Buscar

aula 6 UNID III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIDADE III
INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS DE SAÚDE
Profa. Dra. Sc. Eliane Cunha Gonçalves
*
OBJETIVO
Conhecer o índice de massa corporal (IMC) como indicador do excesso de peso para adultos. 
Conhecer o índice de relação cintura quadril (IRCQ), a circunferência da cintura (CC), e o índice de conicidade (IC),  como indicadores de gordura central. 
Saber calcular e interpretar os dados referentes ao IMC, IRCQ, CC e IC. 
*
Índice de massa corporal	
O IMC avalia a relação do peso corporal com a estatura², e classifica-o como baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade, segundo os parâmetros da OMS (1998). Considera-se peso normal um IMC entre 18,5 a 24,9 kg/m², sobrepeso entre 25 a 29,9 kg/m² e obesidade maior ou igua a 30 kg/m² (OMS, 1998).
*
IMC
*
IMC
O IMC  determina se o volume corporal total de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde. Para crianças e adolescentes  este índice vem sendo usado para definição de sobrepeso e/ou obesidade, porém com algumas modificações metodológicas e ajustes para idade e sexo, devido às mudanças decorrentes durante o crescimento e a maturação biológica, quando as proporções e formas corporais, a massa óssea e as quantidades de massa muscular e de gordura mudam em períodos e velocidades diferentes (PETROSKI, PIRES-NETO e GLANER, 2010). 
*
MASSA CORPORAL
A verificação do peso corporal deverá ocorrer pela manhã, 12 horas depois de se alimentar e depois de evacuar. Mas, como nem sempre é possível padronizar o horário da medição, deve-se registar o horário em que as medidas foram feitas. O instrumento utilizado poderá ser uma balança analógica ou digital, com precisão de 100g. O indivíduo deverá estar com pouca roupa, para que a medida seja suficientemente precisa. O avaliador deverá certificar-se de que a balança está calibrada e zerada. O avaliado deve posicionar-se de costas para o avaliador e no centro da balança direcionando a 
cabeça e o olhar para frente
 (NORTON e OLDS, 2005). 
*
ESTATURA
 
A verificação da estatura corporal deverá ocorrer, sempre que possível, pela manhã, pois há uma perda de 1% durante o período de um dia.  O estadiômetro deverá ter variação de 60 a 210 cm e precisão de 0,1 cm. Para verificação da medida o avaliado deverá estar descalço, com os dois pés juntos e, a cabeça orientada no plano de Frankfurt (linha imaginária traçada entre os pontos anatômicos trago e orbital. Esta linha deverá estar paralela ao solo). O esquadro deverá encostar no vértex da cabeça e, durante a medição, o indivíduo deverá estar em apnéia inspiratória (NORTON e OLDS, 2005)
*
IMC – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
Para o cálculo do IMC, utiliza-se a razão entre a massa corporal e o quadrado da estatura do indivíduo. 
Tabela de IMC 
Desnutrição crônica 	IMC = 12 Kg/m2	
Desnutrição 		IMC < 18,5 Kg/m2	
Baixo Peso 		IMC < 20 Kg/m2	
Normal 			IMC - 20 até 24,9 Kg/m2	
Sobrepeso 		IMC - 25 até 29,9 Kg/m2	
Obeso 			IMC > 30 Kg/m2 	
			
*
Índice relação cintura quadril
O índice de relação cintura quadril (IRCQ) é um preditor de risco para doenças cardíacas. Determina a distribuição da gordura abdominal, a qual tem forte relação com a gordura visceral (ASHWELL, 1985; SEIDELL, 1987). O IRCQ divide a circunferência da cintura pela circunferência do quadril. Valores maiores que 0,95 e 0,86 para homens e mulheres, respectivamente, indicam risco para doenças cardíacas (ACSM, 2006).
*
RELAÇÃO CINTURA X QUADRIL
HOMENS						 						MULHERES
 0,90						0,80
*
Índice de conicidade
O índice de conicidade (IC) observa a modificação do corpo humano do formato de um cilindro perfeito para um cone duplo. Tem como objetivo identificar a distribuição da gordura corporal e o risco para desenvolver doenças cardíacas (VALDEZ, 1993). Dividi-se a circunferência abdominal (m) por 0,109 * a RAIZ do peso/estatura. Valores próximos a 1 representam baixo risco e 1,73 alto risco.  
*
Indice de Conicidade
• O indice de conicidade é calculado pela equacao:
IC = Pab 
 0.109 √ (MC / E)
Em que:
• PAb = perimetro abdominal (m)
• MC = massa corporal (kg)
• E = estatura (m)
*
O PERIGO É 
QUE FORÇA O SEU 2o. CORAÇÃO
*
Circunferência da cintura
A circunferência ou perímetro da cintura é uma medida utilizada para avaliar a distribuição de gordura corporal no contexto de riscos cardiovasculares associados a adiposidade (PETROSKI, PIRES-NETO e GLANER, 2010). A circunferência da cintura é considerada uma boa medida de gordura abdominal em todos os indivíduos, estando fortemente relacionada com o tecido adiposo subcutâneo. Segundo o ACSM (2006) valores maiores ou iguais a 94-102 e 80-88 cm para homens e mulheres respectivamente, representam um risco aumentado e muito aumentado para desenvolver doenças cardíacas. 
*
CIRCUNFERENCIA ABDOMINAL
A circunferência ou perímetro da cintura é uma medida utilizada para avaliar a distribuição de gordura corporal no contexto de riscos cardiovasculares associados a adiposidade (PETROSKI, PIRES-NETO e GLANER, 2010). A circunferência da cintura é considerada uma boa medida de gordura abdominal em crianças, estando fortemente correlacionada com o tecido adiposo subcutâneo. Os valores referenciais de Fernández et al. (2004) são utilizados para identificar o risco de várias comorbidades, incluindo doença cardiovascular, hiperinsulinemia e diabetes tipo II em crianças e adolescente de 2 a 18 anos de idade. 
*
CIRCUNFERENCIA ABDOMINAL
HOMENS												MULHERES
 94-102 CM			80-88 CM
*
AULA PRÁTICA
AFERIR TODAS AS MEDIDAS E FAZER O DIAGNÓSTICO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais