Buscar

discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
Nos séculos XVIII e meados do século XIX, encontra-se a fase de institucionalização, em que os indivíduos que apresentavam deficiência eram segregados e protegidos em instituições residenciais. O terceiro estágio é marcado, já no final do século XIX e meados do século XX, pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis15/art1_15.pdf. Acesso em 04/08/2016.
Sabe-se que integração e inclusão não são sinônimos. De acordo com o texto e com o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, explique o que são esses movimentos, apontando também a diferença entre eles.
Nota: 16.0
	Inicialmente, cabe esclarecer que integração e inclusão não são sinônimos, pois cada um desses termos se refere a posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. Integração e inclusão constituem movimentos em defesa dos interesses das pessoas que apresentam alguma deficiência. Porém, o primeiro é mais restritivo, uma vez que responsabiliza unicamente a pessoa deficiente pela sua inserção, ou não, na sociedade e na escola, enquanto que o segundo divide essa responsabilidade com toda a comunidade. (Livro Base, p. 37).
Resposta:porque no passado as pessoas com deficiência era considerado ninguém muitas da vezes era morta ,depois era internada em hospital em hospício ate chegar a inclusão e a integração em escolas , a inclusão e aceita dessas pessoas no meio da sociedade e a integração e integra em escolas com direto a aprendizagem.
Questão 2/5
Atente para o fragmento de texto:
“Essas adequações [curriculares] resguardam o caráter de flexibilidade e dinamicidade que o currículo escolar deve ter, ou seja, a convergência com as condições do aluno e a correspondência com as finalidades da educação na dialética de ensino e aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso em 04/08/2016.
González Manjón, mencionado no livro-base, aponta algumas características organizativas que podem favorecer o atendimento a todos os alunos. De acordo com o fragmento de texto e o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, descreva as características do currículo que contribuem para um desempenho adequado da escola nesse processo.
Nota: 16.0
	Em relação ao Currículo, sua elaboração pode contribuir: englobando estratégias de caráter geral (finalidades, projeto curricular da escola, programação de aulas, regulamentos sobre organização e funcionamento) e estratégias internas (reforço educativo, adaptações e diversificações curriculares, programas de garantia social) (Livro Base p. 55, 56).
Resposta:posiciona o aluno de forma a favorecer sua possibilidade de ouvir o professor,dispor o mobiliário da sala de aula de forma a facilitar a locomoção e o deslocamento e evitar acidentes quando o aluno ou aluna precisar obter matérias ou informações do professor dar explicaçoes verbais sobre todo o material abordado em sala de aula .
Questão 3/5
Leia o excerto de texto a seguir:
“Em relação à inteligência, há dois componentes a serem considerados: a inteligência fluida e a inteligência cristalizada. A inteligência fluida que se reflete basicamente na capacidade ou função cognitiva [...] tende a declinar com o envelhecimento. Em contrapartida, a inteligência cristalizada [...] tende a desenvolver mais com o envelhecimento ou a experiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SOUZA, Antônio Carlos Araújo de (Org.). Instituto de geriatria e gerontologia da PUCRS. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003. p. 18.
De acordo com esta a citação e os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, conceitue de forma sucinta inteligência fluida e inteligência cristalizada.
Nota: 20.0
	A inteligência fluida é aquela que não depende da habilidade verbal e, assim, de certa forma, independe da cultura. Já, a inteligência cristalizada está relacionada às habilidades adquiridas e ao conhecimento, dependendo, portanto, da cultura para se desenvolver (livro-base, p.96).
Resposta:inteligencia fluida não depende da habilidade verbal de certa forma independe da cultura , inteligencia cristalizada ralacionas as habilidades adquiridas e ao conhecimento depende da cultura para se desenvolver.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A neurociência é tão velha quanto o aparecimento da medicina de Hipócrates. Nova é sua abordagem interdisciplinar advinda dos avanços da tecnologia digital e de imagem. Com os avanços de novas tecnologias, a neurociência caminhou para uma combinação de ramos do conhecimento, tais como: neurobiologia, neurofisiologia, neuropsicologia, aplicada em várias especialidades médicas como neuropsiquiatria, neuroendocrinologia e neuroimunologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CARVALHO, Terezinha Augusta Pereira de; FLOR, Damaris. Neurociência para educador. São Paulo: Baraúna, 2011. p. 32.
Segundo o excerto, os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, conceitue neurociência e aponte sua relação com a interdisciplinaridade.
Nota: 16.0
	O aluno deve responder à questão por meio de um pequeno texto coeso e coerente, obedecendo à norma padrão da língua. “O termo neurociência é novo, utilizado desde 1970. Com o desenvolvimento da área, as neurociências passaram a estudar o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens (interdisciplinaridade). As neurociências agregam profissionais com formações distintas (como neurologia, neurocirurgia, neurofarmacologia, neuropatologia, neurofisiologia, neuropsicologia, psicobiologia, psicofísica e psiquiatria), que realizam pesquisas clínicas e experimentais em diferentes campos de estudo, mas que têm em comum o interesse em conhecer como o cérebro funciona” (livro-base, p. 26,27).
Resposta:e contribuição foi demostra que interdisciplinaridade contribuir para um melhor entendimento do cérebro e de funcionamento.
Questão 5/5
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.guia.heu.nom.br/sistema_limbico.htm. Acesso em: 28 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento de quais partes do cérebro?
 
Nota: 20.0
	a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento do sistema límbico (no qual a amígdala desempenha papel fundamental), ao tálamo e ao córtex pré-frontal (livro-base, p. 172).
 
Resposta:hipotálamo, hipocampo

Outros materiais