Buscar

fichamento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Paulista – UNIP 
Instituto de Ciências Humanas – ICH 
Aluna: Caroline Oliveira Araújo RA: B957AH-8
Turma: PS8B -30
Professora: Áurea 
 MERCÊS, A. O compromisso Social da Psicologia: Contribuições Da perspectivas Sócio- Histórica,2008, São Paulo.
“O tema proposto para a reflexão carrega duas questões importantes: Primeiro a ideia do compromisso social da Psicologia. Segundo a proposição de que a Psicologia Sócio-Histórica tem contribuições para o desenvolvimento do compromisso com a sociedade brasileira. Neste sentido, a proposição carrega duas questões: do que estamos falando quando falamos de compromisso social da Psicologia? E por que a Psicologia Sócio-Histórica se apresenta neste debate?” (p.1)
 O texto fala que a profissão não é um fazer pronto que recebemos. Uma profissão se estabelece na história de uma sociedade em um tempo histórico que aceite seu surgimento, ou seja, precise dela.
Que a Psicologia se proporcionou como um saber técnico capaz de apresentar instrumental para que a produção de riqueza no país fosse refletida e instalada de forma “moderna”. É o projeto de modernização da sociedade brasileira que vai determinar saberes técnicos para todas as práticas sociais.
Regulamentada por Lei pode-se assegurar que a Psicologia recebeu uma certidão de nascimento (a Lei 4119), fomos o 1º país no mundo a regulamentar a profissão e formação.
Inicialmente a Psicologia foi utilizada, inicialmente, como conhecimento e como prática para responder aos interesses de controle, de categorização, de selecionar, que eram da elite. No decorrer do tempo a psicologia foi se criando e tendo necessidade de um trabalho para o lado social, surge também a psicologia comunitária, onde podemos contribuir para ação e compreensão com a sociedade.
A Psicologia Sócio-Histórica é uma perspectiva que quer produzir uma Psicologia que fale dessa realidade; que ao falar do mundo psicológico seja acertado a dar conta de toda essa realidade desigual que nos cerca e que, assim, ao falar do mundo psicológico o tome como fato e seja capaz de falar do mundo desigual, apontar e estimulando os psicólogos a trabalharem na construção de um mundo melhor.

Outros materiais