Buscar

11-DIFERENCIAÇÃO POR GÊNERO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIFERENCIAÇÃO POR GÊNERO
Fundamentos de Sociologia
DIFERENÇAS BIOLÓGICAS ENTRE OS SEXOS
O DESENVOLVIMENTO DE CARACTERÍSTICAS DE UM E OUTRO SEXO DEPENDE:
Dos cromossomos
Dos hormônios
(características físicas – pelos, seios, altura, musculatura, doenças, desenvolvimento, psicológico e outros)
Maneira pela qual o cérebro processa informações – linguagem, informações, emoções e conhecimento – cálculo do tempo, cálculos matemáticos, orientação no espaço etc – homens são mais habilidosos
Relações humanas, expressão emocional e artística, execução de algumas tarefas detalhadas – mulheres são mais habilidosas.
O PAPEL DA CULTURA NA DIFERENCIAÇÃO DE GÊNERO
O papel da biologia tem limitações na definição de comportamentos sociais, pois homens e mulheres comportam-se de maneiras variadas dependendo da cultura sob a qual foram criados.
Os fatores mais importantes na diferenciação entre os sexos são de natureza cultural.
São os componentes da cultura – linguagem, as crenças, os valores e as normas – que determinam os critérios pelos quais conhecemos e avaliamos as pessoas, decidimos o que esperar delas e o que elas podem esperar de nós.
Linguagem: palavra HOMEM / palavra MULHER
Crenças: relacionadas aos valores – critérios diferentes para avaliar os dois gêneros.
Normas: em muitos lugares, responsáveis pelas limitações dos direitos das mulheres.
Folkways e mores: a sociedade impõe muitas normas ás mulheres, que quando não são cumpridas conduzem a algum tipo de sansão. (espera-se das mulheres que se casam, dedicar-se aos filhos deixando ao esposo a tarefa de sustentar a casa. Mesmo quando trabalha fora, espera-se que sejam capazes de conciliar as atribuições laborais com as domésticas.
SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO
1 – FAMÍLIA:
Os recém-nascidos nada sabem a respeito de seu gênero e nem como se comportar como homens e mulheres – influenciadas pelos pais, rapidamente desenvolvem sua identidade sexual e aprendem a desempenhar seus papéis de gênero.
2 – GRUPOS DE PARES:
A socialização de meninos e meninas é fortemente influenciada pelos pares, ou seja, pelos companheiros e companheiras da mesma idade, e podem ser detectadas muitas diferenças em seu relacionamento.assim, a construção da experiência de gênero das crianças e adolescentes deve-se em boa parte aos contatos com seus pares nos mais diversos ambientes.
3 – ESCOLA:
As crianças entram na escola com uma clara noção de seu sexo, mas conhecem relativamente pouco acerca do comportamento esperado dos adultos em relação a seu gênero. A escola torna-se local privilegiado para o aprendizado acerca das diferenças de gênero.
Livro didático
Estrutura da escola – professoras – “tias”
4 – MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA:
As mensagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa, por serem atrativas, contribuem para manter a desigualdade de gênero. 
Diferenças entre papéis desempenhados (homens: empresários, cirurgiões, detetives etc; mulheres: adicionar componentes estéticos ou sensuais á história)
DISCRIMINAÇÃO DA MULHER
Em praticamente todo o mundo encontra-se algum grau de patriarcado e sexismo.
Patriarcado: forma de organização social na qual os homens dominam as mulheres
Sexismo: crença de que um sexo é inerentemente superior a outro.
O sexismo constitui, portanto, a base ideológica do patriarcado.
1 – DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO: 
Inserção – demandas do mercado e suas qualificações para atendê-las: presença de filhos, necessidade de prover ou suplementar as necessidades do lar, restrições de seus parceiros, restrições de empregadores (mulheres podem engravidar)
- qualidade dos empregos obtidos – vulnerabilidade para a empregada doméstica. Outros empregos normalmente destinados a elas: enfermeira, secretária e aeromoça – relação de subordinação normalmente a um homem.
– níveis de remuneração – a maioria das mulheres está no setor de serviços e que tradicionalmente o nível de rendimentos é inferior ao setor industrial e a maioria dos ocupantes dos postos de trabalho são homens.
2 – DISCRIMINAÇÃO NO LAR: 
Trabalho e casamento são entendidos diferentemente por homens e mulheres
Mulher que tem carreira profissional – conflito entre o trabalho e a casa.
Papel esperado
3 – DISCRIMINAÇÃO NA POLÍTICA:
Teoricamente, seria possível numa democracia moderna a mulher exerce maior poder político que os homens, pois constituem a maioria dos eleitores.
O sexismo, presente em maior ou menor grau nos diferentes países cria uma armadilha para as mulheres: se ela se empenha na vida política, tende a ser vista como esposa e mãe negligente; se ela se dedica ao marido, à casa e aos filhos, tende a ser vista como inapta para a vida política.
4 – DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO:
No passado, as mulheres frequentavam pouco a escola
A maioria delas apenas concluía o ensino fundamental
Essa situação alterou-se ao longo do século XX
Desde então as mudança vêm acontecendo gradativamente - CULTURA
DISCRIMINAÇÃO NA RELIGIÃO:
Bíblia: no início do primeiro livro, Deus diz à mulher: “Teus desejos te arrastarão para teu marido, e ele te dominará” (Gênesis, 3, 17)
No Novo Testamento, São Paulo admoesta: “A mulher seja submissa ao homem”)Efésios, 5, 22)
Alcorão: “Os homens devem cuidar integralmente das mulheres, porque Deus deu a força mais a um do que a outro” (Alcorão Sagrado, 4, 34)
Judeus ortodoxos: “Eu te agradeço, ó Senhor, porque não me fizeste mulher”. 
Isto não significa que as religiões adotem uma postura de desvalorização da mulher. Nos Evangelhos, há centena de referências à mulher e praticamente nenhuma se mostra negativa.
Mas a imagem – masculina
Restrição de sua participação no ministério, nas ordenações, no sacerdócio.
CONSEQUÊNCIAS DA DESIGUALDADE DE GÊNERO
POBREZA
DOENÇAS FÍSICAS E MENTAIS
VIOLÊNCIA
ASSÉDIO SEXUAL
(essa desigualdade contribui para abafar os talentos, limitar as ambições e demais ações sociais)
1 – POBREZA:
Aquelas que realizam trabalhos domésticos encontram-se desprotegidas do ponto de vista trabalhista e previdenciário;
Menos atendidos pelos programas de capacitação de mão de obra e de geração de emprego e renda
Quando buscam empreender encontram maiores dificuldades que os homens, principalmente quando necessitam de crédito.
2 – AGRAVOS À SAÚDE:
Em praticamente todos os países as mulheres têm expectativa de vida superior aos homens.
Fato ainda em estudos, mas que revelam algumas hipóteses: hormônios femininos parecem favorecer a eliminação do colesteral “ruim”; o par de cromossomos XX desempenha papel importante na defesa do organismo contra ações oxidantes e outros
3 – VIOLÊNCIA:
A violência contra a mulher tem ocorrido ao longo da história em praticamente todos os países do mundo (principalmente, adultério)
Física, patrimonial, psicológica, moral ou sexual.
Violência familiar, violência doméstica e violência institucional.
4 – ASSÉDIO SEXUAL:
Tipo de coerção de caráter sexual que consiste na abordagem repetida de uma pessoa para outra, com a pretensão de obter favores sexuais, mediante imposição da vontade. É mais frequente no ambiente de trabalho, onde as posições hierárquicas tendem a ser bem definidas, podendo ocorrer ainda em outros ambientes, como o de escolas, clubes e igrejas.
FEMINISMO
Discursos filosófico e político que defende a igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os tempos. Seu aspecto mais saliente é a eliminação de todos os padrões opressores baseados em gênero.
Contribuiu decisivamente para alterar a perspectiva patriarcalista e machista dominante em muitos setores da sociedade ocidental.
Movimentos em favor do direito ao voto, aos salários iguais, à eliminação das forma de discriminação no trabalho, à autonomia e integridade de seu corpo, à proteção contra a violência doméstica, o assédio sexual, o estupro e a todas as formas de discriminação.
VERTENTES:
1 – feminismo liberal: todos os indivíduos devem ser livres para desenvolver suas habilidades e buscar seus próprios interesses;
2 – feminismo socialista: enfatiza que a libertação da mulher
só pode ocorrer mediante sua independência econômica;
3 – feminismo radical: os homens são os principais responsáveis pela opressão feminina e para combatê-la, devem se unir na luta contra os homens e rejeitar o Estado e todas as instituições formais, que são construções dos homens, e conseqüentemente, patriarcais.
QUESTÃO
1 - Discuta como o processo de globalização tem afetado o relacionamento entre homens e mulheres.
1 - A legislação eleitoral brasileira determina que no mínimo 30% dos candidatos sejam dos sejam feminino. Mas as mulheres eleitas para a Câmara Federal não atingem 10% de seu total. Por que isso ocorre?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando