Buscar

Cultura

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0467_AV_201301400173 » CULTURA BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301400173 - ANA CLAUDIA DOS SANTOS BRAZILIANO
	Professor:
	NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/06/2014 20:28:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201301488920)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Multiculturalismo
 
A noção de multiculturalismo, em sentido amplo, pode mudar de um lugar para outro. Algumas pessoas veem o multiculturalismo como uma filosofia antirracista; outras, como uma maneira de reforma educacional; outras, como proteção da diversidade cultural e dos direitos das minorias, ou o veem como uma neutralidade, entendendo ser uma simples pluralidade de culturas. O multiculturalismo para pessoas diferentes pode significar coisas diferentes. No entanto, não importa o modo de vê-lo, mas sim de efetivá-lo como um fim social que está sempre em prol de direitos de certos grupos.
 
Tomando por base o texto acima, explique o multiculturalismo como uma cultura antirracista.
		
	
Resposta: O multiculturalismo antirracista não prevê de forma nenhuma dados que possam gerar preconcietos na sociedade. É uma cultura voltada para todas classes e raças ,demonstrando assim a sua capacidade de bem estar com todos.
	
Gabarito: O Multiculturalismo pela ótica de filisofia antirracista se explica por aceitar a diversidade étnica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301486179)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique o conceito de "homem cordial", da maneira como é elaborado por Sérgio Buarque de Holanda, em "Raízes do Brasil".
		
	
Resposta: O homem cordial é aquele que é um perfeito cavalheiro, sempre pronto a ajudar o próximo, nunca se contrapondo ao machismo imposto pela sociedade.
	
Gabarito: Resposta O brasileiro é cordial porque age movido pelo coração, não conseguindo se relacionar bem com pessoas com quem não tenha feito amizade ou estabelecido algum tipo de relações afetivas. Este é um aspecto que se verifica em todos os aspectos da vida, tanto a pessoal, como a profissional e social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301449231)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao conjunto formado por todas as criações do engenho humano, tanto materiais como intelectuais ou espirituais, acumuladas ao longo dos séculos por um povo, dá-se o nome de
		
	
	indústria
	
	civilização
	
	classe social
	
	progresso
	 
	cultura
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301668065)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabe-se que o popular e o erudito são termos ideológicos e de complexa conceitualização. Sobre isso, é válido afirmar:
		
	 
	Peter Burke cunhou o termo ¿biculturalidade¿, para expressar o quanto membros das elites conheciam e participavam da cultura popular, ao mesmo tempo em que preservam sua cultura.
	
	Roger Chartier opõe-se a toda tentativa de estabelecer um nexo entre nível social e nível cultural (popular ou erudito), com base em categorias sociológicas, pois para ele, o que define erudito e popular é a oposição.
	
	Na prática não há nenhum diálogo, entre o conceito de popular e erudito, que dinamiza da cultura.
	
	O conceito de popular e de erudito são opostos, contrários.
	
	A concepção do popular e do erudito teve a mesma compreensão no Modernismo, na Contracultura e na contemporaneidade do Brasil.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301530171)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"O Português do Brasil, ligando as casas-grandes às senzalas, os escravos aos senhores, as mucamas aos sinhô-moços, enriqueceu-se de uma variedade de antagonismos que falta ao português da Europa. Um exemplo, e dos mais expressivos, que nos ocorre, é o caso dos pronomes. (...) Sem desprezarmos o modo português, criamos um novo, inteiramente nosso, caracteristicamente brasileiro: me diga, me faça, me espere. Modo bom, doce, de pedido. E servimo-nos dos dois." (FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala.)
Texto 2:"Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso camarada / Me dá um cigarro." (ANDRADE, Oswald. Pronominais.)
Os discursos de Gilberto Freyre e Oswald de Andrade, no tocante ao emprego do pronome, revelam que diferentemente da nação lusitana o povo brasileiro se utiliza da Língua Portuguesa...
		
	 
	tentando tornar o outro o mais próximo possível da linguagem do dia a dia.
	
	com improvisações verbais que se equilibram por sobre as construções sintáticas do idioma português
	
	com o intuito de desprezar a influência do idioma de Camões no âmbito da escrita e oralidade.
	 
	com múltiplas perspectivas linguísticas e variações idiomáticas no processo de composição da fala e escrita
	
	com a nítida intenção de explorar os aspectos linguísticos com refinada ironia e irreverência
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301530143)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A  "Cultura Brasileira", como já pudemos perceber ela tece uma rede complexa de conhecimentos, atrav és da sociologia, da história, da política e da literatura, assim, é
uma disciplina que por suas próprias características envolve nossa formação profissional Qual seria a razão?
		
	
	Conhecemos o passado e assim somos mais cultos.
	
	Entendemos melhor o mercado financeiro Mundial
	 
	Através de processos educativos estaremos formando cidadãos críticos
	
	Ela tem um retorno imediato em termos financeiros.
	
	Sabemos porque fazemos projeções para nossas atuações profissionais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301448630)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da indústria cultural, marque a afirmação INCORRETA:
 
.
		
	 
	Mesmo que antes de 1960 possam ser encontrados empreendimentos empresariais no setor da cultura e da comunicação, estes não apresentavam características próprias da indústria cultural.
	
	A potencialidade da cultura como esfera da formação do indivíduo é transformada pela indústria cultural em alienação e adaptação acrítica do indivíduo à realidade
	
	O processo de implantação da indústria cultural começa, no Brasil, no período do governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1956-1960) e se aprofunda nos governos militares pós-1964.
	 
	A indústria cultural ou de massa é uma cultura produzida pela massa, ou seja, pelo povo, que através dessas produções difunde valores autênticos.
	
	Ao ser transformada em bem de consumo que adapta os indivíduos à realidade existente e subjuga-os ao poder do sistema, a cultura resultará na indústria cultural.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301668067)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para relacionar cultura com as sociedades ditas de classes, como são as sociedades modernas em que vivemos, fazem-se necessárias algumas reflexões em torno do termo ideologia. Sobre ideologia é incorreto afirmar:
		
	
	Para os frankfurtianos, na medida em que a cultura é transformada num bem de consumo, podendo ser adquirida no comércio, a falsidade da união cultura e consumo é demonstrada por tornar a cultura unificada, aos interesses da realidade vigente.
	
	O conceito marxista de ideologia sofre transformações importantes no século XX, provocadas pelo pensamento dos teóricos da Escola de Frankfurt , na Alemanha dos anos de 1930.
	
	A ideologia, tanto em sua concepção marxista clássica (século XIX) como também nas reflexões dos frankfurtianos (Escola de Frankfurt, primeira metade do século XX),consiste na separação entre pensamento e ação, cultura e materialidade, sujeito e objeto
	
	Segundo Karl Marx, a classe que detém os meios de produção (a riqueza) possui também os meios de produção do pensamento e, assim, essa classe justifica sua dominação por meio da imposição de suas ideias como dominantes, ou seja, uma ideologia.
	 
	Não é possível nenhuma articulação entre os conceitos de ideologia e IndústriaCultural.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301448635)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito da formação étnica do povo brasileiro, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:
 
( ) Ao longo da história da cultura brasileira, a heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural, social) do Brasil nunca causou polêmica entre nossos intelectuais e ideólogos.
 
( ) A fábula de três raças surge ainda no Brasil Império, entre os pesquisadores naturalistas, e ganha a adesão de cronistas e escritores, em meio às teorias da época que reuniam os saberes biológicos com os sociais.
 
( ) Para alguns intelectuais brasileiros do século XIX, a mestiçagem seria algo de positivo aos anseios progressistas da nação que pretendia desempenhar seu papel no mundo civilizado.
 
( ) Na prática, o Brasil branco e europeizado, mais tarde branco e americanizado, não soube como fazer com a diversidade cultural que a nossa formação configurou.
 
A alternativa correta é:
 
		
	
	V, F, V, F
	 
	F, V, F, V
	
	V, V, V, V
	
	F, F, F, F
	
	F, V, V, F
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301448658)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a noção de cidadania na atualidade, NÃO é correto afirmar:
 
		
	
	A cidadania como acesso ao espaço público reivindica a efetivação dos direitos humanos em seu aspecto sociopolítico e cultural.
	
	O cidadão do mundo é o cidadão público, num mundo que se transformou em Global, e que, virtualmente, é um espaço pequeno e todos estão em qualquer lugar.
	
	A formação histórica brasileira é reprodutora de relações sociais autoritárias e conservadoras, sendo assim, devido a essa herança cultural de submissão, torna-se difícil resgatar valores historicamente negados, que são a base para a construção de uma cidadania.
	
	A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado; é algo construído na convivência coletiva que requer o acesso ao espaço público
	 
	Hoje, uma variedade de atitudes caracteriza a prática da cidadania, que em nada se relaciona com uma sociedade política e seus membros.

Continue navegando