Buscar

Teoria Tridimensional do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Tridimensional do Direito 
Direito + realidade social + valores (moral)
Fato Social + Norma + Valor
*Direito se origina de um fato social.
-Mundo do ser: realidade social.
-Mundo do Dever-ser: modelo social almejado.
Visão tridimensional: equilíbrio -> interação real de fato, norma e valor, numa dinâmica processual de mútua implicação.
-Valores: se desenvolvem de relações históricas concretas, mas não se esgotam numa identidade de origem e fins com a própria realidade social pois são inexauríveis .
-Portanto: ao fato social se atribui um valor, o qual se traduz numa norma.
As normas jurídicas não resultam da mera vontade do legislador! Há um processo de formação a partir da junção de um complexo de valores com um complexo fático.
Para Reale o fenômeno jurídico se apresenta como um fenômeno cultural, e a integração de fato, , Valor e norma é a expressão maior desse culturalismo que se distancia de tecnicismo, mas não reduz o direito a uma sociologia, nem e uma filosofia moral.
LINDB
Art. 2o  Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
Art. 3o  Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.
Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
Art. 5o  Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.
Normas Morais
Normas morais são atitudes e ações que realizamos baseados em preceitos que dizem respeito a nós mesmos. Ou seja, são frutos da educação, orientação que recebemos da família e do ambiente onde vivemos. São preceitos assimilados interiormente como o que deve orientar uma vida de bem. O sujeito moral é aquele que ao responder a pergunta “como devo viver?”, o faz com a intensão de que a sua resposta tenha validade universal e possa ser seguida por todos.
A norma moral é resultado da coação interna. Ela advém da consciência.
Normas Jurídicas
Normas Jurídicas são normas resultantes do direito, da aplicação de leis feitas com o intuito de regular a vida na sociedade. As normas jurídicas não precisam de adesão interna, bastando apenas que sejam cumpridas. São resultado de uma coação externa. Independente de as aceitarmos ou não, devemos obedecê-las sob o risco da punição da autoridade. Tanto as normas morais quanto as normas jurídicas podem sofrer desvios. Quando as normas instituídas pelo Estado (jurídicas), não correspondem aos interesses da sociedade, as pessoas sentem-se oprimidas pelas leis. Por outro lado, quando os indivíduos negam as normas morais estabelecidas e criam a sua moral particular, caem no individualismo. Os individualistas não levam em consideração o bem comum da sociedade. Esquecem que o 0homem não é um ser solitário mas que convive com os outros, e que tem não só direitos mas também deveres.
Direito Costumeiro
Definição: "O Direito Costumeiro pode ser definido como um conjunto de normas de conduta social, criadas espontaneamente pelo povo, através do uso reiterado, uniforme e que gera a certeza de obrigatoriedade, reconhecidas e impostas pelo Estado”. 
Em relação ao estudo do costume como fonte do Direito, destaca-se a chamada Direito. Pressupunha o costume como a fonte mais importante do Direito. Para seus jusfilósofos, as normas jurídicas são  produto de uma evolução histórica, e suas bases alicerçadas nos costumes e nas crenças sociais.
Direito Publico
Relação entre dois sujeitos, em que um deles (a entidade pública) está numa posição de supremacia perante o outro, em virtude de se encontrar no exercício de poderes públicos.
Direito Privado
Conjunto de relações entre sujeitos em igualdade de posição.

Outros materiais