Buscar

Trabalho TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Teoria Geral do Processo
1. Jocenilda tem 9 anos de idade e proporá ação indenizatória por danos morais em face de sua professora, pois a mesma a proibiu de ir ao banheiro durante a aula, o que resultou em condição constrangedora e humilhante à criança, pois acabou urinando na roupa em sala de aula. Diante disso, questiona-se:
a) Tem Jocenilda capacidade para ser parte? Explique sua resposta expondo o que significa "capacidade para ser parte".
Sim, pois toda a pessoa com o seu nascimento adquiri personalidade civil, ou seja, sendo capaz de direitos e deveres, conforme expresso no art. 1º e 2º do CC, tendo a Jocenilda capacidade de ser parte.
b) Tem Jocenilda capacidade de exercício? Explique sua resposta expondo o que significa "capacidade de Exercício e os casos em que está presente tal condição.
	Não, pois a capacidade de exercício nem todos estão capazes, como Jocenilda tendo 9 anos de idade como descrito no art. 3 do CC por ser menor de 16 anos, e incapaz de exercer pessoalmente seus direitos, pois não atingiu o discernimento entre o que podem ou não fazer ou que é conveniente ou prejudicial. Capacidade de exercício é a capacidade da parte de gozar plenamente de seus direitos, quando se adquiri os 18 anos conforme previsto no art. 5º do CC, salvo os casos dos relativamente incapazes, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, os ébrios habituais e os viciados em tóxicos, aqueles que por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade e os pródigos conforme previsto no art. 4º do CC.
c) Quem figurará como autora do processo?
	Quem se figura autor do processo é a Jucenilda, porém devendo ser assistida ou representada pelo seus país, tutor ou curador.
 
d) Quem você, como advogado da parte autora, incluirá como réu nesse processo? Explique e justifique suas escolhas.
	Sendo advogado da parte incluiria como réu no processo a professora pelo constrangimento causada a criança e também a direção da escola, pois a direção da escola tem responsabilidade solidaria em tudo o qual ocorrer no interior da mesma.
2. O que é o fenômeno processual da "substituição processual" ou " legitimação extraordinária”? Explique detalhadamente.
	Substituição processual – é a forma como se dá a legitimação extraordinária. Quem diz “substituição processual” está dizendo “modo de exercer a legitimação extraordinária”.
	Legitimação Extraordinária - ocorre quando a lei especialmente concede a faculdade para que alguém, em nome próprio, exerça ação em favor de direito de terceiro (s). Ex. Ministério Público, nas ações civis públicas, os sindicatos nas ações de interesse de seus associados.
3. Considerando a definição e o entendimento sobre o tema da "substituição processual", analise o teor da ementa abaixo e esclarece se, no caso concreto julgado, houve substituição processual ou outro fenômeno, sucessão processual. Explique.
Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. PLANO DE SAÚDE. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. NEGATIVA DE COBERTURA MEDICAMENTO MINISTRADO EM AMBIENTE DOMICILIAR. DANOS MORAIS. FALECIMENTO DO AUTOR NO CURSO DA DEMANDA. LEGITIMIDADE DA SUCESSÃO. 1. Preliminar contrarrecursal afastada. Apelação que atende aos requisitos do art. 514 do CPC. 2. A prestação de reparação por danos morais, por possuir caráter patrimonial, legitima o espólio/ sucessão para postular os direitos e interesses do de cujus. 3. Na espécie, o beneficiário do plano de saúde faleceu no curso da demanda, razão pela qual houve mera substituição processual, sendo viável o prosseguimento do feito. 4. Possibilidade de enfrentamento do mérito, nos termos do art. 515, §3º, do CPC. 5. Dever de cobertura. Tendo em vista que o contrato entabulado entre as partes não exclui a cobertura de tratamento da patologia apresentada pelo beneficiário do plano de saúde, revela-se abusiva a cláusula contratual que exclui da cobertura medicamento tão-somente pelo fato de ser ministrado em ambiente ambulatorial ou domiciliar. O plano de saúde não pode se recusar a custear fármaco prescrito pelo médico, pois cabe a este definir qual é o melhor tratamento para o segurado. Precedentes desta Câmara e do STJ. 6. Nos termos do art. 51, IV, do CDC, mostra-se abusiva a cláusula contratual que exclui do tratamento o fármaco pleitado, uma vez que coloca o consumidor em desvantagem exagerada frente à operadora de plano de saúde. Hipótese em que não há justificativa para a negativa de cobertura. 7. Dano moral. Caso concreto em que a negativa de cobertura extrapolou o mero dissabor dos problemas cotidianos, sendo manifesta a dor, a angústia e o abalo psicológico por que passou o falecido demandante. 8. Quantum indenizatório fixado em observância às peculiaridades do caso e com o fim de assegurar o caráter repressivo e pedagógico da indenização, sem constituir-se elevado bastante para o enriquecimento indevido da parte autora. 9. O valor da indenização deve ser acrescido de juros moratórios, fixados em 1% ao mês (arts. 406 do CC c/c art. 161, §1º, do CTN), a contar da citação, por se tratar de relação contratual, além de correção monetária pelo IGP-M, até a data do efetivo pagamento, a partir do arbitramento, conforme Súmula 362 do STJ. PRELIMINAR REJEITADA RECURSO PROVIDO. (Apelação Cível Nº 70065947947, Quinta Câmara Cível. Tribunal de Justiça do RS, Relator: Isabel Dias Almeida, julgado em 26/08/2015).
	Houve um caso de mera substituição processual pois houve falecimento do benificiário do plano de saúde no decorrer da demanda, se tratando de possuir caráter patrimonial passando a postular os direitos e interesses dos sucessores, mesmo que este pedido propriamente dito teve prejudicado em razão da perca do objeto, sendo reconhecida a legitimidade para postular a indenização, não havendo outro fenômeno.
4. A ação proposta por Josué, pleiteando o reconhecimento de seu crédito perante Abrilino, pois este não efetuou o pagamento dos R$ 1.863,00 relativos a prestação do serviço de substituição de uma porta em sua residência, foi julgada improcedente, ou seja, a pretensão não foi acolhida. Isto significa que faltaram as condições da ação?
	Faltou condição de ação do processo, ocorreu pela análise do mérito da pretensão ao qual foi julgada improcedente, pela ausência do interesse de agir ou legitimidade.
 
5. Setembrino é amigo de Novembrino e, ciente de que este tem um crédito perante Abrilina, resolve ingressar com ação judicial contra está a fim de exigir o pagamento em favor de Novembrino. Você, como juiz, deve permitir que Setembrino figure como autor do processo? Fundamente sua resposta.
Não é permitido que se vá a juízo pleitear direito alheio, ao qual não sendo a parte legitima de direito, neste caso o juiz deverá conceder um prazo razoável para que seja regularizado o polo ativo, se caso não for atendido, essa ação poderá será extinta
6. Comente detalhadamente sobre critérios de fixação da competência e indique três diferenças sobre competência absoluta e relativa.
Os critérios de fixação de competência são:
Critério Objetivo - em razão da matéria, pessoa e valor da causa. É estabelecido segundo os três elementos da demanda (partes, causa de pedir e pedido).
Matéria - determinada pela relação jurídica controvertida e extraída da causa de pedir. Exemplos: trabalhista, família, cível, penal, militar, eleitoral.
Pessoa - (ratione personae) ou da parte litigante. Exemplo: Vara Privativa da Fazenda Pública e de Tribunais para processar determinadas pessoas em MS;
Valor da causa - identificado pelo valor do pedido. Exemplo: Juizado Especial Cível julga causas com valores inferiores a 40 Salários mínimos. É competência relativa. O demandante pode optar em ingressar com ação no Juizado Especial Cível ou Justiça Comum.
Critério funcional - refere-se à atuação do órgão jurisdicional dentro do mesmo processo, quem julga determinado ramo.
Competência territorial - é a determinação do território em que a causa será processada e julgada em regra geral será no foro de domicílio do réu paraas ações pessoais e reais mobiliárias. Se o réu tiver mais de um domicílio, pode ser demandado em qualquer dele sendo incerto ou desconhecido, foro de domicilio onde for encontrado o do autor. Réu domiciliado no exterior o foro é de domicílio do autor. Se houver vários réus com domicílios diferentes no foro de qualquer deles.
Diferenças entre competência relativa e absoluta:
Competência Absoluta – age no interesse público.
É fixada em razão da matéria.
Fixada em razão da pessoa.
Em razão do critério Funcional.
Competência Relativa – diz respeito ao interesse privado.
É fixada em razão da causa.
Em razão da territorialidade

Outros materiais