Buscar

A sociedade e o Estado

Prévia do material em texto

UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE SANTA CATARINA
CURSO: SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLITICA
PROFESSOR: NESTOR RAMBO
ACADÊMICA: TEREZA G. MORANDIN
A sociedade e o Estado, Noção de Estado Idéia de Estado. Origem de Palavra Estado.
 Segundo Azambuja o primeiro contato que o homem tem ao nascer é com a família, que vai lhe educar, proteger, alimentar, logo é apresentado à sociedade, Igreja e escola, quando adulto irá ingressar em organizações, comerciais, universidades, clubes etc. no âmbito social e moral, que pode variar e abrangr grupos sociais de uma cidade ou País. Essas sociedades são maiores que as anteriores, família e Igreja, são laços que envolve o indíviduo a sociedade política e o Estado.
A idéia de Guidens é coletiva de indivíduos para alcançar uma finalidade comum, já o Estado, é uma sociedade organizada permanente para realizar um objetivo comum, que se domina sociedade política hierarquizado na forma de governante se esta organização for adequada será uma sociedade perfeita.
O Estado é uma sociedade que acontece naturalmente e os homens necessitam de uma sociedade para realizar o bem geral, que ocorre do bem público, por isso as sociedades se organizam em Estado, e ao atingirem certo grau de desenvolvimento tendem naturalmente para tal forma de sociedade ao longo da história os homens sentiram a necessidade de algo que fosse capaz de garanti-lo e promove-lo, que é o bem comum e o publico, consistindo em um regime de ordem, foi a vontade do homem e quem instituiu as diversa sociedades políticas. Segundo Bordieu, diz que o Estado é um artifício da inteligência humana
Todos os homens nascem de uma família e ficam sob sua tutela ao atingir sua maioridade e nas demais sociedades irá ingressar voluntariamente e retirar-se-á no momento em que quiser, é livre para isso. O homem não se desliga do Estado e nem se emancipa, há uma teia que o envolve antes do seu nascimento e até depois de sua morte. 
O Estado moderno é uma sociedade de base territorial que se compõe de governantes e governadores e que nesse território se faz conhecer a supremacia sobre todas e as demais instituições e tem domínio controle em todas as formas de atividade: O Estado é a chave social modela as vidas humanas.
Toda a sociedade tem organização regulada pelo Estado, o qual tem poder sobre as mesmas, e tem meios para manter a ordem e obediência, por meios indiretos, se o individuo não cumprir as regras estabelecidas sofre com perdas e conseqüências um exemplo é na Igreja e como o Estado não é diferente, pode cobrar impostos, opor-se a minha pratica religiosa e fazer com que a vida seja massacrada em uma guerra, negar meios de cultura intelectual, dificultando o desenvolvimento do meu conhecimento. Podemos perceber que o Estado tem poder de mandar e dominar e suas decisões obrigam a todos que habitam o seu território com objetivo de ordem e defesa social e assim procede para realização do bem público, dispõe de poder e se necessário usa a força, o seu m modo de ser e o poder é um dos elementos essenciais.
Houve diversos tipos de Estado diferentes dos tempos modernos, o homem desejou e ainda deseja mudar o Estado em que vive. Para os gregos os Estados não ultrapassam os limites de cidade e usam o nome polis, cidade e aí veio a arte de governar, já os Romanos Civitas Repúblicas em oposição a monarquia. 
A idéia que podemos obter de Estado é que antes do homem nascer já tem um Estado pronto, com sua leis e governantes, e a família como primeiro contato, logo a Igreja e a escola com suas regras visando a ordem através de regras, não poderíamos nos imaginar sem um Estado que nos protege e nos conduz moralmente, e também age como repressivo se necessário, O Estado tem um papel de suma importância dentro das sociedades visando o bem público e assim não podemos nos imaginar fora de um Estado, embora muitas vezes não estamos satisfeitos com suas decisões. 
O Estado sempre existiu, assim como a própria sociedade, pois o homem sempre viveu integrado numa organização social, que tem o poder e a autoridade para determinar o comportamento dos seres humanos ali inseridos.

Continue navegando