Buscar

AD2 Ciência e Educação 1 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 2
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
17/10/2017
 ALUNA: Claudia de Paula Conceição MATR: 14212080437 POLO:PARACAMBI
QUESTÕES
Hora, D., Santos, E. ao discutir a Mediação Didática na Aula 13, fazem comentários a respeito da produção de conhecimentos hoje. Quais mudanças aconteceram na década de 1990 que transformaram o Ensino de Ciências? 
 R: Os livros didáticos passaram a preocupar- se com as referências bibliográficas e históricas, e a informar seus autores o que não era feito em anos anteriores, não havia preocupação quanto à forma que as escolas conduziam os conceitos de ciências e seus autores.�
 
A crise no Ensino de Ciências tem colocado para os alunos uma série de desafios dentre eles: (a) entender Ciência e Tecnologia como cultura., (b) construir práticas interdisciplinares. Comente cada item. 
R: (a) entender Ciência e Tecnologia como cultura –ciências e tecnologia são resultados da atividade humana que é uma atividade histórica e socialmente determinada, ficam aí embutidas práticas culturais.
 (b) construir práticas interdisciplinares- Desenvolver no aluno a percepção de como as disciplinas juntas passa a fazer sentido para se compreender um problema que pode agregar um objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. 
Discuta a seguinte contribuição que o Enfoque CTS podem trazer para a Educação Tecnocientifica: os desenvolvimentos dos artefatos tecnológicos são transformados em novos instrumentos no trabalho com os conteúdos das Ciências e das Tecnologias. 
R:
O CTS propõe que os conhecimentos sobre Ciência, Tecnologia e, principalmente, Sociedade, sejam incorporados ao ensino de Ciências, com foco nos problemas reais (principalmente os socioambientais). O CTS foca também na construção de um indivíduo crítico em relação a esses problemas, de forma que seja capaz de propor resoluções para estes, ajudando a mudar – e, portanto, ajudar a moldar a sociedade.
 O ensino deve valorizar a realidade em que um aluno vive, fornecendo oportunidade para que ele interaja com o meio e discuta formas de se resolver problemas. Dessa forma, ocorre mais que uma simples absorção do conteúdo: o aluno passa a compreender aquilo que lhe é passado, pois ele pode questionar e contextualizar o conteúdo e, portanto, se torna mais próximo deste.
Esse questionamento permite ao aluno a compreensão de que nem tudo na ciência é bom para a sociedade, e abre a visão para uma realidade onde ciência, tecnologia e sociedade se interdependem - e várias vezes, se conflitam. O conhecimento em ciência deixa de ser algo distante, algo que estaria somente nos laboratórios, e passa a ser algo contido no próprio indivíduo, de forma a entender que a ciência se manifesta em todos os aspectos do mundo.
https://www.google.com.br/search?q=qual+a+contribuição+dos+cts&oq=qual+a+contribuição+dos+cts&gs_l=p
 Valor das Questões:
 Questão 01 e 03 = 3,0 pontos cada questão
 Questão 02 = 4,0 pontos
�

Outros materiais