Buscar

2 CONJUNTO DE AULAS DE CULTURA RELIGIOSA PUC 2012

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
CULTURA 
RELIGIOSA
*
*
*
Cultura
1. Dois significados Básicos:
O primeiro e mais antigo> a formação de um homem.
O segundo, o que indica o produto da formação do homem, isto é, o conjunto dos seus modos de viver e pensar.
*
*
*
Cultura
2. A passagem do primeiro para o segundo significado: 
Ocorre no sec. XVIII, por obra da filosofia iluminista. 
Na expressão de Kant, filósofo iluminista> “A produção em um ser racional, da capacidade de escolher, os próprios fins em geral é a cultura”. Como fim a cultura é produto.
Na mesma Linha de pensamento Hegel> “O povo faz progressos em si, tem o seu desenvolvimento e o crepúsculo... O que se encontra aqui é o conceito de cultura”.
*
*
*
Cultura 
3. Cultura como formação pessoal: 
No sentido de formação humana pessoal, o termo cultura corresponde à palavra Grega PAIDÉIA E À PALAVRA LATINA HUMANITAS.
Paidéia e humanitas significam a educação do homem como tal, isto é, a educação devida àquelas boas artes próprias só do homem e que o diferencia de todos os outros animais. 
Aqui no sentido Grego ou Latino, cultura significa a procura e a realização que o homem faz de si, isto é, da verdadeira natureza humana.
*
*
*
Cultura
Sendo assim, para os Gregos em primeiro lugar, o homem não pode se realizar como tal senão através do conhecimento de si do seu mundo. 
Em segundo lugar, o homem não pode se realizar como tal senão na vida em sociedade, na polis, basta ler a República de Platão, ou a política de Aristóteles. 
*
*
*
Cultura
4. Limites desse conceito de cultura:
Primeiro> excluía toda atividade infra humana. Ex. trabalho manual, que vinha indicado pelo termo banausia. Atividade que não acrescenta nada,nenhum enriquecimento ao ser humano. 
*
*
*
Cultura
Segundo> Excluía também toda atividade ultra humana. Atividades voltadas para uma vida pós terrena, era naturalista.
Como conclusão, poderíamos dizer que essa concepção viu na vida teórica , inteiramente dada à pesquisa, o fim último da cultura. 
*
*
*
cultura
5. Cultura e passagem medieval: 
A idade média conservou o caráter aristocrático e contemplativo dos gregos, mas modificou a visão naturalista, acrescentando a visão sobrenatural e religiosa. Dar uma formação cultural ao homem era fazer crescer sua formação religiosa. O instrumento principal dessa formação seria a filosofia e a teologia.
*
*
*
Cultura
6. Cultura e renascimento: 
O renascimento vai tentar redescobrir o ideal clássico grego de cultura, fará isso apelando para a visão naturalista.
Conceberá a cultura como a formação do homem no seu mundo, isto é, como aquela formação que permite ao homem viver da forma melhor e mais perfeita no seu mundo.
Vai alterar igualmente o caráter contemplativo do ideal clássico de cultura, insistindo no caráter prático, ativo da sabedoria. 
*
*
*
Cultura
Desse ponto de vista a vida ativa já não é estranha ao ideal de cultura, o trabalho passa a ser encarado como algo também cultural, e não simplesmente como algo servil e utilitário. 
Mas o renascimento mantém o seu caráter aristocrático de cultura, como algo que pertence a poucos. 
*
*
*
Cultura
7. Cultura e iluminismo: 
Primeiro a tentar eliminar o caráter aristocrático do conceito de cultura.
Fez isso primeiro estendendo uma crítica racional, e tudo que não passasse por esse crivo não seria credível.
Em segundo propôs a difusão da cultura para toda a sociedade e não só para os doutos, pois seria ela a renovar a sociedade e o indivíduo. Ex. A enciclopédia francesa - cultura universalizada. 
*
*
*
Cultura
Ser culto nessa nova concepção já não era mais somente conhecer as artes clássicas, mas conhecer as ciências modernas, matemática, física e etc.
O conceito de cultura passou a significar enciclopedismo, isto é, conhecimento geral e sumário de todos os domínios do saber. 
*
*
*
Cultura
8. Cultura e crítica ao modelo enciclopedista:
A crítica vai na linha da multiplicação e especificação do saber. Croce dirá: “temos um homem que não tem poucos conhecimentos, mas tem pouco conhecimento”. 
O que houve na cultura foi a redução a um adestramento técnico, obedecendo ao aspecto utilitarístico e pragmático do mundo moderno.
*
*
*
Cultura
Outra consequência foi a separação entre a cultura humanística e a técnica, provocando desequilíbrios na formação do homem.
Na realidade o mundo industrial exigiu o técnico, mas não o humano, sendo que o humano é indispensável para a sustentação de qualquer técnico.
*
*
*
Cultura
10. Cultura como produto da formação humana: 
É usado de maneira especial pelos antropólogos e sociólogos para indicar o conjunto de modos de vida variados, apreendidos e transmitidos de uma geração para outra entre membros de uma sociedade.
*
*
*
Cultura
Nesse significado cultura não é a formação de um indivíduo na sua humanidade ou na sua maturidade espiritual, mas é a formação coletiva de um grupo social.
Daqui se poderia concluir que o destino de uma cultura é a formação de uma civilização.
Sendo assim, a definição antropológica e sociológica de cultura pode ser resumida nos seguintes termos: “A cultura é um sistema historicamente derivado de projetos de vida explícitos e implícitos que tendem a ser partilhados por todos os membros de um grupo”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais