Buscar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erika Tereza M. de Almeida
Leonir da Silva P. da Cruz
Rosiane Martins da Silva
Zenilta da Silva Roberto
”Relatório de Estagio supervisionado anos iniciais do Ensino Fundamental , como pré requisito avaliativo para obtenção de nota.”
Orientador: Euza Maria C da Silva
CUJUBIM-RO 2012
INTRODUÇÃO 
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise descritiva sobre a regência em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que essa experiência nos permitiu uma visão mais ampla referente ao ambiente de atuação do professor à sua prática pedagógica. O estágio supervisionado na educação do ensino fundamental consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimento práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno, mais do que uma experiência prática vivida, é uma oportunidade para que o estagiário experimente a profissão na prática. É o contato mais próximo que temos com as crianças. É através do estagio em sala que descobrimos se é realmente a profissão que queremos, para o nosso grupo foi muito gratificante ter esse contato com as crianças poder ensinar e aprende transmitir e receber conhecimentos. As informações coletadas para a elaboração do presente relatório, foram realizadas na escola da rede estadual: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa, foi realizado o estagio supervisionado na educação no 2º ano do ensino fundamental. A equipe da escola, tanto técnico-administrativa, quanto didático-pedagógica, não se obtiveram em prestar todo o apoio, e todos os esclarecimentos necessários, para que nossos objetivos fossem totalmente alcançados.
 
 ‘’Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende’’.(César Coll)
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estagio Supervisionado Na Educação fundamental foi realizado Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa que esta situada na Avenida Maracanã nº 1413 setor 04, telefone 0xx693582-2050. Cidade de Cujubim Estado de Rondônia. A escola foi criada através do Decreto Estadual nº 2907 de 14/04/1986,como decreto de denominação nº 9.005 de 23/02/2000, portaria nº 088/04 SEDUC de 12/02/04, CNPJ-01.108.635/0001-70 Cujubim-RO. A escola recebeu este nome em homenagem ao aleijadinho.
Atualmente na referida instituição de ensino estão devidamente matriculados um total de 1.300 alunos cursando e distribuídos nos níveis de ensino fundamental e médio e seriado. Com uma faixa etária que varia entre 07 a quarenta e cinco anos.
Sua infra-estrutura é toda em alvenaria, 13 salas de aula, uma biblioteca, um almoxarifado, uma cozinha com refeitório, uma secretaria, uma sala dos professores, uma quadra pólo esportiva, banheiros, tem banheiros adaptados, rampas,uma sala de recursos,um auditório,uma cantina,uma sala que atende os processos de inclusão e um saguão com corredores todos com coberturas. A instituição escolar é composta por um número de funcionários 10 professores, 01 diretora, 01 vice-diretora, 01 secretária, 03 orientadores, 04 auxiliar, serviços gerais 09, vigias 03, 04 vigilante, o número de alunos por turma são 30.
O município hoje conta com uma população de aproximadamente 14.800 habitantes.
A liderança desta escola juntamente com os alunos, pais e comunidade usufrui o espaço da quadra pólo-esportivo para comemorações de formatura e grande parte dos momentos de lazer e diversas cerimônias exemplo reuniões, casamentos,eventos evangélicos,palestras de conscientização e outros eventos culturais.No momento o projetos de maior impacto é o Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência –PROERD/PMRO, relação escola e família (APMF) existe e atua através de reuniões diárias.As palestras são realizadas no auditório da escola um lugar espaçoso com cadeiras confortáveis e ar condicionado. As palestras são aplicadas por turma exemplo do primeiro ano e assim sucessivamente até alcançar o alvo que são todos os alunos da instituição.
DESCRIÇÃO E ANALISES DAS ATIVIDADES
No primeiro dia que chegamos na escola fomos muito bem recebidos pela supervisora da escola que nos orientou para que dirigíssemos a sala da diretora, solicitamos lhe a autorização de estagio. Tendo a autorização da diretora,passamos para a segunda fase que foi a conversa com a professora da turma do 2º ano que foi a sala concedida para o estágio a qual prontamente nos atendeu e marcamos juntas o dia da observação.
O planejamento foi fácil, apesar de nunca termos trabalhado com o material a escola disponibiliza um rico material o qual a professora nos ofereceu. A professora faz seu planejamento semanalmente. De imediato a timidez a falta de conhecimento e insegurança foi muito grande, com a curiosidade e a reação das crianças.
Apesar de nervosas, mas com o planejamento feito seguras do que iríamos aplicar, as atividades trabalhadas envolveram os alunos surpreendentemente,e no final deu tudo certo. 
Estágio de observação
No dia 06 de setembro de 2012, começamos o estagio de observação na sala do 2º ano .
Nós estagiarias chegamos às 15 para 13:00 horas pontualmente tocou o sinal ,e nos dirigimos a sala juntamente com a professora da turma do 2º ano.Para começar a aula a professora cumprimentou os alunos e apresentou nos a sua turma explicando o porque de estarmos ali . Os alunos estavam eufóricos fazendo perguntas quantos dias iríamos ficar na sala deles, se iríamos pra outras salas, se iríamos falar pra mãe deles o comportamento,muitas perguntas surgirão naquele momento.
Após todos em seus lugares começou então a chamada, a professora fez o cabeçalho no quadro negro e começou as atividades de português escreveu um texto leu em voz alta,e pediu que interpretassem o mesmo. Os alunos foram bem eficazes na interpretação do texto. A professora corrigiu os cadernos dando visto os quais são avaliados no final do bimestre e somados com a nota bimestral, ela usa panfletos de leituras,livros ela é motivadora quando se trata de aprendizagem.A rotina da professora é como de costume dos demais professores a aula começa as 13:00ela cumprimenta as crianças, faz a chamada e então começa as atividades, ela passa atividades no quadro negro explica o conteúdo depois das atividades feitas ela corrige, e da visto nos cadernos os quais somado os exercícios, trabalhos em grupos, trabalho individual, leitura, comportamento e participação contarão como notas, somados com as notas da prova do bimestre. A professora incentiva e motiva os alunos no momento da leitura, com textos de chamar a atenção da criança fazendo viajar na imaginação ela utiliza livros e panfletos. Ás 14:45 tocou o sinal para os menores saírem lancharem antes dos demais alunos maiores. Após o recreio a professora explicou aos alunos a importância da leitura na vida dos seres humanos, a leitura faz com que falamos melhor escrevemos melhor facilita a nossa expressão para falar ao público etc... Ficamos surpreendidas com a organização da sala de aula é muito boa com cartazes, bem escritos com informações claras para o bom andamento das aulas e para o dia-dia dentro e fora da sala de aula. Exemplo as palavrinhas mágicas: por favor, da licença, desculpa, empresta dentre outras informações do conteúdo escolar.
A professora organiza as carteiras em filas no trabalho em grupo junta as carteira formando pequenos grupos. A organização do tempo escolar a professora divide o tempo escolar com momentos de leitura, escrita, raciocínio, atividades lúdicas e atividades em grupos na prática. O planejamento do professor é feito semanalmente, orientado pela pedagoga e o registro é feito no caderno do professor.
OBSERVAÇÃO NA SALA DE INCLUSÃO
No dia 11 de setembro observamos a sala que atende os processos de inclusão, ou seja, que favorece a aprendizagem dos alunos que apresentam algumas dificuldades.
Nela contem 6 alunos, porem para a inclusão desses alunos especiaise necessário um laudo médico comprovando a deficiência dos mesmos.
 A professora para esse atendimento especial é formada em Pedagogia-Psicopedagoga.
Os horários para atender esses alunos são: Matutino e Vespertino com a frequência de cada aluno de dois ou três vezes por dia, dependendo da necessidade do aluno e trabalhado o Máximo duas horas. O aluno é avaliado através da professora, orientadora, coordenadora e é encaminhado para um profissional de saúde que da o laudo de cada aluno conforme a sua necessidade. A metodologia utilizada em sala depende também de cada aluno.
Porem é trabalhado com recursos audiovisual, usando assim a linguagem de sinais, libras e braile e em alguns casos a informática, pinturas e artes variam muito da possibilidade e da necessidade de cada um. 
REGÊNCIA DO SEGUNDO ANO.
No dia 19 de setembro de 2012,deu-se inicio ao estágio de regência na sala do 2º ano. Estamos caminhando para a etapa final do trabalho.
É importante destacar que a educação é algo além de um diploma de faculdade, nada mais gratificante do que vivenciar a realidade e colocar em prática o que se aprende durante a formação acadêmica. Para ser um bom educador é preciso algo extraordinário é preciso trocar experiências, dividir conhecimentos o professor deve fazer o famoso fed-bék no mesmo tempo em que ensina se aprende fazendo da educação uma troca de experiências.
A aula iniciou-se as 13:00horas, na sala em que estagiamos são 30 alunos por sala, sendo 19 meninos e 12 meninas. Nas aulas de português, os conteúdos aplicados foram leitura, interpretação de texto, e separação das palavras.
Nas aulas de matemática a professora achou por bem darmos continuidade ao conteúdo que estava sendo trabalhado, foi passado problemas, e contas de adição, divisão, subtração e multiplicação. Nas aulas de ciências falamos da importância da água no nosso corpo quais seus benefícios, as crianças ficaram surpresas quando explicados que uma criança que pesa 30 quilos tem 21 quilos de água e 9 quilos de outras substancias. No total, a água representa cerca de 7 quilos de cada 10 quilos de peso por pessoa. Em historia foi trabalho a lei do Estatuto da criança e do Adolescente (ECA), onde eles aprenderam sobre os direitos e deveres, que toda criança tem direito á uma boa alimentação, moradia e uma vida saudável, foi falado sobre a proibição do trabalho para menores de dezesseis anos a não ser na condição de aprendiz. Houve questionamento quando falamos que tem crianças que trabalham para ajudar sua família, explicamos e chegaram a conclusão que devido a baixa renda de algumas família é necessário que isso aconteça. Em geografia, trabalhamos com os alunos sobre o aquecimento global, tentamos fazer eles entender que devido o aumento da temperatura isso é suficiente para modificar todo o clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. Mostramos para eles que as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural.
Os alunos foram prestativos e atenciosos nas aulas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao concluirmos o estagio supervisionado na educação infantil na escola Antônio Francisco Lisboa, percebemos que a mesma tem desenvolvido um ótimo trabalho ao longo dos anos, apesar de ter enfrentado dificuldades como a maioria das escolas do Brasil, luta com dedicação e apoia aos acadêmicos de pedagogia os futuros educadores de nosso município nas suas atividades a serem realizadas. Nossas expectativas foram renovadas uma vez que nos aceitou com educação e respeito nesta instituição para poder desenvolver nosso aprendizado. O estagio supervisionado na educação infantil nos proporcionou uma experiência gratificante de conhecimento e troca de ideias. Podemos dizer que, os conhecimentos adquiridos evidenciam o quanto é importante conhecer o cotidiano da sala de aula, bem como a forma de organização, e, sobretudo a colaboração de todos os profissionais para que as propostas almejadas fossem alcançadas. Desse modo, a experiência foi gratificante, pois nos permitiu vivenciar na prática do cotidiano como deve se portar o profissional diante dos problemas que possivelmente podem aparecer no decorrer do seu trabalho, logo, o crescimento enquanto acadêmico com certeza fará a diferença posteriormente para o desempenho da nossa função.
REFERÊNCIA
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Lisboa.
Professora Áuria Rúbia Arrais Evangelista Lima, formada em normal superior (FAEL)Faculdade Educacional da Lapa,complementação e pós em psico - pedagogia (FIAR)Faculdade Integrada de Ariquemes.
Professora Euza Maria C. da Silva, graduação letras em português, pós –graduação linguística e literatura .

Continue navegando