Buscar

FICHAMENTO PAULO FREIRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7) Os principais conceitos são:
Educação transformadora- educação para a democracia pela participação de todos, calcada no homem livre, racional, capaz de promover mudanças através do consenso entre grupos e classes sociais, por meio de reformas historico-culturais, ou seja, no pensar a realidade do trabalho humano como uma obra de cultura, um ato cultural.
Educação crítica- é orientada para a tomada de decisões e o exercício da prática de uma responsabilidade social e política. Modificando-se assim, a própria relação entre professor e aluno.
Ação educativa- é permeada pelo desejo incessante que aguça a curiosidade, que traz a dinâmica de aprender com significado, em que o educador saiba o que vai ensinar e, portanto, estimula o aluno a perguntar, a conhecer.
Processo educacional- é um dos meios de lutas para transformações sociais, propõe a busca de uma educação denunciante da opressão e anunciante da liberdade, indignando-se, mas, sobretudo construindo-se pela pedagogia da autonomia, que se faz pelo respeito à cultura do aluno, à valorização do conhecimento que o educando traz, articulando conhecimentos coletivos ao saber popular e crítico, científico, na relação com o mundo.
8) As Principais ideias do texto:
O texto aborda os conceitos de educação em Paulo freire onde ele acredita em uma escola que não se aprende apenas conteúdos programáticos, mas onde o aluno ou aluna possa tomar decisões e seja capaz de discernir o certo e o errado, não ser uma pessoa alienada e também saber respeitar as diferentes culturas e costumes do próximo. Paulo Freire aposta em uma escola onde todos participem, não só os alunos mas também as pessoas que rodeiam a comunidade onde eles estão inseridos, a partir de projetos, oficinas e ações que tenham como objetivo agregar mais conhecimento. A escola, portanto, é um local onde todos podem ter acesso e assim adquirir conhecimentos, que tanto o professor como o aluno ensinam um para o outro no seu dia-a-dia. Ele acredita que o professor não é o detentor de todo o saber que o educando também tem conhecimento a ser compartilhado. 
9) Reflexão crítica
 As ideias de Paulo Freire são muito inovadoras para o estilo de educação que temos nos nossos dias por mais que as ideias sejam antigas muitas pessoas ainda não conseguem enxergar isso na prática. Mas na minha opinião essa ideia é completamente possível criar uma escola onde todos façam parte onde não haja um detentor de todo o saber, onde todos possam aprender juntos, mas isso não ocorre nos dias de hoje, pela falta de capacitação dos profissionais que abracem essa ideia, entretanto muitos dos profissionais que adotam essa prática e chegam nos seus locais de trabalho não conseguem colocar em pratica por conta do sistema já implantado dentro das escolas, então aquele professor que chegou com tantas ideias e possibilidades para aquela escola acaba sendo podado pelo sistema escolar. E isso também pode gerar a frustação do mesmo o que acaba acarretando em um problema muito grave que é o educador que trabalha sem desejo de ensinar. Então para que isso desse certo, teríamos que ter as pessoas certas que acreditem no método de Paulo freire que é como todas as escolas deveriam ser, temos que preparar os alunos para a vida não apenas para uma prova ou vestibular, temos que lhe dar cultura, arte, conhecimento de todas as formas possíveis não aquele conhecimento engessado que nos vemos, que eu como educanda ainda vejo dentro da própria universidade.
Como é possível desenvolver a ação educativa em escolas, segundo Paulo Freire?
Quais as barreiras encontradas na educação e de que forma elas podem ser quebradas para o desenvolvimento da educação libertadora?

Outros materiais