Buscar

RELAÇÃO JURÍDICA AULA ONZE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
RELAÇÃO JURÍDICA
CONCEITO: As relações jurídicas são as ligadas às normas jurídicas; 
 é um vínculo que une duas ou mais pessoas, cuja relação se estabelece por fato jurídico, cuja amplitude relacional é regulada por normas jurídicas, que operam e permitem uma série de efeitos jurídicos. 
Conteúdo da Relação Jurídica:
É o poder conferido ao titular do Direito subjetivo. Os homens, ao estabelecerem uma relação jurídica, criam entre si direitos e obrigações. 
Ex. Em uma compra e venda, o conteúdo da relação jurídica é a obrigação da entrega  do objeto e o poder de exigir o preço, por um lado,  e o dever do pagamento do preço e direito de exigir a entrega da coisa, de outro.
 
*
 
RELAÇÃO JURÍDICA
SUJEITOS DA RELAÇÃO JURÍDICA:
Sujeito Ativo – Titular do Direito;
Sujeito Passivo – responsável pelo cumprimento da obrigação.
PESSOA FÍSICA OU NATURAL: é o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigações.
PESSOA JURÍDICA: é a entidade ou instituição que por força das normas
Jurídicas têm personalidade e capacidade jurídica para adquirir direitos e contrair obrigações. (Registro em Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil).
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
SUJEITOS DA RELAÇÃO JURÍDICA:
ENTES DESPERSONALIZADOS: São aquelas que embora possam ser capazes de adquirir direitos e contrair obrigações não preenchem as condições legai e formais para serem enquadradas como pessoas jurídicas por situações sui generis.
Pessoa Jurídica de Fato: Geralmente os pequenos comerciantes,ambulantes, Camelôs, que não têm uma sociedade regularmente constituída.
Massa Falida: Surge a partir da declaração judicial da insolvência
(falência) de alguma sociedade, é constituída de patrimônio , bens, direitos e obrigações arrecadados pelo juízo falimentar. Seu patrimônio será administrado pelo Síndico.
Espólio: Composto do patrimônio arrecadado dos bens, direitos e obrigações de pessoa falecida no processo de inventário pelo qual responde o inventariante.
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
Espécies de relação jurídica:
Relações Jurídicas Abstratas – São aquelas em que  não se individualizam os titulares dos direitos e obrigações. São as relações jurídicas tal como colocadas na lei. 
Obs: *Antes de o  fato ocorrer, é abstrato. É o que está na lei. Quando ocorre o fato, concretiza-se.
Relações Jurídicas Concretas - Os sujeitos, aqui, são individualizados.
Ex: A bateu no carro de B. Sua conduta amoldou-se à regra do art.186 CC, uma vez que causou prejuízo a outrem. Agora, está ele obrigado a reparar o dano a B.
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
Espécies de relação jurídica:
Relações Jurídicas Simples -  Quando os direitos são conferidos a uma das partes e somente deveres a outra parte. 
Ex: Testamento. Nele, o sujeito ativo é aquele que faz o testamento, e o passivo é o testamenteiro (aquele que vai abrir o testamento e dizer quem é o beneficiário, e pode ser herdeiro- depende do tipo de testamento).
Relações Jurídicas complexas – São aquelas em que  os direitos e as obrigações recaem sobre ambos os sujeitos da relação.
Ex: contrato de compra e venda. Eu dou o objeto e recebo o dinheiro, o outro recebe o objeto e me dá o dinheiro.Não é possível  saber quem é a pessoa ativa e quem é a passiva, pois ambos possuem direitos e obrigações. Isso só poderá ser realmente definido quando existir algum problema no contrato, como alguém não cumprir uma cláusula.
*Sujeito ativo, então, nesse caso, é quem entra com a ação.
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
Espécies de relação jurídica: 
Relações Jurídicas Principais – Têm vida autônoma, não dependem de nenhuma outra relação jurídica para sobreviver.
Relações Jurídicas Acessórias – Dependem de uma outra relação jurídica, não têm autonomia.
Ex.: O contrato de sublocação gera uma relação jurídica acessória à da locação, que é a principal. Efeito disto é que, uma vez rescindido o contrato de locação, rescindido estará automaticamente o de sublocação, uma vez que a relação acessória sempre seguirá a principal, pois a relação acessória não tem vida autônoma.
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
Espécies de relação jurídica: 
Relações Jurídicas Públicas – Nas quais o estado sempre atua em posição de superioridade. Ex: os contratos administrativos nos quais  o Estado goza de certos privilégios frente ao particular. *Em uma concessão do tipo prefeitura c/particular, o Estado tem privilégios. Como, por exemplo, poder rescindir o contrato sem nenhuma pena. O interesse público supera o particular. *Em caso de ações, o Estado tem prazos maiores.
Jus imperium- direito de império.
Relações Jurídicas Privadas – As partes se encontram em posição de igualdade. Só entre particulares. Ex: Compra e venda.
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
Espécies de relação jurídica: 
A divisão do objeto permite uma classificação que será fundada nas :
DIREITOS DE PERSONALIDADE - São aqueles direitos que estão ligados diretamente à personalidade jurídica dos sujeitos, vida, honra, integridade física, segurança.
DIREITO DAS COISAS – DIREITOS REAIS - O direito que os sujeitos têm sobre as coisas. 
DIREITOS OBRIGACIONAIS:  São direitos que o titular tem em relação às prestações de uma outra pessoa. Obrigação de FAZER ou NÃO FAZER alguma coisa.
 
*
RELAÇÃO JURÍDICA
Espécies de relação jurídica: 
Relação Jurídica Absoluta – São aquelas que vinculam aos seus efeitos todas e quaisquer pessoas e não apenas as pessoas diretamente envolvidas - operam efeito “erga omnes”. (oponível a todos)
Ex: decisão do juiz que condenou a COMPANHIA TELEFÔNICA a INDENIZAR TODOS QUE FICARAM SEM O SERVIÇO devido ao sinistro ocorrido em sua estação na Barra da Tijuca.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando