A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
04. ENTES DE COOPERAÇÃO

Pré-visualização | Página 2 de 2

determinada pesquisa do interesse da Administração, etc.
	O instrumento que dá o vínculo jurídico entre a OSCIP e a Administração Pública é um TERMO DE PARCERIA. A doutrina ressalva que a natureza deste termo é de contrato. 
Há um projeto com plano de modernização da administração que é feito de acordo com os recursos públicos existentes para a Administração. Mas, não há utilização de recursos orçamentários, possuindo ela uma condição mais confortável, com menos controle.
Há em tese um controle de qualidade. A OSCIP deverá existir há pelo menos um ano no mercado, com experiência na atividade para o qual será vinculada. É uma pessoa privada, sem ingerência de administradores públicos como ocorre nas OS (organizações sociais). 
É uma empresa privada, que está no ramo da atividade de que necessita o Estado, e com este último firmará a parceria de acordo com um plano de modernização.
A OSCIP foi utilizada como forma de burla ao concurso público, estreitando relações da Administração Pública com empregados de empresas privadas para serviços que necessitavam de servidores públicos aprovados por concurso público. Ministério do Trabalho apertou a utilização deste instrumento de burla ao sistema do serviço público e dos concursos.