Buscar

Aula 14 01 12

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 5º período
Aula 14 – 01/12
Para determinar as exigências de energia para mantença: tem uma série de parâmetros, para determinar a energia líquida de mantença. Há dois métodos de medir essa ELM. Uma é por calorimetria direta, coloco o animal em uma câmara, e vejo quanto de calor está irradiando: calorímetro adiabático. O outro método é indireto: mede pelo cociente respiratório. O animal inspira oxigênio para oxidar os nutrientes que eu tenho, que são fonte de energia. Expiro CO2. Se eu olhar a relação entre O2 inspirado e CO2 expirado, eu tenho a produção de calor metabólico. 
Se tenho um animal em crescimento, tenho que ter a energia de mantença + energia metabolizável de crescimento, que é o somatório de proteínas e gorduras. À medida que o animal ganha peso, esse peso é somatório de massa magra + massa gorda. A deposição de massa gorda aumenta com a idade. Para depositar um grama de proteína, eu gasto menos energia do que depositar um grama de gordura. Deposição de massa gorda custa caro, por isso em granjas há a data certa para matar o animal. Conversão alimentar = kg de ração ingerida/kg de peso vivo ganho. 
A energia de produção, no ovo por exemplo, tem retenção de proteína e de gordura. É caro produzir ovo. A gema é muito rica em gordura. A clara é rica em proteínas. Para fazer essa deposição, há uma demanda maior de energia. 
No caso de uma porca gestante e/ou lactante. No leite há uma quantidade de gordura e de proteína. Em vaca de leite, quando quero aumentar a produção de gordura, eu tenho que colocar mais nutrientes na ração para que haja conversão de gordura. 
Ad libitum = alimentação à vontade. Em pesquisa, o pesquisador queria ver o quanto de alimento que era necessário somente para mantença. Em um primeiro momento ele deixou as aves ad libitum, depois deu só 70% do que elas tinham comido, depois 50% e por fim 30%. O pesquisador usou três temperaturas: 13, 23 e 32. Na temperatura de 13 graus, o animal comeu em energia, 407 kcal. Quando passou para a zona de conforto, caiu para 376. Quando foi para 32 graus, caiu para 310kcal. O pesquisador mediu também a energia retida no corpo (ER) = é uma forma de medir ganho de peso, é toda massa orgânica que está retida no corpo, é principalmente proteína e gordura. Mediu o quanto de energia o animal reteve. Mesmo a 30% da ração que o animal comeria, o animal ainda ganhou um pouco de peso a 13 graus e 23 graus. Já na temperatura de 32 graus, o animal perdeu peso, teve que consumir da massa dele para poder se manter. A quantidade de ração que eu ofereci pra ele não foi suficiente. 
É importante manter uma relação lisina-energia. Conforme eu aumento a energia da ração, eu tenho que colocar mais aminoácidos, pois o animal vai comer menos ração, mas tem que comer a mesma quantidade de aminoácidos. A lisina é um fator limitante para os suínos. Quando aumento muito a taxa de gordura na ração para elevar a energia, o animal não vai engordar muito, pois aumenta a taxa de passagem, lubrifica muito o TGI. Conversão alimentar: por exemplo, 1,8, o animal teve que ingerir 1,8 kg de ração para ganhar 1kg de peso vivo. Eu posso usar uma ração onde a CA é menor, por exemplo em galinhas quando já terminaram a formação do arcabouço ósseo, eu não quero que ela ganhe muito peso, dou uma ração de menor CA. Em regiões mais frias, também utilizo ração com energia mais baixa, pois o animal vai ingerir mais alimento. Assim, eu deixo o animal comer mais, ele vai produzir calor, comer é trabalho, produz calor. 
Ambiente termoneutro = equilíbrio entre temperatura ambiental e perda de calor do organismo, temperatura de conforto. 
Matriz pesada na avicultura = mãe de frango de corte. 
Em galinhas de idade diferente. Uma mais nova poedeira vai precisar de mais energia que uma mais velha. Se na de maior idade eu dou menos ração, algumas galinhas comem mais, as outras comem menos, vai ter desuniformidade de lote. O correto é eu dar uma ração diluída para as aves mais velhas, uma ração menos energética, elas vão comer o mesmo volume, mas menos energia.

Continue navegando