Buscar

8-Controle social e desvio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Controle social e desvio
Fundamentos de Sociologia
Ordem social
As pessoas vivem em organizações sociais
Elas ocupam posições em sua estrutura, internalizam crenças e valores e, consequentemente, compartilham crenças acerca da maneira como as pessoas devem agir.
Das ações desenvolvidas em conformidade com essas crenças é que deriva a ordem social.
A ordem social não se refere necessariamente a autoritarismo e repressão.
Indica que as ações sociais são padronizadas e previsíveis.
A ordem social é necessária para a continuidade da organização social, mas não significa que seja necessariamente boa.
Ex.: aphartheid, independência da Índia etc)
Controle social
A ordem social é mantida pelo controle social, ou seja, por todos os meios e processos mediante os quais uma sociedade garante a conformidade de seus membros às suas normas, mediante três processo de controle: socialização, pressão grupal e uso da força.
A - Socialização 
Molda os costumes, hábitos e desejos – desempenho esperado de papeis sociais – submissão espontânea às normas.
B - Pressão grupal 
O controle social é obtido pela pressão que os grupos continuamente exercem sobre os seus membros para se ajustarem às suas expectativas
Necessidade de aceitação em um grupo
Comportamento adequado
C - Controle pela força
As sociedades mais simples conseguem controlar o comportamento de seus membros por meio dos costume e normas reforçados por controles informais.
As sociedades complexas requerem a existência de governos e punições formais, a fim de coibir manifestações de subculturas.
Desvio 
Ação que viola uma norma social.
Qualquer comportamento considerado ilegal, imoral ou excêntrico.
Comportamentos desviante – todos aqueles que não são convencionais (bons ou maus)
Nenhum comportamento é intrinsecamente desviante – o que pode parecer natural a algumas pessoas talvez não o seja para outras.
Ex.: canibalismo, infanticídio, poligamia, elaboração de pratos (comidas) etc.
No entanto, não se pode considerar desvio como simples questão de ponto de vista.
O desvio é uma reconhecida violação de normas culturais.
Desvio relativismo cultural – forma como a sociedade está organizada - tempo
Ex.: cultos afro-brasileiros, consumo de tabaco
Lugar – touradas, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de maconha
Causas do desvio
Ao longo dos últimos cem anos surgiram muitas teorias desenvolvidas por psiquiatras, psicólogos, sociólogos e antropólogos.
Cada uma dessas teorias se desenvolveu num contexto científico e numa época diferente, refletindo portanto, o grau de conhecimentos disponíveis no momento de sua elaboração e o quadro de referência de seus autores.
Teorias biológicas e psicológicas
Bases biológicas: doenças
Franz-Joseph Gall – médico - pseudociência – as faculdades mentais estão localizada em órgãos situados na superfície do cérebro, que poderiam ser detectados por inspeção visual;
Cesare Lombroso – médico - pai da moderna criminologia. Teoria do criminoso nato – atualmente muito criticado.
Willian Sheldon – psicólogo – estudos pouco comprovados – o corpo dos criminosos seria musculoso, robusto e atlético – presença de um cromossomo extra – relevância marginal para o entendimento da motivação pra o crime.
As teorias psicológicas enfatizam a mente, não o corpo.
Relacionam as causas de comportamentos desviantes com fatores genéticos ou psicológicos – instintos, necessidades ou impulsos.
Ex.: a frustração pode levar à agressão.
Teorias sociológicas
1 – perspectiva funcionalista: o desvio é parte necessária da estrutura social – afirmação de valores e normas culturais, clarificação das fronteiras morais, promoção da unidade social, encorajamento da mudança social. Durkheim – “ o desvio de hoje pode se transformar na moralidade de amanhã”.
Robert K. Merton – teoria da anomia – o desvio surge da incongruência entre a ênfase da sociedade na consecução de determinados objetivos e a disponibilidade de meios legítimos e institucionalizados ao seu alcance.
2 – perspectiva do conflito: as pessoas que ameaçam os poderosos, mesmo que unicamente mediante proposta de uma sociedade mais igualitária, tendem a ser consideradas desviantes ou radicais.
3 – perspectiva interacionista simbólica: o desvio é um processo de interação entre o suposto desviante e o restante da sociedade.
Crime 
Crime é a violação da lei criminal que enseja a aplicação de penalidades formais por autoridades governamentais. Representa um desvio das normas sociais formais administradas pelo Estado. As leis classificam os crimes em diversas categorias, de acordo com a gravidade da ofensa, a idade do criminoso, a extensão da pena e a instância de julgamento.
Os sociólogos classificam os crimes de acordo com as razões que determinaram sua ocorrência e com a maneira como a sociedade os avalia:
1 – crime profissional: o criminoso profissional pratica crimes como ocupação diária (batedores de carteira, assaltantes, seqüestradores etc)
2 – crime organizado: trabalho realizado por organizações que têm por finalidade obter poder e lucro transgredindo as leis sociais (tráfico de drogas, contrabando, jogos de azar, prostituição, corrupção, venda de proteção etc)
4 – crime de colarinho branco: cometido por pessoas que ocupam altas posições no âmbito de suas ocupações profissionais (sonegação de impostos, manipulação de estoques, fraude contra o consumidor, suborno, desfalque e publicidade enganosa).
5 – crime corporativo: é a ação ilegal cometida por uma corporação ou por pessoas agindo em seu nome (comercialização consciente de produtos com defeitos ou perigosos para a saúde, a manipulação de mercados, o uso indevido de informação privilegiada e a poluição do meio ambiente)
6 – crime sem vítima: é aquele em que não se identifica uma pessoa que tenha sofrido danos em virtude de sua ocorrência (violação às leis de decência pública, embriaguez em público, prostituição, consumo de drogas ilícitas, jogo e pornografia).
Para refletir:
Discuta os dilemas com que se depara um juiz que decide considerar não apenas a lei, mas também a perspectiva sociológica no julgamento de criminosos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando