chegar a Deus.
	
	Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d´Ele.
	
	O ser humano só alcança o conhecimento a partir do conhecimento científico.
	
	A razão é o único meio do ser humano chegar à verdade.
	
	Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307464349)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmativas abaixo sobre as grandes transformações que levarão à revolução científica. I) a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; II) a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa. III) A ciência ativa moderna rompe com a separação antiga entre ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Estão corretas:
		
	 
	Apenas a I
	 
	II e III
	 
	I e III
	 
	I e II
	 
	I, II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307240084)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A escrita do diário na experiência docente propicia uma reflexão sobre a própria prática e se constitui como capítulos de história de vida e formação e, segundo Josso (2004, p. 174) "faz emergir interrogações sobre a escrita das experiências e sobre o posicionamento do escritor. Três eixos permitem explicitar a natureza dessas informações: a escrita como arte da evocação, a escrita como construção de sentido e a escrita como pesquisa". Ao escrever o diário como instrumento de análise de sua prática, o professor está vivenciando uma experiência com ênfase na escrita como:
I) Pesquisa
II) Arte da evocação
III) Construção de sentido
A partir do exposto, marque a resposta correta:
		
	 
	Apenas I está correta.
	 
	I e III estão corretas.
	
	Apenas III está correta.
	
	II e III estão corretas.
	
	I e II estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307272044)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descrever e não explicar ou analisar foi a primeira conotação dada por Husserl no estudo da fenomenologia. O primeiro problema por ele colocado foi o da "questionalidade do conhecimento". "Mas questionar o conhecimento não é negá-lo, não é ter uma concepção céptica com respeito a ele. Por outro lado, o método fenomenológico parte da ideia da necessidade de ter um conhecimento indubitável ou possível, ainda que , de 'início, não nos é permitido admitir conhecimento algum como conhecimento'" (TRIVINOS.1987, p. 43-44). "Tudo o que sei do mundo, mesmo devido à ciência, o sei a partir de minha visão pessoal ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência nada significam" (MERLAU-PONTY, 2000, p. 5-6). Nas suas reflexões, os autores defendem que:
		
	
Resposta: Os autores defendem queoquestionamento não deve ser negado na hora do conhecimento, pois com debates dentro de um determinado "TEMA" muitas ideiasdiferentes podem chegar no mesmo ponto, explicadas de maneiras diferentes. E dessa forma gerando novos conhecimentos.
	
Gabarito: O conhecimento ou a verdade absoluta não existem, todo conhecimento é transitório, movente e provisório. Todo conhecimento que o homem constrói está condicionado a sua percepção e influenciado pelas suas experiências pessoais.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando