Buscar

Exame físico do Recém Nascido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exame físico do Recém-Nascido
O primeiro exame do recém--nascido tem como objetivo identificar: presença de malformações congênitas (isoladas ou múltiplas e leves ou moderadas ou graves); os efeitos que intercorrências gestacionais, o trabalho de parto, de anestésicos e analgésicos possam ter causado no RN; e avaliar a capacidade de adaptação do RN à vida extrauterina.
O exame físico mais minucioso deve ser realizado nas primeiras 24 horas
Deve-se realizar a anamnese avaliando os antecedentes gestacionais, o trabalho de parto e o nascimento. Deve-se observar o RN no sentido céfalo-caudal. Por fim, realizar o exame neurológico do RN, averiguando reflexos e desenvolvimento.
Na sala de parto deve-se avaliar o RN; Avaliar as questões relacionadas ao seu cordão umbilical; avaliar como é o seu líquido amniótico e realizar o exame sumário da sala de parto.
No exame físico deve-se observar a temperatura, deve-se avaliar o Rn no sentido céfalo-caudal, despir as áreas a serem examinadas, observar a atitude da criança, ter cuidado com procedimentos que requerem que o RN estejam calmos, como a ausculta pulmonar, cardíaca e exame abdominal; por último deve-se realizar os exames mais estressante, por isso que se diz que o exame do neonato é por ordem de oportunidade (é oportuno, pois deve-se fazer aquilo que dá para fazer no momento). Ao final deve-se realizar a medida dos perímetros.
Avaliar a postura, atividades espontâneas, tônus muscular, tipo respiratório, fáceis, estado de hidratação e de consciência.
O tórax é cilíndrico com arcabouço costal mais horizontalizado, a musculatura do abdome é flácida, com braços e pernas pequenos em relação à sua extensão
O bebê possui uma postura simétrica, com a face virada para o lado, com as mãos firmementes fechadas.
Como sinais vitais temos:
frequência respiratória entre 40 e 60 irpm
frequência cardíaca entre 120 e 160 bpm
Temperatura: 36-37ºc variando conforme a temperatura ambiente
Dados antropométricos: PC- 33 a 35,5 cm e PT- 30,5 a 33 cm, estatura de aproximadamente 50 cm e peso de 2500 a 4000g
Os bebês podem apresentar na pele algumas lesões elementares como:
Acrocianose: cianose, palidez, das extremidades
Icterícia: Pele amarelada, pode ser patológica quando inicia com menos de 24 horas
Pele de alerquim: Quando um lado do bebê está rubro e brilhante e o outro pálido
Milium: Quando ocorre o acúmulo de queratina e sebo nas bochechas e nariz
MIliária, obstrução das glândulas com material sebáceo
Eritema tóxico: é a presença de eritema na pele do bebê em qualquer parte
Acne neonatal: é causada pela ação androgênica e é semelhante à acne no adulto
Hemangioma capilar: Muito frequentes na fronte, nuca e pálpebra superior, desaparece em alguns meses e é caracterizado por um acúmulo de capilares.
Vérnix caseoso: material gorduroso que se acumula na pele do rn e facilita o desliamento dele na hora do parto
Lanugem: pelugem fina que cobre o dorso e os membros, desaparece em poucos dias
Ressecamento: o ressecamento e a descamação podem indicar pós-maturidade
Mancha mongólica: é decorrente da miscigenação de raças, muito comum em beb
A fontanela bregmática fecha-se até 24 meses após o nascimento, enquanto que a lambdóide fecha-se entre o 2º e o 3º mês de vida. Quando ela está abaulada significa que ocorreu um aumento de pressão intracraniana, porém se esta estiver deprimida podemos dizer que o Rn está desidratado.
Bossa serossanguinolenta, é o acúmulo de sangue decorrente do trabalho de parto na camada subcutânea 
Cefalohematoma: Derrame sanguíneo subperiósteo que possui uma consistência cística que respeita as bordas das suturas dos ossos do crânio.
Com relação aos olhos deve-se observar se há hemorragias, secreções purulentas, microftalmia, glaucoma congênito, catarata congênita, o teste do olhinho, estrabismo.
Nas orelhas deve-se observar a forma, o tamanho, a simetria, a implantação e a presença de papilomas pré-auriculares, a acuidade auditiva pode ser avaliada por meio do reflexo cócleo-palpebral, em que se realiza o estímulo de barulho e o RN deve piscar os olhos.
No nariz deve-se observar a forma, ver a permeabilidade das coanas mediante a oclusão de cada narina e da boca também, observar a presença de secreção serosanguinolenta, certo grau de obstrução nasal é normal com a possível ocorrência de espirros.
Na boca podemos prestar atenção nas pérolas de epstein (pequena formação esbranquiçada no palato), a afta de Bednar (são lesões erosivas com halo avermelhado no palato), prestar atenção para a presença de lábio leporino, fenda palatina, micrognatia e retrognatia, além de avaliar o frênulo da língua.
Fazer a palpação da região mediana da cervical para avaliar a presença de bócio e outros problemas, depois passamos para o tórax, devendo-se realizar a medição do perímetro torácico, ele tem formato cilíndrico, observar as mamas do bebê, recomendando que elas não devem ser espremidas, pois pode gerar uma mastite
A respiração é do tipo abdominal, quando passa para o modo torácico e apresenta tiragens pode significar a existência de dificuldade respiratória. a frequência respiratória de um rn a termo é de 40 irpm, deve-se ter cuidado com a ausculta do tórax

Continue navegando