Buscar

APOL 2 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2 – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Questão 1/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html>. Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
	
	B
	Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
	
	C
	O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
	
	D
	Os jesuítas, ao propor e utilizar o Ratio Studiorium, defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
	
	E
	As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais e se distanciavam de obrigações religiosas.
	Questão 2/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Analise o extrato de texto a seguir:
“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para os debates e elaboração das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 66. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama educacional no século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(V) No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização.
(V) A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade, do país e de sua população.
(V) Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.
(F) A educação, nesse período, era considerada homogênea, e a escola era considerava como instituição seletiva.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – V
	
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o seguinte excerto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12/ jul. 15. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Período Medieval, analise as afirmativas a seguir: 
I – As escolas elementares tiveram significativa expansão na Baixa Idade Média.
II – Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
III – A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
IV – As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
	
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006, p. 469.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, a reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O marquês de Pombal se inspirou no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
	
	B
	A educação no período pombalino manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliaram o Estado à Companhia de Jesus.
	
	C
	A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursos humanos e materiais, o que se comprovava pelo alto número de professores.
	
	D
	A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
	
	E
	A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
	
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 1, p. 77-98, jan. 2007, pp. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação, a partir do século XVIII, impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
	
	B
	A maior atuação na instrução elementar pelos Estados a partir do século XVIII considerou desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
	
	C
	Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
	
	D
	A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
	
	E
	O investimento estatal
na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando