Buscar

ENGENHARIA DA QUALIDADE ATV.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Engenharia da Qualidade – Prof. Cledinaldo
 Atividade de Classe – 01
De acordo com o que foi discutido em sala, analise as situações abaixo:
O que é Competitividade?
R: A força de competição com outras empresas; capacidade de adaptar ao se mercado
Relacionar eficiência de eficácia e mostre exemplo.
R: Eficácia é capacidade de se entregar produtos com qualidade, enquanto a eficiência trata da entrega com do produto com o menor custo. Exemplo Reduzir os custos de fabricação de um produto – eficiência e reduzir o percentual de defeituosos – eficácia.
Segundo uma pesquisa feita em São Paulo (1994), 85% das empresas brasileiras que adotam a Qualidade também não possuem resultados satisfatórios, o que poderia está acontecendo?
R: Situações comuns na utilização dos programas de qualidade são: Programas parciais ou apenas em parte do processo; programas inadequados à realidade da empresa; não cumprimentos das rotinas do programa.
Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, mesmo que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a água ferve. Inchado e feliz. Qual a relação desta metáfora com ruina a de ex - grandes marcas? (Vasp, Unibanco, Mesbla, Prosdócimo, Kolynos, etc)
R: A analogia com o sapo na água quente é muito comum, “este comodismo” refere-se nenhuma medida de desenvolvimento dos processos ou mesmo medidas pareativas, o certo é que muitas empresas passam a investir em melhorias de forma atrasada, quando são demandas pelo mercado, ou tarde demais.
Por que a pretensão da Ford em dominar toda cadeia produtiva do automóvel incluindo a fabricação da borracha dos pneus chegando a ter fazendas de seringueiras no Brasil não deu certo? Qual a relação desta “derrapada” com o processo de terceirização? Comente.
R: O fracasso da investida no domínio de toda a cadeia produtiva, em especial a manufatura da borracha inclusive com a criação de fazendas de seringueira no Brasil se deu por diversas falhas administrativas. Posteriormente o mercado foi sinalizando para uma situação em que as empresas devem focar no seu negócio, “ser forte” na essência daquilo que ela se propõe. Com o passar do tempo foram surgindo empresas especializadas em atividades secundárias, tais como limpeza, segurança entre outras, e empresas que passaram a atuar em partes do processo produtivos tais como manufatura de parafusos, mancais, pneus, etc. Esta foi a abertura para o processo de terceirização. 
No ciclo de vida de produtos é comum a inclusão de novos atributos (sabor, princípio ativo, rótulo, etc), estas investidas estão relacionados com Qualidade Defensiva ou Qualidade Ofensiva? Justifique.
R: A qualidade Defensiva está relacionada a manutenção da qualidade do produto no que diz respeito à adequação aos padrões, enquanto a qualidade Ofensiva está relacionada a adequação à necessidades do mercado (segmentação do mercado, valor agregado ao produto tornando-o mais competitivo). As alterações feitas no produto como novos sabores, referem-se a qualidade de ofensiva.
Uma das fases importantes da implantação de programas de qualidade é a sensibilização, que consiste em apresentar os benefícios, as necessidades e as responsabilidades para toda a força de trabalho. Uma metodologia muito empregada é a apresentação de “Cases” de Sucesso e Fracasso, bem como vídeos motivacionais. Um vídeo muito conhecido é o de um rato que aprendeu a “tirar” o queijo da ratoeira, e ele realiza esta operação de forma descuidada e desdenhosa, cantando, dançando .... um verdadeiro show, porém, assim que ele retira o queijo recebe uma vassourada fatal e morre com o queijo nas mãos (patas). Sobre este contexto, responda:
Qual a grande mensagem do texto no que diz respeito a utilização de programas de qualidade;
R: O desenvolvimento alcançado pelas empresas não implicam na manutenção do sucesso, a qualidade é uma busca contínua.
Faça uma analogia da fatídica postura do rato com a saída de grandes marcas do mercado
R: Muitas empresas utilizam até certo momento, em seguida param a busca pela melhoria contínua e passam a investir na manutenção do estado atual (status quo), ela se tornam “acomodadas”. Como o ratinho estas empresas acabam por não observarem as ameaças que surgem pela conjuntura do mercado, seja pela ação da concorrência, prima, oferta e custo da mão-de-obra, avanços tecnológicos, etc.
Bom Trabalho!

Continue navegando