Buscar

EUCLIDES SEM LAGRIMAS1



Continue navegando


Prévia do material em texto

ICET - Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Relatório sobre o texto: Euclides sem Lágrimas 
HOGBEN, L. Maravilhas da Matemática. Porto Alegre: Globo, 1963.
De inicio foi citado que o texto traz uma abordagem sobre a geometria, e, durante a sua leitura percebeu-se que o autor faz a construção e o desenvolvimento da geometria ao longo dos anos. Muito se debateu sobre a geometria euclidiana e as contribuições de Euclides para tal. Surge então a indagação “olhando para o texto, qual a contribuição de Euclides para a geometria e qual a parte do texto que traz essa abordagem”?
A princípio essa pergunta não obteve resposta, porém ao surgir à discussão a cerca do tema do texto, foi possível compreender e chegar à resposta. O titulo do texto chamou a atenção de todos, o porquê de “Euclides sem Lágrimas”? Foram surgindo então tempestades de ideias, onde foi possível entender que na verdade o titulo se referia ao fato de que, o conteúdo apresentado pelo mesmo trazia e abordava a geometria de uma forma mais leve e com maior facilidade para se entender, pois a geometria, é considerada por muitos uma materia complexa, de difícil entendimento e por consequência se torna algo de aversão para muitos. O fato de envolver Euclides está relacionado de o mesmo ser considerado o Pai da Geometria e, em muitas de suas obras apresentar a geometria com ênfase na teoria e recheada de demonstrações, ou seja, uma obra “fria” e por ser considerada “fria” leva muitos as lágrimas. 
Como citado acima, o texto apresenta a geometria contextualizada, com perspectivas históricas facilitando o entendimento sem deixar de lado as demonstrações.