Buscar

psicologia restante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia
Ao dizer que o estudo do consumo e a distribuição de produtos que não podem ser realizados sem se procurar compreender o modo de produção em si, ou seja, a maneira pela qual em um determinado momento histórico e social, as sociedades estão organizadas para produzir riquezas, estamos afirmando que:
Resposta: Tal situação se refere às contradições e aos aspectos inseparáveis 
do mesmo processo, pois são partes que não podem ser entendidas 
senão mediante pareamento e confronto. 
Associada à crítica construída na perspectiva marxista, apresenta-se como possuindo um sentido necessariamente negativo. Na perspectiva de Chauí (1997), trata-se da definição da ideologia:
Resposta. Forte
Filósofo do século XIX, Karl Marx (1818-1883) estudou as relações sociais e através da _____________________ encontrou as pistas para superar as contradições do capitalismo e seus efeitos sobre a classe trabalhadora
Respostas: dialética
Ao analisar as mudanças que aconteceram na Europa a partir da Revolução Industrial, Marx faz o comparativo de que na Roma antiga o indivíduo pobre valia por ser capaz de ter filhos, já nos tempos modernos, o proletário é aquele que
Respostas: sobrevive da venda de sua força de trabalho
O termo ideologia aparece com importância para a Filosofia e as Ciências Sociais há pouco mais de um século, mas sua história pode ser rastreada nas culturas grega e romana. Seu sentido mais corrente é o que trata daquilo que afasta os homens e as sociedades da “realidade”, mais especificamente dos determinantes que nos fazem compreendê-la. De acordo com Marilena Chauí (1997), é possível conceituar ideologia nomeando-a como:
Resposta: forte e fraca
A Psicologia Sócio-Histórica afirma _____________________________ entre a subjetividade e a objetividade do mundo, marcada pelas relações econômicas. 
Respostas: Indis sociabilidade 
 
Durante muito tempo no Brasil, a Psicologia pode ser entendida em suas atividades científicas como: 
Respostas: Espelho das atividades científicas que eram desenvolvidas nos 
Estados Unidos. 
Formada a partir das principais correntes no embate com m odelos hegemônicos e que defendem a neutralidade da Psicologia, desenvolve-se uma perspectiva crítica nomeada como: 
Respostas: Psicologia sócio-histórica 
Leia com atenção as afirmativas que se seguem: 
 
I- Durante as décadas de 1970 e 1980, boa parte da América Latina, em particular o Brasil, encontrava-se sob regime de liberdade e democracia. 
II- As ditaduras militares eliminaram direitos civis, suprimiram espaços de debate e a possibilidade do pensamento discordante. 
III- No Chile e na Venezuela, a Ditadura Militar f oi instaurada em 1964 e encerrada em 1985 e sua presença nos meios culturais e acadêmicos foi avassaladora, ocasionando a morte de muitas pessoas. 
IV- Canções como “Cálice” (1973), de Chico Buarque de Hollanda e Gilberto Gil, é um exemplo de música de resistência e, ao mesmo tempo, revela o cuidado que se tinha para driblar a censura da época. 
 
Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas: 
Respostas: II e IV 
 
Para Castoriadis (2007), confrontando as perspectivas tradicionais do marxismo e do estruturalismo, as ações humanas coletivas e cotidianas são: 
Respostas: Instituintes do que é o ser humano, do que é possível, do futuro. 
 
Na perspectiva sócio-histórica representada por Vygotski e Leontiev, a linguagem é compreendida como: 
Respostas: Produto de relações materiais e sociais. 
 

Na tradição da Psicologia Social europeia Serge Moscovici propôs, a partir da década de 1960, a Teoria das Representações Sociais (TRS). O ponto de partida para o seu trabalho teve como influência o trabalho de:
Resposta: Durkheim

Outros materiais