Buscar

Desafio 1 Aditivos Alimentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os aditivos adicionados ao suco, se dá por aromatizante, substância ou mistura com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capazes de conferir ou reforçar o sabor de alimentos, o regulador de acidez atua ou controla a acidez ou alcalinidade dos alimentos e antioxidante que retarda o aparecimento de alterações oxidantes no alimento.
Não existe tecnologia de alimentos sem o uso de aditivos, pois esses melhoram a estabilidade e garantem a qualidade do produto até o uso do mesmo.
Ainda existe, muitas marcas que declaram que não contêm conservantes, mesmo tendo declarado na lista de ingredientes o uso de aditivos conservadores permitidos em sucos. Problemas como esses, favorecem a produção de sucos não regulamentados. A falta de padronização da terminologia e mudanças frequentes na legislação de rotulagem levam a interpretação equivocada da legislação e confusão por parte do consumidor. 
O antioxidante (ácido ascórbico) é um tipo de conservante, que quando adicionado a um produto (alimento, cosmético ou fármaco) visa aumentar o tempo de vida útil do mesmo, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para o uso. A maioria dos conservantes possui ações bacteriostáticas, apenas impedindo o crescimento dos micro-organismos que possam estragar o produto; porém alguns conservantes podem ter a ação bactericida, matando os micro-organismos.
 O termo sem conservantes não deve utilizado, devido mesmo que a informação seja verdadeira, ela pode levar o consumidor ao erro ao comparar produtos similares da mesma natureza, pois todos eles são naturais por essa mesma lógica.
No caso do suco, demonstrado na figura, o mesmo possui aditivo conservante em sua composição, o ácido ascórbico, ou seja, a definição “Sem Conservantes”, está empregada de forma erronia.

Continue navegando