Buscar

ETICA AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0083_AV1_201301243299 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno:  - 
	Professor:
	BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
CLAUDIO RODRIGUES DE LIMA
	Turma: 9034/F
	Nota da Prova:          Nota do Trab.:        Nota de Partic.:        Data: 10/04/2014 19:28:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201301318171)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	 
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301318224)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doação de gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
		
	
	O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
	
	hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
	
	a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
	
	com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
	 
	este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301440972)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a ideia de que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Isso significa que:
		
	
	Os seres humanos sempre são beneficiados com todos os tipos de pesquisas que são realizadas, independente dos critérios que elas utilizam e dos prejuízos que causam à humanidade.
	
	Os fins justificam os meios e que toda ciência deve se utilizar de todos os recursos disponíveis para obter o progresso científico.
	 
	O desenvolvimento científico deve levar em consideração os direitos humanos fundamentais e os impactos diretos nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	O código de ética do Nazismo era adequado e a ciência precisou utilizar recursos para alcançar suas finalidades.
	
	Todos os experimentos ocorridos na Segunda Guerra Mundial foram benéficos e cientificamente corretos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301318178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O transplante de órgãos e tecidos implica em uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular:
		
	
	à liberdade de consciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
	
	à restrição de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	 
	à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	à liberdade de inconsciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
	
	à prisão de consciência e ao poder de indispor do próprio corpo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301318180)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo, o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando grande avanço na viabilidade e efetividade das doações. Assim, neste tipo de doação por cadáver, a questão, hoje, resume-se praticamente à forma de obtenção (de):
		
	
	oriunda de assassinato para obtenção de órgãos
	
	oriunda de tráfico de órgãos
	 
	Doação involuntária, não consentimento presumido, não manifestação compulsória ou falta de abordagem de mercado.
	
	apenas oriunda de acidentes de trânsito
	 
	Doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301497741)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	 
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301315291)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política dependeda Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	
	Joana é obrigada a freqüentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	
	Joana, apesar de freqüentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301318164)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	
	meios de comunicação de massa
	 
	meios extraordinários
	
	meios ordinários
	
	meios publicitários
	
	meios políticos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301318174)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a regulamentação das pesquisas envolvendo seres humanos teve seu marco inicial com a Resolução N° 01 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no ano de 1988. Regulamentou o credenciamento de centros de pesquisas no país e recomendou:
		
	 
	a criação de comitês internos nas instituições de saúde.
	
	que as instituições de saúde tivessem um professor especialista.
	
	que as instituições de saúde tivessem um intérprete de libras.
	
	instituições de saúde tivessem um intérprete de braile.
	
	a criação de comitês externos nas instituições de saúde.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301353684)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
		
	
	Aquecimento Global
	
	Intervenção Animal
	
	Doença Mental
	
	Saúde Bovina
	 
	Saúde Coletiva

Continue navegando