Buscar

Av1 e Av2 Ética, Política e Sociedade

Prévia do material em texto

1)
Imagine, hipoteticamente, que existissem políticos capazes de desviar verbas destinadas aos mais necessitados: idosos, doentes e crianças; e que as usassem em benefício próprio, apesar das boas condições de vida que já desfrutam.
No caso supramencionado, a atitude dos políticos corruptos poderia ser definida como:
Alternativas:
a) De acordo com a ética utilitarista que defende que o papel da ética é proporcionar a maior felicidade possível ao maior número possível de pessoas.
b) Condenável, do ponto de vista moral, pois se trata de apropriação de um valor destinado ao bem comum.
c) Visto que a sociedade brasileira pactua com a lei que apregoa ser importante levar vantagem em tudo, tal atitude seria moralmente aceita.
d) Moralmente reprovável por não fazer com os seus eleitores a partilha das verbas desviadas.
e) De acordo com a ética da responsabilidade que defende que o papel da ética é proporcionar a  felicidade possível ao maior número possível de pessoas.
2)
Com base no relato dos sobreviventes do Andes, fato ocorrido em outubro de 1972, podemos refletir acerca da moralidade contida em atos que, aparentemente talvez, poderiam ser classificados como imorais, haja vista que não encontram respaldo em costumes aceitos pela sociedade, tal como, no fato em questão, o canibalismo.
A atitude dos sobreviventes do Andes pode ser classificada como:
Alternativas:
a) Imoral e condenável por tratar-se de prática de canibalismo sem motivo aparente.
b) Amoral, pois devido aos efeitos da fome os sobreviventes perderam os referenciais de moralidade.
c) Imoral, não recomendável, mas também não condenável por tratar-se de canibalismo com fins de sobrevivência.
d) Exemplarmente moral em função dos sobreviventes agirem sem nenhum parâmetro.
e) Totalmente condenável por se tratar de um comportamento que fere a dignidade humana.
3)
É muito comum, em nosso dia-a-dia, usarmos as palavras "ética" e "moral" como sendo sinônimas, contudo, os estudiosos dessas áreas apresentam distinções entre as mesmas.
Com base no enunciado acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A base da ética são os costumes e tradições impostas pela classe dominante, os detentores do poder político e/ou econômico.
b) Tanto a ética quanto a moral visam o bem viver em sociedade e defendem que todas as pessoas devem ter um papel coletivo.
c) A ética acontece quando sigo os ditames da minha consciência e a moral ocorre quando aceito aquilo que a sociedade me apresenta.
d) A moral tem a ver com as leis e costumes de uma determinada sociedade e a ética tem a ver com reflexão crítica acerca destas leis e costumes.
e) A moral  é um conjunto de valores que norteiam as escolhas na esfera da ética.
4)
Através do Mito de Édipo, escrito por Sófocles, nos é possível refletir sobre a questão da liberdade e do determinismo, o qual aparece no relato como destino. Édipo, assassino do próprio pai, casa-se com a mãe, porém seus atos foram todos cometidos involuntariamente, por ser vítima do destino. Na época acreditava-se que nem homens, tampouco os deuses, estavam livres do destino.
Acerca da questão de liberdade e destino, segundo Sócrates, podemos afirmar que:
Alternativas:
a) O único homem livre é o cidadão, ou seja, aquele que pertence a uma pólis, pois é no espaço público que a liberdade se constitui.
b) A pré-condição para mudar o próprio destino é aceita-lo de bom grado.
c) Embora os homens estejam presos ao destino, os deuses têm o poder de mudá-lo, caso assim o queiram.
d) A liberdade total exige a aceitação pacífica e consciente do destino e a adequação de nossas escolhas ao que for de antemão determinado.
e) Os homens estão presos ao destino e nem os Deuses poderão mudá-lo.
5)
A moralidade pode ser compreendida como um conjunto de regras aceitas por um determinado grupo, o qual define suas escolhas fundamentadas em três dimensões.
As dimensões referidas acima são:
Alternativas:
a) O que quero, o que me agrada e o que pratico.
b) O que ganho, o que desfruto e o que me alegra.
c) O que posso, o que me apraz e o que espero.
d) O que posso, o que quero e o que devo.
e) O que desejo, o que tenho e o que posso ter.
AV2
1)
A Filosofia Moderna refletiu muito acerca da moralidade colocando-se a questão da diferenciação entre autonomia e heteronomia moral.
Considere:
I – Heteronomia é quando alguém concebe o que julga ser correto, com base na opinião alheia, ou age baseado na vontade de alguém que não seja ele próprio.
II – Heteronomia significa etimologicamente "seguir uma norma, ou lei, estabelecida por outro".
III – Autônomo é quem age de acordo com os preceitos próprios, ou seja, segundo o que é determinado por sua consciência moral.
IV – Ninguém é autônomo, pois a sociedade sempre nos obriga a fazer aquilo que a classe dominante elege como valor.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III e IV.
d) I e IV
e) II e IV
2)
"– Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?". (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Considere:
I – O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
II – O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
III – No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
IV – É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) Somente I e II
3)
Leia a seguir um trecho do livro VII da República, onde Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna e a seguir e responda à questão.
"Logo que alguém soltasse um dos prisioneiros da caverna, e o forçasse a endireitar-se de repente, a voltar o pescoço para a entrada, a andar e a olhar para a luz; ao fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objetos cujas sombras via outrora. Que julgas tu que ele diria, se alguém lhe afirmasse que até então ele só vira coisas vãs, ao passo que agora estava mais perto da realidade e só agora veria de verdade, ao voltar-se para objetos mais reais? E se ainda, mostrando-lhe cada um desses objetos que passavam, o forçassem com perguntas a dizer o que era? Não te parece que ele se veria em dificuldade e suporia que os objetos vistos outrora eram mais reais do que os que agora lhe mostravam?". (PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p. 318-319.)
Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.
I. O fundo da caverna, onde as sombras são projetadas, corresponde ao mundo inteligível, e representa o conhecimento do verdadeiro ser.
II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.
III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigoscompanheiros.
IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II e III são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente II e IV estão corretas
4)
Sócrates é considerado um marco tão grande na história da filosofia que acabou por merecer o título de "pai da filosofia". Também recebeu, em função do modo ético como conduziu a sua vida, o título de "pai da ética".
Acerca da ética socrática, considere:
I – Classifica como éticas apenas as atitudes tomadas com base na razão e nas escolhas livres.
II – Concorda com os sofistas que a felicidade depende de poder, prazer e riquezas.
III – Privilegia os bons sentimentos e as boas inclinações inatas nas pessoas.
IV – Virtudes como prudência, justiça e tolerância dependem do conhecimento que delas temos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) I e III
5)
Ao tratar da questão de autonomia e heteronomia moral, Platão se vale de um mito amplamente conhecido naquela época: o mito do Anel de Giges, o qual sustenta que se acaso nossos atos reprováveis nunca fossem descobertos, nós os realizaríamos sem constrangimentos.
De acordo com o exposto no mito supracitado, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) A Trindade Divina vê todos os nossos atos, por isso jamais devemos agir pecaminosamente.
b) Age corretamente aquele que tem consciência do certo e do errado, independentemente de estar ou não sendo observado.
c) Muitas vezes podemos estar agindo corretamente, apenas porque estamos sendo vistos.
d) Se, por acaso, tivéssemos certeza que nossos atos reprováveis jamais seriam descobertos, talvez viéssemos a praticá-los sem remorsos.
e) Age de tal forma que o teu agir se transforme em Lei Universal.

Continue navegando