Buscar

Ed. Infantil 1 Template Relatório Final 2017.02 (47)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

19
CENTRO DE 
EDUCAÇÃO
 A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
nome do
 ALUNO
ATONIA MACIANA SABINO DA SILVA - RA: 3065189924
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CUURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
São Paulo
2017
nome do
 aluno
ATONIA MACIANA SABINO DA SILVA - RA: 3065189924
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CUURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
.
 
 
Relatório 
apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o
 aproveitamento da disciplina Estágio
 Curricular
 
na Educação Infantil
, do Curso d
e
 
Pedagogia
.
Docente supervisor
: Prof.
 
Docente supervisor
 Prof.
 
 
Ma. Renata de Souza França Bastos de Almeida e Ma. Lilian Amaral de Souza
Tutor presencial:
 Prof.
 Rodolfo Francisco
São Paulo
201
7SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	5
2	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	6
3	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	7
4	PLANOS DE AULA	13
5	DIÁRIO DAS REGÊNCIAS	17
CONSIDERAÇÕES FINAIS	18
REFERÊNCIAS	19
INTRODUÇÃO 
O presente relatório das atividades do estágio curricular, na educação infantil, que é o requisito parcial para o aproveitamento da disciplina estagio curricular na Educação infantil para o 4 semestre do curso de pedagogia, nos trará uma sinopse da experiência vivenciada pelo o acadêmico em questão. Supervisionado na Educação infantil tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma prévia da pratica docente vindoura, através da observação e regência que este fará. Através da observação do cotidiano Escolar, o docente tem a oportunidade de refletir e relacionar a prática pedagógica de seus futuros colegas de profissão e as teorias já estudadas, transformando sua práxis e evoluindo enquanto profissional, haja vista que há estratégia propostas pelo estágio ao acadêmico para que este busque uma prática docente realmente significativa. O estágio foi realizado na instituição Municipal. Emei Bombeiro Jose Robson Costa de Araújo, da Prefeitura Municipal de São Paulo na zona norte, no período da manhã com a carga de 100 hora, sendo 52 horas em campo. O estágio foi concretizado no infantil II 6 A, as datas foram de 25/08/2017 a 28/09/2017.Este relatório traz em sua composição a descrição das atividades realizadas pelo acadêmico, na relação entre docente e educação, além de suas observações sobre a estrutura física e administrativo da instituição e sua impressão de forma global A instituição educacional em questão. A Educação infantil vem recebendo o devido valor nas ultimas decadas, onde estudiosos renomados como Piaget, Vygotsky e Wallon (Pellet Rosato 2014). Vem comprovando que é nessa faze que o indivíduo aprende habilidades básicas para a formação de outras mais complexas, coordenação motora grossa e fina. A habilidade desenvolvida nas brincadeiras faz-de-conta45ou jogo simbólica, que “dirige-se a umas atividades mais complexas e construtiva para adaptação real’’ (Ferronato,20015p.7) e uma habilidade previa importantíssima que e trabalhada na educação infantil. Uma criança alfabetizaria com mais dificuldade por não ter desenvolvido a capacidade de atribuir significado abstrato a um signo/objeto. Por este prisma a educação infantil passa a adquirir uma nova dimensão e por esse motivo e latente a necessidade de uma reflexão do cotidiano escola, que incentive autonomia politizada que construa conhecimento e que este seja significado.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O desenvolvimento do estágio supervisionado em educação infantil, foi realizado na instituição de Ensino Municipal, Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro, Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barro s.n. São Paulo zona norte, tendo como orientadora a professora, Fabiana Cristina Magri Vieira. A escola trabalha com alunos entre 4 e 5 anos de idade, infantil I e II, em dois turnos manhã e tarde, das 7:00 as 17: 00h.Os professores são formados em pedagogia assim como a coordenadora Dirce Neves Gusmão, e o diretor Francisco de Campos Pacheco Neto, existe na escola alunos com inclusão e profissionais da AVE que o ajudam. A professora trabalha com os alunos, o educar o cuidar e o acolher, também desenvolve atividades extracurriculares, possibilitando a construção de conhecimento de forma mais atrativa: jogos pedagógicos, saúde, higiene corporal, leitura e escrita, poesias, cultura enrteoutros mais. Segundo (Peres Gomes ;2000) toda aprendizagem relevante e um processo de diálogo com a realidade natural e social, o qual supõe participação, interação e debate envolvendo professores e alunos entre si. A escola oferece duas refeições, café da manhã e almoço, após o café a professora leva as crianças no parque, depois de brincarem sobem para sala para fazer as atividades propostas pela professora Espaço físico da escola: a sala de aula dos alunos tem armário onde guarda os materiais das crianças, a sala e ampla com bastante espaço para trabalhar, tem Computador, cantinho da leitura e mesa com quatro cadeiras, refeitório, 8 salas de aula, sala da secretaria, sala de diretor. Sala de professores, sala da coordenação, elevador, cozinha, brinquedoteca, parque infantil, quadra coberta e descoberta, banheiros com chuveiros, e adequado para crianças com deficiência, área verde, tvs, dvds, copiadora, retroprojetor, acesso à internet banda larga. O estágio foi realizado no infantil II, início 25 de agosto 2017 a 28 de setembro do mesmo ano, das 7:00 as 11:00h, com o objetivo de vivenciar as práticas docentes aplicadas. Durante o estágio a professora Fabiana Cristina Magri Vieira, estava aplicando um projeto sobre as profissões, no qual os alunos recortaram de jornais e revistas figuras, depois colaram em um quadro, este quadro está exposto na sala.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Emei Municipal, Jose Robson Costa de Araújo Bombeiro situado a Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barros s.n. no bairro jardim cachoeira, São Paulo, zona norte possui uma ótima infraestrutura, está bem localizada perto de um posto de saúde, do hospital geral vila nona cachoeirinha, supermercados transportes públicos, creches, escolas estaduais, padarias, entre outros comércios. A escola fica bem próxima a uma comunidade carente onde esses são beneficiado com o emei bombeiro, a escola trabalha em caráter de dois turnos, sendo manhã e tarde infantil I e II, são dados duas refeições para as crianças café e almoço. Foi orientada pela professora Fabiana Cristina Magri Viera e pela coordenadora Dirce Neves Gusmão e também pelo diretor Francisco de Campos Pacheco Neto, que ali me deram todo o suporte que precisei. A Emei Bombeiro possui: agua de rede pública e filtrada, energia de rede pública, esgoto de rede pública, lixo destinado a coleta periódica, elevador, dois parques infantil acesso à internet, brinquedoteca,8 salas de aulas, vias adequadas para alunos com deficiência, banheiros com chuveiros, salas de: secretaria, diretor, professores, coordenador, cozinha, refeitório, computadores administrativos e também para os alunos. Os funcionários trabalham com maestria para. O estágio foi realizado no infantil II, início 25 de agosto 2017 a 28 de setembro do mesmo ano, das 7:00 as 11:00h, com o objetivo de vivenciar as práticas docentes aplicadas. Durante o estágio a professora Fabiana Cristina Magri Vieira, estava aplicando um projeto sobre as profissões, no qual os alunos recortaram de jornais e revistas figuras, depois colaram em um quadro, este quadro está exposto na sala, por sinal fico muito lindo, ela também trabalhou com eles obras de artes no qual montou um portfólio, ela imprime os desenhos com o nome e os alunos pintam, corta e colam. A professora tem todo o apoio da direção para aplicar suas atividades que são desenvolvidas com muita criatividade, a direção e todos os funcionários agem de maneira criativa e cuidadosa, assegurando os direitos
dos alunos, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394/96.
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Nº 1
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação nº (1, 2, 3...) Instituição: Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro Data:01/092017 a 12/09/2017 local: Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barros s.n. jardim cachoeira São Paulo Hora de início/término da aula:07 ás 11 h Professor (a) regente: Fabiana Cristina Magri Vieira Nível/Ano: Infantil II Estagiário (a): Antônia Maciana Sabino da Silva
Relate, em meia página, sua observação da aula.
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO
a) durante a realização da aula, os alunos estavam organizados:
() individualmente, sendo um atrás do outro. (x) em grupos.
() em duplas. () em trios.
() em outra formação.
b) quais recursos didáticos foram utilizados na aula?
(x) Jogos.
(x) Livros didáticos. (x) Vídeos.
() calculadoras. (x) Lousa e giz.
() Mapas, gráficos...
(x) Livros paradidáticos.
(x) outros recursos.
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco:
() Números e sistemas de numeração. (x) Espaço e forma.
() Grandezas e medidas.
() Tratamento da informação.
d) de modo geral, a aula:
() Partiu do conhecimento dos alunos.
() foi organizada de forma hierarquizada (e: números menores primeiro). () baseou-se apenas em reprodução de exercícios.
() foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções.
(x) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas.
e) quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que:
(x) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.
() Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questiona- lós.
(x) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários.
(x) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas.
() tem conhecimento do Projeto Pedagógico da instituição. (x) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência.
f) durante a aula, os alunos:
(x) demonstraram interesse.
() realizaram com facilidade as atividades propostas. (x) cooperaram entre si.
() respeitaram o professor.
() apresentaram dificuldades para realizar as atividades. () estavam desmotivados.
() com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. () demonstraram outro comportamento/atitude.
g) quanto à avaliação:
() foi realizada pelo professor.
() foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). () houve observação pelo professor.
() ocorreu outra forma de avaliação. (x) não ocorreu avaliação.
h) quanto ao ambiente da instituição:
() Preocupação com a prevenção de acidentes. (x) Acessibilidade para alunos com deficiência.
() Salas de recursos multifuncionais. (x) Atendimento multidisciplinar.
(x) Limpeza.
() Poluição sonora.
() Poluição visual.
Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia ser melhora na escola.
No primeiro dia a professora Fabiana Cristina Magri Vieira, pegou os alunos no pátio, levou para sala de aula organizou os alunos em grupo, para eles brincarem, pois era uma sexta feira dia de levar brinquedos de casa, depois foi hora do lanche, em seguida levou para o parque e por fim voltou para a sala de aula onde os alunos assistiram um desenho que eles mesmos trazem de casa, e a professora faz uma votação para ver qual desenho eles preferem. Sexta feira e o dia esperado por eles, afinal é o dia da ludicidade.
 Pude observar também que todos os profissionais que ali talham são muito atencioso e demonstram domínio em sua área de atuação, a escola cumpre as normas contidas nos direitos das crianças, trabalhando com atividades pedagógicas como o lúdico, jogos, leituras, imagem e som. Os planos de aluas e o calendário escolar estão de acordo, os planos são planejados semanalmente junto com a equipe gestora da Emei Bombeiro, de acordo com faixa etária dos alunos.
2 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Nº 2
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação nº (1, 2, 3...) Instituição: Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro Data:01/092017 a 12/09/2017 local: Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barros s.n. jardim cachoeira São Paulo Hora de início/término da aula:07 ás 11 h Professor (a) regente: Fabiana Cristina Magri Vieira Nível/Ano: Infantil II Estagiário (a): Antônia Maciana Sabino da Silva
Relate, em meia página, sua observação da aula.
Segundo dia de aula, a professora deu uma atividade sobre as letras do alfabeto ela escreve a letra bem grande, junto com as letras um desenho que comece com a inicial da aquela letra pede para as crianças pintar o desenho e contornar a letra depois repeti-las, e passou também o nome das crianças, algumas inclusive já sabe fazer seu próprio nome. Tudo isso com objetivo fazer com que ele aprenda já aprendam o alfabeto.
 A professora tem todo o apoio da equipe gestora da escola, tem também um ótimo planejamento, para que todos os profissionais que ali trabalha desenvolva seu papel com mais autonomia. 
3 diaRIO DAS OBSERVAÇÕES
Nº 3
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação nº (1, 2, 3...) Instituição: Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro Data:01/092017 a 12/09/2017 local: Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barros s.n. jardim cachoeira São Paulo Hora de início/término da aula:07 ás 11 h Professor (a) regente: Fabiana Cristina Magri Vieira Nível/Ano: Infantil II Estagiário (a): Antônia Maciana Sabino da Silva
Relate, em meia página, sua observação da aula.
Pude observar outra atividade que a professora, estava concluindo com sua turma, na qual ela preparou todos os materiais necessário, e explicou para os alunos o que seria para fazer. A atividade foi sobre as profissões que existe no mercado de trabalho, então os alunos recortar o material depois colaram em um painel que fica exposto na sala de aula.
 A intenção da atividade foi desenvolver a coordenação motora das crianças e também despertar a criatividade, eles fizeram com muito prazer.
4 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Nº 4
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação nº (1, 2, 3...) Instituição: Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro Data:01/092017 a 12/09/2017 local: Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barros s.n. jardim cachoeira São Paulo Hora de início/término da aula:07 ás 11 h Professor (a) regente: Fabiana Cristina Magri Vieira Nível/Ano: Infantil II Estagiário (a): Antônia Maciana Sabino da Silva
Relate, em meia página, sua observação da aula.
 Neste dia a professora deu uma atividade com massinha de modelar, os materiais foram, massinha e uns brinquedos, e a criatividade por conta deles, os alunos fizeram comidinha, bonecos, o nome deles e outros mais. O lúdico e um instrumento de ensino-aprendizagem e possui grandes possibilidades, como aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, cultural e social facilitando a construção do conhecimento e a assimilação de conteúdo.
 A professora, Fabiana trabalhou com os alunos através da ludicidade a formação social, conguinitiva e afetiva. 
 
PLANOS DE AULA
Circuito no pátio
Instituição de Ensino Municipal, Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro, Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barro s.n. São Paulo zona norte, tendo como orientadora a professora, Fabiana Cristina Magri Vieira. 
Objetivo (s)
Progredir no domínio das relações espaciais a partir da interpretação e produção gráficas de caminho e trajetos. Antecipar ações concretas por meio da representação de espaços, utilizando linguagem gráfica e verbal, seguir e elaborar instruções
para percorrer os trajetos, utilizando vocabulário adequado.
Conteúdo (s) 
Localização, leitura e interpretação de informação matemática em representação gráfica. Comunicação e reprodução de trajetos considerando elementos de retorno como ponto de referência, considerando relações para frente e para trás, a esquerda e a direita, a direita e o ponto de referência
Ano (s)
Pré-escola
Tempo estimado 
Aproximadamente 5 dias.
Material necessário
Materiais diversos para montar os circuitos no pátio da escola, corda, banco, mesa, cadeiras, etc.
Desenvolvimento
1ª etapa 
As representações espaciais (esquemas, desenhos, mapas) substituem a ação direta sobre o ambiente e a percepção imediata, comunicando informações espaciais. Do ponto de vista didático, o desenho e os problemas próprios da representação plana são um meio ideal para provocar, intencionalmente, o início da conceituação de alguns aspectos do ambiente físico. Eles também são uma possibilidade de iniciar os alunos nos primeiros conhecimentos geométricos.
Percorrer circuitos
Como primeiras atividades, organize no pátio da escola percursos ou labirintos, confeccionados com diferentes materiais: cordas, bancos, mesas, s (você pode utilizá-las para fazer planos inclinados ou pontes), etc.
Convide as crianças percorrerem esse circuito, explorando o espaço de diferentes maneiras: subindo, descendo, agachando-se, arrastando-se, pulando, passando por cima, por baixo, rodeando, equilibrando-se, pulando, passando por pontes e corredores, entrando e saindo de caixas e túneis de diferentes tamanhos, etc.
2ª etapa 
Montar um circuito a partir de ilustrações fornecidas pela professora 
Conforme as crianças se familiarizam com esse tipo de atividade, você pode propor que te ajudem a confeccionar os circuitos. Imaginar possíveis trajetos e diferentes maneiras para percorrê-los é uma forma de antecipar as ações que serão realizadas.
Organize as crianças em grupos de quatro. Entregue para cada grupo uma representação de um circuito que deverão montar. Os desenhos também são meios para a representação de ideias espaciais. Você pode utilizar imagens de livros: Ou desenhar você mesma um esquema do circuito. Veja os exemplos a seguir:
Esquema de um labirinto 
Em um primeiro momento, proponha que as crianças identifiquem e providenciem os materiais necessários para montar o circuito. Depois, proponha que discutam de que maneira irão percorrê-lo e se há indicações suficientes para essa tarefa.
Por fim, leve-os ao pátio para que montem o circuito e o percorram, verificando assim se suas antecipações foram corretas.
É interessante que você proponha esse tipo de situação algumas vezes. Varie o formato e o tipo do percurso e os objetos utilizados.
3ª etapa 
Representar percursos graficamente 
Exponha as representações utilizadas na etapa anterior e proponha que, em grupos, as crianças conversem e analisem as informações disponíveis nessas representações, observando se as informações fornecidas são suficientes. Oriente-os a discutir quais informações faltam, faça perguntas do tipo: o que fazer quando chega ao colchonete? Como indicar que é para passar por baixo da mesa e não por cima? E quando for para passar por cima, como fazemos? Como saber para que lado será preciso virar.
4ª etapa 
Depois, socialize as conversas ocorridas e, junto com as crianças, faça uma lista das informações fundamentais desse tipo de representação. Combine com as crianças a utilização de alguns códigos para representar e orientar os deslocamentos, por exemplo, a utilização de setas e de números indicando a ordem que devem seguir.
5ª etapa
Em outro momento, proponha que, em grupos, as crianças desenhem um circuito que deverá ser percorrido por outro grupo. Oriente-os para que discutam e entrem em acordo sobre a produção final, analisando todos os pontos de vista, relembrando as informações listadas que precisarão aparecer nos desenhos. E elas as crianças produzam desenhos como os seguintes. 
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
Instituição de Ensino Municipal, Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro, Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barro s.n. São Paulo zona norte, tendo como orientadora a professora, Fabiana Cristina Magri Vieira.
No período de regência e de grande importância para o estagiário, pois chegou a hora de colocar a mão na maça literalmente, dando sentido tudo aquilo que foram estudados e observados até o momento. As atividades que propôs para os alunos foi o circuito no pátio no foi explicado tudo para o aluno até a etapa final. E assim com o material em mãos nos dirigimos ao pátio para dar início a primeira etapa, os alunos todos empolgados em colaborar. Já segunda etapa eles demonstraram mais interesse ainda, e muitos curiosos faziam perguntas toda hora, sobre o processo seguinte que era a terceira etapa chegou o grande momento de eles fazerem o trajeto e percorrer os circuitos, alguns tiveram um pouco de dificuldades, mas as maiorias conseguiram ir até o final.
 Já na quarta etapa foi combinado códigos com as crianças, para facilitar o tipo de representação dando mais veracidade a atividade proposta. Por fim a quinta e última etapa, foi montado grupos e solicitado que eles desenhassem um circuito que deveria ser percorrido por outro grupo, sempre os orientando para que discutam entre eles, para que cheguem a produção final. Ressaltando sempre a importância da ludicidade na educação infantil, essas atividades ajudam as crianças na construção de conhecimento, e despertando o trabalho em equipe, fazendo com que eles vivam situação de colaboração. Foi trabalhado nesta atividade, o desenvolvimento físico, motor, emocional, conguinitivo e social. Todo esse trabalho só foi concluído porque tive total apoio da equipe gestora da Emei Bombeiro e muita ajuda da professora Fabiana Cristina Magri Vieira, que me deu todo suporte que precisei para colocar em pratica, meu trabalho.
 A escola possui espaços ótimos para proporcionar estes tipos de atividades, e uma equipe muito participativa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Instituição de Ensino Municipal, Emei Jose Robson Costa de Araújo bombeiro, Rua Monsenhor Paulo Fernandes de Barro s.n. São Paulo zona norte, tendo como orientadora a professora, Fabiana Cristina Magri Vieira. 
O estágio curricular na Educação infantil para o 4 semestre do curso de pedagogia, nos dar a oportunidade de estar, a frente em uma sala de aula na pele do professor literalmente, e através do contato e a pratica propriamente dita que eu futura professora, venho colocar em pratica a teoria, a elaborar um perfil que norteara a pratica. E com esse contato que com a escola e todos os que ali trabalham, que nos adquirimos experiencia, inclusive na atuação em sala de aula.
 Tive também a oportunidade de vivenciar o educador estar intimamente ligado entre o educar e o cuidar, conceito que antigamente não existia, no século anterior era vista como apenas cuidar, conclui que o estágio foi de muita relevância em minha vida, onde absorvi muitos conhecimentos com a pratica, versos teoria, tive ali uma visão do que e aprendido no curso de pedagogia e no dia a dia em sala de aula e constatei também um enorme diferença entre teoria e pratica, segundo Paulo Freire nos diz que uma das qualidades a autoridade e a generosidade, para termos autoridade não precisamos ser mesquinhos e nem malvados e preciso haver um clima de respeito entre professor e aluno. Tenho plena certeza que um ótimo profissional e aquele que se dedica e faz seu trabalho com amor e competência, e foi exatamente isso que que eu vivenciei na escola emei Bombeiro, trabalho em equipe toda em prol do mesmo objetivo, a educação infantil. Eu particularmente não deixei passar nem um detalhe desapercebido, foi muito bom a vivencia de estagiar em uma escola, realmente acrescentou e muito em vida. Procurei trabalhar ali a ludicidade de várias formas para que as atividades dadas fossem prazerosas, que os alunos tivessem interesse em faze-las,
o processo que passei na escola só vai fazer de mim um uma profissional dedicada, levo com migo o modo de como fui bem recebida e orientada pela equipe docente da escola. 
REFERÊNCIAS
ROLIM, Amanda Alencar Machado; GUERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Mônica Mota. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul. Dez. 2008. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2015. VYGOTSKY, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Vygotsky, L. S.; Luria, A. R.; Leontief, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-116.
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Ministério da 
Educação e do Desporto, Secretaria de E educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 
1998. DALLABONA, Sandra R.; MENDES, Sueli M. S. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Disponível em: Acesso em: 4 jun. 2015. GAULKE, Aline G. A relação pedagógica na educação infantil. In: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. ANPED Sul, 2012. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2015. Brinquedoteca: a valorização d o lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Disponível 
Em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/barbaroi/n33/n33a02.pdf >; acesso em 05 out. 
2016. 
 
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes 
Contextos. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 
 
SILVA, Nilson Robson Guedes. Estagio supervisionado em Pedagogia. Campinas, 
SP: Ed. Alínea, 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais