Buscar

Discursiva nota 100 Fundamentos Históricos da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o excerto de texto a seguir:
“A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: Aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. p. 143,144. 
Considerando o fragmento de texto apresentado acima e os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, apresente as características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil no século XIX.
Nota: 50.0
	O Ensino Normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas, a partir do século XIX, a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão; em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária. “No entanto. somente a partir da República. esse tipo de formação se fortaleceu. O ensino normal para formação de professores estava entre os cursos originalmente voltados para alunos do sexo masculino, somente ao final do século XIX a formação feminina se tornou mais comum. Segundo Xavier Ribeiro e Noronha (1994), em 1860, eram somente seis as escolas normais no país, em parte devido aos poucos atrativos da profissão de professor: ‘Os ordenados eram baixos e a estabilidade precária face às disputas políticas regionais que marcaram todo o Período Imperial’ e a expansão do Ensino Normal foi limitada ‘não apenas devido à falta de professores mas especialmente à ausência de alunos' [...], o que levava à extinção de muitos desses cursos" (livro-base, p.104).
Resposta: Em 1835 foi criada a primeira escola normal no Brasil, o ensino normal estava entre os primeiros cursos tecnicos profissionalizantes, criado com o intuíto de preparar futuros mestres no dominio teórico prático do método monitorial-mútuo. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso acontecia graças aos pucos atrativos da profissão docente, porque os salários eram baixos e a estabilidade precária face as disputas políticas regionais que marcaram todo o período imperial A expansão do ensino normal foi limitada não só pela falta de professores, mas principalmente pela auseência de alunos. Os professores não tinham uma preparação adequada e as instituições eram rudimentares, o que levou a extinção de muitos cursos.
Questão 2/2 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:AGUIAR, Lilian. Educação na Idade Média. <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
Nota: 50.0
	O aluno deve descrever pelo menos três das características elencadas a seguir: 
1. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. 2. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. 3. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica (livro-base, p. 52-58). 4. As escolas elementares tiveram significativa expansão. 5. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral, e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características do método escolástico era a de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (livro-base, p. 53-60). A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades. Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra. A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias (livro-base, p. 56).
Resposta: 1- A educação na idade média era pautada na formação do homem de fé; 2- A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico; 3- Os livros, referências e obras da cultura greco-roamana foram controladas por muito tempo pela igreja católica; 4-A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos; 5-As escolas elementares tiveram significativa expansão.

Continue navegando