Buscar

Atv.Disc.Legislação

Prévia do material em texto

Danielle Alves da Silva
RA: 8405986505
LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Atividade Discursiva
Atividade apresentada ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Anhanguera.
Sorocaba
2017
Atividade Discursiva
Durante três meses seguidos, o irmão de Roque foi abastecer seu veículo no posto de Juarez e fez pagamentos com cheques. Ocorre que, em nenhum deles, houve a inclusão dos dados no sistema, por parte de Roque. Alguns dias depois, Juarez foi fazer a contabilidade e constatou que, além da não inclusão dos dados no sistema, os cheques foram devolvidos por insuficiência de fundos. Muito abalado, Juarez saiu para almoçar. Antes de chegar ao restaurante, Juarez teve um infarto fulminante e veio a falecer dentro do seu veículo.
A partir da situação descrita, responda de forma fundamentada as seguintes questões:
Caso Roque tivesse agido em combinação com seu irmão, obtendo benefício próprio, e por conta disso a empresa quisesse dispensá-lo por justa causa, em que hipótese deveria tipificar a conduta do empregado?
Resposta:
Com base no artigo 482 da CLT, o empregador caso seja provado, poderá demitir Roque por justa causa, como ato de improbidade, pois o empregado revelou desonestidade, má-fé, visando vantagem para si e para seu irmão.
Caso não tivesse ocorrido a situação-problema com o cheque do irmão de Roque, a partir do falecimento de Juarez, Roque teria direito ao saque do FGTS? Justifique
Resposta:
Existem duas possibilidades, a primeira é: Se a empresa continuar a operar normalmente, então o contrato de Roque permanece inalterado, ou seja, se ele não for demitido não poderá sacar o FGTS.
E a segunda possibilidade é: se as atividades forem cessadas, Roque seria demitido e receberia todas as verbas rescisórias incluindo o direito ao saque do FGTS como se fosse demitido sem justa causa.

Continue navegando