Buscar

atividade 02 direito empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Marisa da Guia Chaves
RA: 20176385
Disciplina: Direito Empresarial
Professora: Viviani Veloso Pinhatari
Atividade – Unidade 2
1.   Quais os requisitos necessários para constituição e nascimento da pessoa jurídica?
A pessoa jurídica é uma criação do Direito em razão da própria necessidade social, para permitir a conjugação de vontades, a fim de possibilitar o alcance de objetivos impossíveis à atividade individual isolada.
São requisitos necessários para a constituição e nascimento da pessoa jurídica;
Vontade das pessoas naturais que querem se unir em sociedade;
É certo que a constituição da sociedade pressupõe um ato de vontade que deve ser livremente manifestada por quem seja capaz para isso.
Todos os sócios devem manifestar a vontade de ingressar na sociedade e essa vontade deve ser isenta de qualquer vício.
2.   De quais formas podem ser classificadas as Sociedades Empresárias? Onde se realiza o registro de seus atos constitutivos?
As sociedades podem ser empresárias ou simples.
Nas sociedades empresarias a atividade econômica é organizada, há o elemento de empresa, diferentemente das sociedades simples, em que a atividade econômica é de natureza intelectual, científica ou artística exercida pelos próprios sócios ainda que com a ajuda de profissionais ligados a esses.
As sociedades empresárias podem ser classificadas como Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade em Comandita Simples, Sociedade em Nome coletivo, Sociedade em Comandita por ações ou Sociedade anônima.
Os atos constitutivos das sociedades simples são registrados no Cartório Civil das Pessoas Jurídicas e as sociedades empresárias no Registro Público de Empresas Mercantis (Junta Comercial do Estado).
 
3.   Qual a principal finalidade da desconsideração da personalidade jurídica?
A desconsideração da personalidade jurídica é incontestavelmente uma das mais revolucionárias e expressivas tendências vivenciadas pelo Direito.
Isso se deu pelo crescente número de fraudes cometidas por pessoa de índole duvidosa contra terceiros de boa-fé fazendo mau uso da autonomia patrimonial sob a proteção da personalidade jurídica.
Atualmente que há diversos casos em que sociedades empresárias fictícias são criadas com o objetivo precípuo de aplicar golpes, prejudicando credores, prestadores de serviços, empregados. Impossibilitando, dessa forma, que os prejudicados, obtenham ressarcimento do dano sofrido.
4.   Discorra sobre o Princípio da Autonomia Patrimonial.
O princípio da autonomia patrimonial indica que dentro da legalidade e observados os atos constitutivos da sociedade, a empresa, em decorrência dos atos praticados pelos seus administradores, assume direitos e obrigações, e por eles responde sem o comprometimento ou vinculação do patrimônio dos sócios.
Se não fosse dessa forma, muitos empreendedores ficariam apreensivos em se lançar no mercado, investindo em determinado empreendimento empresarial, se pudessem perder todo o patrimônio pessoal, no caso de insucesso do negócio.
 
5.   Dê sua opinião sobre o texto de Érika Camossi: “Mundo de faz-de-conta – Exigência de duas pessoas para formar sociedade é prejudicial”.
O texto de Érika Camossi relata a impossibilidade que existia no Brasil, quando se tratava de abertura de empresas individuais de responsabilidade limitada.
Com a Lei 12.441 de 2011 este problema deixou de existir, tornando-se assim tal assunto já não é mais um problema aos brasileiros que agora podem abrir uma empresa individual com responsabilidade limitada.

Outros materiais