Buscar

Fichamentos Gerenciamento de Projetos Complexos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Lucas Gomes Fortes
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Projetos Complexos
 Tutor: Prof. Rafael Dias Ribeiro
Recife
2018
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Projetos Complexos
CASO: Porcini’s Pronto
REFERÊNCIA HESKETT, James L.; Luecke, Richard. Porcini´s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem o tempo de espera. Harvard Business School, 2007
TEXTO:
	O projeto de gerenciamento complexo neste Caso Proposto: “Porcini’s Pronto” demonstra a importância em compreender projetos de grande envergadura mesmo projetos complexos e tradicionais, no caso do restaurante italiano de cultura familiar que soube entender que o Gerente de Projetos tem a importância da interação de projetos de complexidade e de incerteza com a intuição de projeção de crescimento assertivo como foi o caso.
	A Porcini´s iniciou suas operações em 1969, tendo como base estrutura familiar em Boston. No decorrer do tempo foram abertos novos restaurantes do grupo, após décadas de operação, o restaurante foi vendido à um novo conglomerado de investidores, que com novos modelos estratégicos e de gestão, expandiram em diversos pontos, novas filiais ao longo do país, aumentando cada vez mais suas receitas e seus lucros mesmo que seus concorrentes estivessem passando por momentos de crise.
O artigo consiste em um projeto que demanda uma gestão fortemente focada nas interfaces dos produtos gerados como: A qualidade do serviço em apenas um dos aspectos deste desafio. Trazendo um potencial de expansão do negócio do restaurante Italiano de sua companhia. O mercado doméstico com serviço completo em restaurante que foi destacando através de ambientes diferente, serviço qualificado e funcionários habilidosos havendo um crescimento de serviços com ajuda de profissionais especialistas, fez com que ocorresse uma evolução comercial através de ideias de Alessio. Podendo assim investir em novos ambientes para a evolução do restaurante “Porcini Pronto” onde sempre focado em Habilidades de funcionários e qualidade de serviço, fazendo um comercio simples que se tornou um empreendimento de marca de referência.
Sabendo da complexidade de se ingressar em um nicho mercado até então inexplorado e com diferentes variáveis internas e externas, controláveis e não controláveis, o grupo de projetos apoiou-se em três pontos importantes dentro de um modelo de negócios rentável:prestação de serviços com excelência através do investimento em equipes de mão-de-obra, qualidade da alimentação e rapidez no atendimento.
Para se cumprir as metas do projeto buscou integrar a experiência de consultores especializados neste tipo de negócio aos membros da equipe de projeto, a implementação de equipes de grupo focal para avaliação do mercado consumidor e a determinação de Equipes Pioneiras para treinamento e disseminação da cultura da empresa aos novos colaboradores. A multidisciplinariedade dos membros da equipe (chefe de cozinha, equipe de marketing, consultor imobiliário, equipe de Gestão de Pessoas e equipe de operações) determinou o sucesso da implantação do negócio.
Diante disso, podemos concluir que os riscos são muitos altos para projetos desta magnitude, que possuem diversas variáveis, demandando um alto grau de multidisciplinariedade, longa duração, diversidade de informações e faz-se necessário equipes qualificadas e competentes, sendo um modelo de gestão robusto e detalhado. O gerenciamento de projetos complexos sofre influência, principalmente, de diversos fatores externos e isso demanda experiência e análise do ambiente situacional, seja de mercado de consumo, políticas, regulações etc. Algumas questões podem exigir consulta com especialistas e aval da direção executiva. O gerente de projetos deve atenta-se a todas as áreas de gestão. A comunicação em especial para grandes projetos, torna-se mais difícil, que pode influenciar diretamente em diversas partes as fases do projeto, que podem ser no gerenciamento de aquisição, custos, na integração e escopo, os riscos precisam ser mitigados periodicamente e ter planos de ações, para eliminá-los, controlar ou minimizar os impactos.
LOCAL: Acervo Estácio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HESKETT, James L.; Luecke, Richard. Porcini´s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem o tempo de espera. Harvard Business School, 2007.
�

Outros materiais