Buscar

kant metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Grupo 2
a) O que são as noções de espaço e de tempo, no entender de Kant?
Para Kant o tempo é a forma do sentido interno, isto é, a forma de nossa capacidade de vivenciar pensamentos. Na medida em que esse sentido interno se organiza no tempo, todas essas vivências no sentido interno ocorrem na sucessão temporal - isto é, pensamos no tempo.
Por outro lado, as informações provenientes do mundo exterior pertencem ao sentido externo, que se organiza no espaço, de modo que todas as informações que recebemos dos objetos do mundo são espaciais. Como todo objeto espacial (do sentido externo) é vivenciado em nossa mente (como pensamento) no sentido interno, os objetos espaciais sempre são também objetos temporais. 
Segundo Kant: tente imaginar alguma coisa que existe fora do tempo e que não tem extensão no espaço. A mente humana não pode produzir tal ideia. Tempo e espaço são formas fundamentais de percepção que existem como estruturas inatas da mente. Nada pode ser apercebido exceto através destas formas, e os limites da física são os limites da estrutura fundamental da mente.

Outros materiais