Buscar

questionário.Administração.revisão.prova.COM.GABARITO

Prévia do material em texto

Assinale V ou F:
1. A regra da anterioridade anual tem aplicação apenas aos impostos, salvo o imposto extraordinário e o imposto residual. (F)
2. A regra da irretroatividade da lei tributária admite exceção, sendo admitida a aplicação de lei que cria ou majora tributo a fato gerador pretérito, quando se tratar de norma tributária penal, ainda que maléfica ao sujeito passivo.(F)
3. A lei que majora alíquota de imposto sobre a propriedade de veículo automotor terá eficácia a partir do primeiro dia do exercício seguinte, ainda que publicada em dezembro do exercício anterior. (F)
4. A lei aplica-se a ato ou fato pretérito quando deixe de defini-lo como infração ou quando lhe comine penalidade menos severa que a da lei vigente ao tempo de sua prática. (V)
5. Não há exceção constitucional às regras de anterioridade anual e nonagesimal, nem à regra da irretroatividade da lei tributária. (F)
6. O Chefe do Poder Executivo poderá, através de decreto, dentro dos limites legais, majorar a alíquota do II. (V)
7. O chefe do Poder Executivo pode, por medida provisória, instituir empréstimo compulsório das despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública. (F)
8. O empréstimo compulsório é um tributo de destinação não-vinculada. (F)
9. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios utilizar tributo com efeito confiscatório, efeito esse cuja identificação deve ser feita em função da totalidade da carga tributária, mediante verificação da capacidade de o contribuinte suportar a incidência de todos os tributos que ele deverá pagar, dentro de determinado período, à mesma pessoa política que os houver instituído. (V)
10. É vedado aos entes políticos instituir tributos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros. (F)
11. É vedado aos entes políticos instituir tributos sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão, o que abrange outros insumos como tintas, filmes ou papéis fotográficos necessários àquelas publicações. (F)
12. A imunidade é uma norma que atua sobre o exercício do poder de competência dos entes políticos. (F)
13. A isenção encontra-se prevista na Constituição, ao passo que a imunidade decorre de lei. (F)
14. Tributo é prestação pecuniária compulsória instituída em lei que pode ou não ser sanção pela prática de ato ilícito. (F)
15. Renda decorrente da prática de tráfico ilítico de entorpecentes não deve sofrer tributação pelo imposto de renda. (F)
16. O fato gerador da contribuição de melhoria é a realização de obra pública. (F)
17. É possível cobrar taxa pela utilização potencial de serviço público geral. (F)
18. As contribuições sociais de seguridade social se submetem ao princípio da anterioridade nonagesimal. (V)
19. Apenas a União pode instituir contribuições especiais. (F)
20. Impostos são tributos de fato gerador não vinculado e destinação não vinculada. (V)

Continue navegando