Buscar

avaliando aprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201402899238)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, assinale a correta.
		
	
	Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o tribunal competente.
	 
	Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
	
	Nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá proceder a inquérito a requerimento de qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal.
	
	A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402428095)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Joaquim está sendo investigado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Por meio de testemunhas, a autoridade policial tomou conhecimento de que, em sua residência, constam provas da autoria do crime, tais como dinheiro, registros contábeis e transferências bancárias. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
		
	 
	Caso Joaquim permita que a autoridade policial entre em sua residência, a diligência poderá ser efetuada durante o dia ou à noite, com ou sem mandado judicial.
	
	A autoridade policial pode realizar imediatamente a busca e apreensão, visto que, quando realiza a diligência pessoalmente, não necessita de mandado judicial.
	
	Ainda que Joaquim, durante a busca e apreensão, se negue terminantemente a abrir gavetas, sob o argumento de que tenha perdido as chaves, os policiais não poderão arrombá-las; caso o façam, estará caracterizado abuso de autoridade, independentemente da existência de mandado judicial.
	
	Cartas particulares são violáveis em qualquer hipótese por se tratarem de indícios da prática de crime.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402997627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir das normas que regem a presunção de inocência no direito processual penal brasileiro, pode-se afirmar que seus efeitos se projetam até:
		
	
	O alcance temporal do princípio da presunção de inocência pode ser mais ou menos amplo a depender da gravidade da infração penal imputada ao réu
	
	A decisão condenatória proferida em primeiro grau de jurisdição
	
	A decisão condenatória proferida ou confirmada em segundo grau de jurisdição
	
	A decisão condenatória proferida por um órgão jurisdicional colegiado
	 
	A decisão condenatória proferida ou confirmada em qualquer grau de jurisdição, desde que transitada em julgado
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402387153)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta
		
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402963422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta: I. A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior, vigendo em regra o princípio da atividade. II. A lei processual penal não admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, tendo em vista a natureza e consequências da aplicação do direito penal na prática. III. O princípio do devido processo legal consiste no direito de não ser privado da liberdade e de seus bens, sem a garantia que supõe a tramitação de um processo desenvolvido na forma que estabelece a lei. IV. O princípio do juiz natural pressupõe a existência de um órgão julgador técnico e isento, com competência pré-estabelecida, de modo a impedir que ocorra julgamento arbitrário ou de exceção.
		
	
	Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições I, III estão corretas.
	 
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	Todas as proposições estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais