Buscar

EJA AD1 2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

]UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	
	
	
	
	
EJA
Educação de Jovens e Adultos
Coordenação: Prof.ª Juliana de Moraes Prata
AD1 – 2020.1
Questão 1 (valor: 2,5 pontos) Qual a importância do Manifesto dos Pioneiros, de 1932, para o debate sobre o direito à educação para todos os brasileiros?
O documento é de grande importância no debate ao direito à educação pois os educadores lutam contra a escola elitista e tradicional, lutavam por uma escola que trabalhasse o raciocínio e a observação, trabalhando de acordo com as diferenças existentes em cada região, lutavam por escolas laicas e a gratuidade no ensino para que todos tivessem a oportunidade de estudar de forma publica e obrigatória. 
Questão 2 (valor: 2,5 pontos) No início da década de 1960 surgiu uma série de movimentos populares de alfabetização. Nesse contexto, o governo brasileiro criou o Programa Nacional de Alfabetização – PNA. Quais eram os objetivos do PNA? Quem foi o educador responsável pela sua organização? E como terminou o programa?
 O PNA foi um programa que possuía como o educador responsável, Paulo Freire, o programa tinha como objetivo mobilizar órgãos como o magistério, sindicatos profissionais, agremiações estudantis, etc. para alfabetizar jovens e adolescentes utilizando o método Paulo Freire, infelizmente a criação durou pouco e foi silenciado pelas forças armadas.
Questão 3 (valor: 5,0 pontos) O fichamento bibliográfico é o resumo, resenha crítica ou comentada das ideias principais abordadas por determinada obra. Escreva um fichamento do texto “A Trajetória Histórica da EJA no Brasil e suas Perspectivas na Atualidade”(Miranda et al, 2016). (Texto presente na plataforma).
A alfabetização se iniciou a muitos séculos, quando os indígenas tanto crianças quanto adultos foram catequizados, a proposta dos Jesuítas era muito boa pois estavam ofertando ao povo uma nova língua, porém obrigavam esses povos a aprenderem sobre a religião católica que por muitas vezes anulavam suas crenças de origem. Os Jesuítas foram expulsos no século XVIII, tendo o seu lugar assumido pelo império, em diante houve o cessar da alfabetização.
Após muitos anos, exatamente em 1930, tornou-se a falar sobre a Educação de Jovens e Adultos, os níveis de analfabetos era alto e isso por muitas vezes interferia no mercado de trabalho, em 1934 ocorreu a criação do PNE, que hoje é um programa extinto mas em seu período de uso foi ministrado por Paulo Freire com o intuito de alfabetizar, a modalidade EJA somente foi valorizada quando o povo se reuniu em busca dos seus direitos.
Em 1947 ocorreram discussões sobre o analfabetismo e a educação de adultos no Brasil, criou-se então o Serviço Nacional de Educação de adultos e surgem as primeiras campanhas, seminários e congressos sobre Educação de Jovens e Adultos.
Entre 1950 à 1967 foram realizadas campanhas e movimentos a fim de erradicar o analfabetismo, criando projetos de alfabetização e formação continuada, oferecendo já em 1970-1971 o Supletivo.
Nos anos 80 ocorreu um grande passo, foi criada a Fundação Educar, que possuía apoio técnico e financeiro através do Ministério da Educação, em 1996 já se incluía na LDB o direito dos jovens e adultos trabalhadores, em diante o governo criou programas para erradicar o analfabetismo como também ofertou programas de formação profissional.
As criações realizadas para a EJA são de grande importância para que o analfabeto consiga ter as mesmas ou oportunidades próximas dos demais, e que saiba usar o seu conhecimento a favor de sua evolução e proteção, as criações para esta modalidade ainda não são suficientes, ainda existe a necessidade de uma maior valorização evolução.

Continue navegando