Buscar

MATÉRIA (PG - REPARO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REPARO
REPARO É O PROCESSO DE REPOSIÇÃO DO TECIDO DESTRUIDO QUE ATINGE O SEU MAIS ALTO GRAU QUANDO OCORRE A ELIMINAÇÃO DO AGENTE INFLAMATÓRIO.
O REPARO PODE ACONTECER SOB DUAS FORMAS, DEPENDENDO DO GRAU DE DESTRUIÇÃO DO TECIDO E DOS TIPOS CELULARES QUE O COMPOEM.
REGENERAÇÃO É O REPARO DO TECIDO LESADO ATRAVÉS DE PROLIFERAÇÕES DE CÉLULAS IDÊNTICAS A DO PERDIDO.EX:REGENERAÇÃO TECIDUAL NAS QUEIMADURAS SUPERFICIAIS DA PELE.
CICATRIZAÇÃO É O REPARO DO TECIDO LESADO ATRAVÉS DA PROLIFERAÇÃO DE UM TECIDO CONJUNTIVO FIBROSO(PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTOS) PARA SUBSTITUIR AS CÉLULAS DESTRUIDAS. EX:CICATRZAÇÃO TECIDUAL NAS QUEIMADURAS PROFUNDAS DA PELE.
A RENERAÇÃO SE REALIZA EM TECIDOS ONDE EXISTEM CÉLULAS LÁBEIS OU ESTÁVEIS, ISTO É, CÉLULAS QUE DETÊM A CAPACIDADE DE SE REGENERAR.
 ALÉM DESSA CONDIÇÃO, A RESTITUIÇÃO COMPLETA SÓ OCORRE SE EXISTIR UM SUPORTE, UM TECIDO DE SUSTENTAÇÃO SUBJACENTE AO LOCAL COMPROMETIDO.
 ESSE TECIDO É O RESPONSÁVEL PELA IRRIGAÇÃO E NUTRIÇÃO LOCAL, FATORES ESSENCIAIS PARA QUE OCORRA A REGENERAÇÃO.
Diante de grandes destruições teciduais, que ultrapassam os limites da oregeneraçã, ou perante a destruição de células permanentes, a reposição tecidual é feita às custas da proliferação de células menos diferenciadas, como é o caso das pertencentes ao tecido conjuntivo. Dá-se início, então, ao processo de cicatrização. 
 "Reposição de tecido destruído por tecido conjuntivo fibroso”
1.FASE DE DEMOLIÇÃO
	Após 24-72h, os neutrófilos são progressivamente substituídos por macrófagos . Estes promovem a digestão do tecido morto, do agente agressor e do coágulo. A fibrina e crosta composta de soro e hemácias, mantém o tecido úmido, num ambiente favorável à reparação.
2. FASE DE CRESCIMENTO DO TECIDO DE GRANULAÇÃO
	Proliferação de fibroblastos e de células endoteliais dos capilares vizinhos à zona agredida. Essas células formam pequenos brotos endoteliais que crescem e penetram na zona agredida, onde se canalizam, anastomosam-se a outros brotos, constituindo alças capilares. Este sistema vascular neoformado apresenta aumento de permeabilidade nas suas novas junções capilares, com grande saída de elementos sanguíneos, água, eletrólitos e proteínas. Fibroblastos acompanham o tecido endotelial, migrando para essa nova matriz tecidual e secretando fibras colágenas.
3. FASE DE MATURAÇÃO OU FIBROPLASIA
	Ocorre proliferação de fibroblastos e deposição de colágeno, que comprime os capilares neoformados, diminuindo a vascularização. A pressão contínua do colágeno e sua retração conduzem à contração da cicatriz. Ao final, tem-se, com a colagenização, uma cicatriz acelular relativamente clara, que pode atenuar ou mesmo desaparecer clinicamente.
GRANDE REAÇÃO INFLAMATÓRIA
 - MAIOR QUANTIDADE DE RESTOS NECRÓTICOS E BACTÉRIAS A SER 
 REMOVIDA.
MAIOR TEMPO DE CICATRIZAÇÃO
GRANDE QUANTIDADE DE TECIDO DE GRANULAÇÃO
A MAIOR DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE OS TIPOS DE CICATRIZAÇÃO É A CONTRAÇÃO DA FERIDA .
FATORES QUE ALTERAM A CICATRIZAÇÀO
INFECÇÃO
FATORES MECÂNICOS
CORPOS ESTRANHOS
LOCALIZAÇÃO
NUTRIÇÃO(DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C)
DIABETES MELLITUS
SUPRIMENTO SANGUÍNEO INADEQUADO
A CICATRIZAÇÃO DAS FERIDAS É UM PROCESSO DINÂMICO, QUE SE INICIA COM UM PROCESSO INFLAMATÓRIO , SEGIDA POR UM ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE TECIDO DE GRANULAÇÃO , ACOMPANHADA DE UMA REMODELAGEM TECIDUAL E FORMAÇÃO DE CICATRIZ.

Continue navegando