Buscar

AD2 Ci+¬ncia e Educa+º+úo 1 2015.2 (1)

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 2
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Data de entrega limite: 
27/10/2015
QUESTÕES
Discuta os aspectos positivos e negativos da seguinte afirmação registrada na Aula Panorama do Ensino de Ciências (CAP. 15).
“Os alunos são bombardeados diariamente com notícias de jornais, revistas, rádio e televisão que apresentam as novidades da ciência e da tecnologia... e você reparou que quando as notícias são mais sensacionalistas, as emissoras aproveitam para fazer um número maior de chamadas ao público?” (HORA, D; SANTOS, E, 2006, P. 74)
Resposta:
* estimular o desenvolvimento de um conjunto de atitudes e capacidades tais como aprender, pesquisar, selecionar informação, concluir e comunicar.
* num mundo com tantas transformações é preciso que o aluno adquira conhecimentos que o tornem autônomo na busca de conhecimentos futuros, que não podemos sequer determinar.
* . Na sociedade moderna, com a ciência e a tecnologia participando cada dia mais do cotidiano de um percentual cada vez maior da população, a escola tem um novo papel a desempenhar, que é não somente assegurar o acesso aos conhecimentos científi cos e tecnológicos, como também garantir o desenvolvimento de atitudes para que o aluno possa aplicá-los e principalmente criticá-los no futuro.
* O mundo tecnocientífi co precisa de novos talentos, e o melhor lugar para começar essa descoberta, sem dúvida, é a escola. Segundo, na perspectiva social, é importante que os alunos adquiram compreensão dos fenômenos e acontecimentos do mundo físico e social, do qual ele é parte integrante e deve ser também ativa.
* A segunda justifi cativa pode ser analisada como um direito do cidadão, uma expansão do direito à educação, que deve garantir também o acesso aos conhecimentos da Ciência e da tecnologia para garantir o exercício pleno da cidadania e da ética.
Conclusão: As crianças e adolescentes se deparam com inúmeros obstáculos, que influenciam no seu crescimento e seu desenvolvimento. O direito a saúde, pressupõe o atendimento das necessidades básicas do indivíduo. Esses direitos se realizam mediante uma política governamental que preconize e concretize a promoção da qualidade de vida para todos.
Precisamos resgatar outro conceito importante: a ética que significa conjunto de costumes e normas de condutas, destinados a ordenar a moradia do homem e modo de convivência. A promoção da saúde é a maneira eficaz de enfrentar os desafios, a ela e a qualidade de vida das pessoas.
Instituições Científicas da Suécia instituíram o Prêmio Nobel de Física, Química e Medicina, os quais são concedidos a personalidades de destaque, anualmente, desde 1901. Comente a importância desses prêmios para a ciência e como o professor pode abordar estes temas com os seus alunos.
Resposta: O Nobel é, sem dúvida, uma das maiores premiações concedidas a cientistas e escritores. O prêmio consiste em uma medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com o nome do ganhador, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que gira em torno de 1 milhão de euros. O propósito é que os ganhadores possam continuar seus trabalhos sem se preocupar com questões financeiras.
Conclusão: : A educação em ciências é muito importante para termos facilidade de entender tanto a natureza como a nós mesmos, e por essa razão é recomendável que se tenha uma alfabetização cientifica, para poder haver uma interação alicerçada com o sistema de ciências,
Comente a seguinte afirmação sob o ponto de vista da educação ambiental: 
Os Professores de Ciências devem enfatizar o ensino de meio ambiente apenas nas datas comemorativas (Dia da Água, Dia da Árvore, Dia do Meio Ambiente, etc...).
Resposta: O conhecimento científico é instrumento de exercício de poder das classes
dominantes dentro e fora da sala de aula. A democratização do conhecimento científico sobre a Natureza pode contribuir para o processo de inclusão social desde que o professor integre os saberes popular e científico sobre a Natureza e a saúde em suas aulas. Essa integração contribui para o diálogo entre os dois sistemas de conhecimento por considerar que ambos produzem objetos de mesma natureza: híbridos de Natureza e cultura, que alteram as sociedades no seio das
quais foram criados. É dever do professor de Ciências conhecer a explicação de todos os fenômenos naturais presentes no dia-a-dia e que possam despertar a curiosidade dos seus alunos. Existem vínculos fortes entre questões vitais para o homem como o ambiente de vida e saúde.
Conforme resoluções de conferencias internacionais a educação vem buscando integrar-se as áreas de saúde e meio ambiente.
Conclusão: As medidas básicas de promoção da saúde do homem são listadas sobe a forma de ações de educação e saúde. Trabalhar na educação, saúde e ambiente significa atuar com as potencialidades das comunidades com valores que permitam uma real transformação de vida e uma nova compreensão sobre o termo cidadania, como em foque na qualidade de vida do individuo.
Precisamos resgatar outro conceito importante: a ética que significa conjunto de costumes e normas de condutas, destinados a ordenar a moradia do homem e modo de convivência. A promoção da saúde é a maneira eficaz de enfrentar os desafios, a ela e a qualidade de vida das pessoas
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação realiza no período de 19 a 25 de Outubro de 2015, a semana nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Luz, Ciência e Vida. Pesquise no site (http://semanact.mcti.gov.br) quais os objetivos da semana, os motivos da escolha do tema e os tipos de atividades que são oferecidas ao público.
Resposta: 
Os cientistas sociais, por sua vez, pretendem explicar a sociedade — formada pelos “homens-entre eles” — como se ela não mantivesse estreita relação com a Natureza, como se os fenômenos naturais que a afetam não fossem, em
parte, sociais, já que são examinados e explicados pelos cientistas dentro dos laboratórios e capazes de provocar controvérsias e alterações na vida de cada um de nós. O objetivo principal da iniciativa é destacar para todo cidadão a importância da luz e das tecnologias ópticas em sua vida, para o seu futuro e para o desenvolvimento da sociedade. 
A escolha do tema "Luz, ciência e vida" para próxima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
Pode se dizer que a educação em ciência, provém não só de fatores sistematizados, mas também, da qualidade cultural que é influenciado...
 O uso de recursos educacionais digitais torna a aprendizagem mais dinâmica e, dessa forma, atrai a atenção dos alunos. Porém, a infraestrutura e a capacitação dos professores para utilizar esses recursos ainda se mostram um desafio.
O Ano Internacional da luz é uma iniciativa global que irá ressaltar aos cidadãos do mundo a importância da luz e das tecnologias ópticas em suas vidas, para seu futuro, e desenvolvimento da sociedade. É uma oportunidade única para inspirar, educação e conexão em escala global.
Um espaço socialmente predeterminado, e não o resultado puro e simples da interação dos pesquisadores.O campo científico é um campo de lutas no qual agentes/cientistas buscam o monopólio da competência científica.
Conclusão: O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar  a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. 
 E importante afirmar o esforço dos professoresna construção de mediações didáticas termina por constituir uma nova forma de abordagem dos conceitos científicos.O conhecimento escolar e o resultado da luta com diversos saberes sociais. Para ser superadas essas contradições, precisamos enfrentar a marca pluralista da cultura, diferentes saberes possuem diferentes contextos de aplicação.A disciplina escolar elabora, didatizando, tais sistemas de pensamento que estão fora da escola, afastando-se deles, às vezes perde a conexão com aquela referencia. Exemplo: os desenhos de uma célula, são tentativas de aproximação para o aluno entender, não é exatamente o que se vê em uma lâmina no microscópio em laboratório, na pratica concreta do cientista. Por meio de novas elaborações a escola retira os conteúdos afastando-as da sua pratica real e das relações do poder econômico, político e social que estão associadas às praticas da ciência.
Conclusão geral sobre os temas estudados:
 A aprendizagem vem sendo estudada e sistematizada desde os tempos modernos, não é uma forma de comportamento natural e inata,mas é uma forma de influenciar os fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Por isso, não se pode falar do futuro da educação sem certa dose de cautela. Pode se dizer que a educação em ciência, provém não só de fatores sistematizados, mas também, da qualidade cultural que é influenciado na vida de cada individuo.
A proposta da alfabetização cientifica e tecnológica tem como objetivo relacionados a inserção social pretende socializar os conhecimentos técnicos e científicos, possibilitando a participação democrática na produção e nos resultados dos avanços científicos e tecnológicos.
Valor das Questões:
Questões 01 e 04 = 2,0 pontos cada Questão
Questões 02 e 03 = 3,0 pontos cada Questão
�

Continue navegando