A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
ANALISE TEXTUAL

Pré-visualização | Página 3 de 4

aqui em cima. Ligya Fagundes Telles. Venha ver o por-do-sol in Antes do Baile Verde. São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
3- PUDIM DA AMIZADE INGREDIENTES: 300G DE RESPEITO 200G DE CONSIDERAÇÃO 600G DE CARINHO 600G DE UNIÃO 800G DE ALEGRIA 900G OU MAIS DE AMOR MODO DE PREPARAR: MISTURE PRIMEIRO 300G DE RESPEITO E 200G DE CONSIDERAÇÃO. DEPOIS MISTURE 600G DE CARINHO COM AGITO. COLOQUE 600G DE UNIÃO, 800G DE ALEGRIA, E POR ÚLTIMO, O INGREDIENTE PRINCIPAL E INDISPENSÁVEL, 900G OU MAIS DE AMOR.
		
	
	O texto 1 é um conto, pois descreve personagens e não há enredo, o texto 2 é uma crônica, pois, embora inusitado, relata um fato cotidiano com progressão temporal e o texto 3 é um poema.
	
	O texto 1 é um conto, com caráter predominantemente descritivo, o texto 2 é um conto onde há personagens a despeito da falta de progressão temporal e o texto 3 é um trecho de uma carta.
	
	O texto 1 é uma crônica, pois relata um fato cotidiano, o texto 2 é uma ata de reunião, pois descreve personagens e não há enredo e o texto 3 é uma receita, pois se vale do modo injuntivo.
	
	O texto 1 é predominantemente expositivo, o que o caracteriza como um artigo científico, o texto 2 é um poema em prosa, devido ao teor de lirismo presente e o texto 3 faz parte algum manual de instruções.
	
	O texto 1 é uma crônica, pois relata um fato cotidiano, um fato real, comentado, o texto 2 é um conto, pois apresenta personagens e enredo e o texto 3 é uma receita metafórica.
AULA 07
	1a Questão (Ref.: 201401579401)
	
	O grupo de trabalho criado para propor a simplificação e o aperfeiçoamento do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa discutiu seu plano de trabalho nesta quinta-feira (17/10/2013). A intenção é apresentar, até março de 2015, uma proposta à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O texto, então, será levado ao Executivo, que poderá discutir as mudanças com os outros países de Língua Portuguesa.(Agência Senado-http://www12.senado.gov.br/) Nesse parágrafo, o tópico frasal é:
		
	
	O grupo de trabalho criado...
	
	A intenção é apresentar, até março de 2015, uma proposta à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)...
	
	... criado para propor a simplificação e o aperfeiçoamento do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa discutiu...
	
	O grupo de trabalho criado para propor a simplificação e o aperfeiçoamento do novo Acordo Ortográfico...
	
	O grupo de trabalho criado para propor a simplificação e o aperfeiçoamento do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa discutiu seu plano de trabalho nesta quinta-feira (17/10/2013).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401590742)
	
	Leia o parágrafo abaixo com atenção e em seguida marque a opção que corresponda ao seu tópico frasal. "Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro. As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo. Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional." In.: ASSIS, Machado de. Instinto de nacionalidade.
		
	
	Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional.
	
	Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.
	
	Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo.
	
	Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade.
	
	As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401586117)
	
	Tendo em vista que cada parágrafo deve ter o desenvolvimento da ideia introduzida no tópico, leia as afirmações e responda. I- No desenvolvimento da pela explanação da declaração inicial, o emissor esclarece a afirmação ou negação que fez no tópico. II -No desenvolvimento por enumeração de detalhes, o texto procura apresentar detalhes da afirmação que foi feita, de maneira mais genérica, no tópico. III- O desenvolvimento por comparação pode ser feito comparando os semelhantes ou pela aproximação de termos acentuando suas diferenças. IV - O desenvolvimento por causa e consequência sempre apresenta uma relação de causas para a declaração feita no tópico ou dela decorrentes; e, também, as consequências.
		
	
	Somente as afirmações I, II, e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmações III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
AULA 08
	1a Questão (Ref.: 201401369325)
	
	Leia o texto:
ISSO É QUE DÁ QUERER SER O CERTINHO
 Inversão de valores é a expressão que se usa para descrever a sensação de que está errado quando se faz o que é certo. Hoje em dia, o aluno aplicado é "CAXIAS", o funcionário leal é "PUXA-SACO", quem respeita filas é "TROUXA". E existem pessoas que até se constrangem em devolver um troco recebido a mais. Estamos perdendo o controle sobre o certo e o errado. Ser "CERTINHO" é uma acusação depreciativa. Quando tudo parece dizer "SEJA ERRADO VOCÊ TAMBÉM", "VOCÊ ESTÁ QUERENDO SER O JOÃOZINHO-DO-PASSO-CERTO?", "DEIXE DISSO!", só podemos afirmar uma coisa: Não existirá dignidade - nem qualidade de vida - num mundo em que a honestidade seja motivo de vergonha (propaganda da RBS/TV, Zero Hora, 16/08/92).
Compreender um texto implica apreender os valores que são defendidos por quem o redige. Assinale a opção que apresenta a afirmativa valorizada pelo anunciante.
		
	
	o mundo é dos espertos e dos oportunistas, que são os legítimos vencedores.
	
	o melhor procedimento é tirar partido das situações, mesmo quando tudo está parecendo desfavorável.
	
	é necessário que as pessoas ajam de maneira correta, mesmo que aos olhos dos outros isso pareça ingenuidade.
	
	ser "certinho" (linha 6) é elogio compatível com os dias atuais, em que tudo está erradinho.
	
	a honestidade e a dignidade esgotaram-se no passado, por isso hoje são desvalorizadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401355119)
	
	Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001):
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21)
 
Agora, leia a piada a seguir.
 
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado:
"O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais!
 
Com base nas  leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo.
 
I-                               Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi