Buscar

AD1 Questão EBC fev 2018

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2018/1º (Fevereiro 2018)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
ALUNO: ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ROGERIO CERQUEIRA DA SILVA MATRÍCULA: 121150406
	Boa Prova!!!
AD1:
É correto afirmar que as perdas do salário real sofridas pelos trabalhadores brasileiros na época do Milagre Econômico não impediram o aumento do consumo de bens de consumo duráveis pelas famílias brasileiras e consequente melhoria nas condições de vida?
(Atenção: Responda primeiro SIM ou NÃO e depois explique por que).
Não. Podemos observar que o “Milagre Econômico” além de um fenômeno econômico, ele também apresentou um forte enfoque político quando o mundo entrava num período de altos índices de crescimento econômico e prosperidade que atendia a alta demanda de mercado do pós-guerra iniciada na Alemanha que apresentou surpreendentes elevadas taxas de crescimento durante duas décadas.
Em relação ao Brasil, esse efeito foi percebido através da propaganda feita para a eficácia da administração do regime militar, a fim de mostrar a época de excepcional crescimento econômico. Esse consenso político previa a combinação de aumentos de salários com aumentos dos lucros, e para isso tinha de haver produtividade. Somente com ganhos contínuos de produtividade seria possível aumentar continuamente salários e lucros, sem ter de aumentar os preços. A utilização de tecnologia foi muito importante para alcançar esses ganhos de produtividade. Caso contrário, os preços teriam de aumentar ou os aumentos de salários espremeriam os lucros e vice-versa.
A distribuição da renda nacional entre empresários e trabalhadores piorou. A participação do trabalho, via massa salarial, na composição da renda interna do país, declinou de 60% em 1960 par a 37,9% em 1980, enquanto a participação do capital elevou-se de 40 % para 62,1% no mesmo período (Resende, 1999).
Orientações para prova:
Os alunos deverão entregar suas respostas para a AD1 do dia 18/02/2018 até o dia 25/02/2018.
Para responder essa atividade o aluno deverá ler o material didático (aulas de 1 e 2), interpretar e dar uma redação própria.
Para esta atividade o aluno deverá utilizar, única e exclusivamente, o material didático da disciplina.
Como indicado no Guia da Disciplina os tutores presenciais e o tutor a distância (no caso dos polos que não tiverem tutores presenciais) serão os responsáveis pela correção dessa avaliação. Eles atribuirão grau zero para as respostas de todas as atividades: (1) que tiverem respostas iguais, sem se preocupar em saber quem copiou de quem; (2) que não tiverem redação própria e (3) que não seguirem apenas o material didático.
O grau obtido em cada atividade variará de 0 (zero) a 10,0 (dez) e equivalerá a 20% (vinte por cento) da sua nota (N1).
Boa atividade!

Continue navegando