Buscar

AD1 EJA 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD 
 
 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2017.2 
 
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos 
Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes 
Aluno (a): Angélica Silva Carvalho Matr.:14212080326
Polo: Resende 
 
Caro/a Estudante, 
Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se, para isso, o material didático postado em cada aula como obrigatórios e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. Ao final da resposta de cada questão registre as 
Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa. Bom trabalho! 
 
1ª questão: (valor: até 3,0 pontos) O artigo “Escolarização de jovens e adultos”, de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (In: Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago/2000, p. 108-130) que faz parte do material didático da disciplina, apresenta uma visão panorâmica da educação para pessoas jovens e adultas. 
Considere a década de 1940 e aponte o que essa década representou para a história da educação de adultos no Brasil. Para isso, destaque duas ações criadas no contexto nacional e explicite-as.
R: No intuito de aumentar a base eleitoral que só era permitido voto para homens alfabetizados o governo criou na década de 40 o primeiro programa de alfabetização para adultos, a campanha prometia alfabetizar os analfabetos em apenas 3 meses. Essa campanha se extinguiu até o final da década de 50, onde recebeu críticas e elogios por suas deficiências administrativas e financeiras e a sua orientação pedagógica. E foi extinta por não obter resultados positivos.Com o fim dessa primeira campanha Freire foi responsável por organizar e desenvolver um programa nacional de alfabetização de adultos, porem com o golpe militar esse programa foi visto como ameaçador e o EJA voltou a ser controlado pelo governo que criou o projeto MOBRAL, que tinha como foco o ato de ler e escrever e não se preocupava com a formação do homem.
2ª questão: (valor: até 3,0 pontos) Considere a seguinte afirmação: 
“O esforço que vem se fazendo no Brasil e a repercussão no seio da população mais carente de educação sistemática têm sido o testemunho desse despertar da consciência coletiva para a importância da escola. Por outro lado, a oferta não tem sido pequena, apesar de ainda insuficiente, em termos de demanda. É assim, por exemplo, que, segundo dados oficiais, nos últimos anos o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) conseguiu progressos notáveis (...)”. (ROMANELLI, op. cit., Petrópolis: Vozes, 1997, p. 75). 
 
O MOBRAL teve um tempo de existência que se conjugou ao de um importante período da história do nosso país. Caracterize o MOBRAL e explique o contexto histórico e político vivido no Brasil no momento de sua criação. 
 R: Com a criação do Mobral, em 1970, o governo militar passa a controlar os programas de alfabetização de forma centralizada. Nesse período os militares assumem o poder e a educação popular, pois o analfabetismo era interpretado como efeito de uma situação de pobreza gerada por uma estrutura social não igualitária e sendo assim a educação e a alfabetização deveriam partir de um exame crítico da realidade existencial dos educandos ,da identificação das origens de seus problemas e das possibilidades de supera-los. Os programas de alfabetização orientados nesse sentido foram extintos pelo golpe militar, porque eram considerados uma ameaça ao regime e substituído pelo Mobral.
 	 	 
 
 
 
 
3ª questão: (valor: até 4,0 pontos) 
3.1 – Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, de Márcio Ramos. 
 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qwa7BmfQ4Rs 
 
3.2 – Elabore uma análise crítica, relacionando a animação de Márcio Ramos a contextos vivenciados. Em sua análise, considere a necessidade de oferta de classes de EJA produzida a partir de situações de vida como as apresentada no curta-metragem. 
R: O curta metragem mostra a rotina de “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos. “Maria José” é apenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou à casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de auto-anulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casa onde vive. O filme de nos mostra as limitações e a falta de perspectiva que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações. Mais essa situação não fica só nos limites do sertão, essa vida é comum também entre as mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos. Mesmo com alguns ganhos , os movimentos de alfabetização para adultos no Brasil não tem a repercussão politica desejada.

Outros materiais