Buscar

APOL 1 Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1 Gestão Empresarial 
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5
O imaginário popular, no passado, colocou em foco a figura do profissional persuasivo: aquele capaz de vender uma geladeira a um esquimó; aquele que tirava uma vantagem desproporcional de outro lado e sempre “se dava bem”; ou, ainda, aquele negociador “durão” que não deixava o outro lado levar vantagem. Expressões como “vendedor pit bull”, “vendedor pé na porta”, “chefe mão de ferro” e “negociador irredutível” ajudaram a construir o mito de que uma abordagem vendedora é aquela em que uma das partes sempre ganha enquanto a outra sempre perde. Isso se constitui em um grande engano. Costa (2013) indica três tipos de negociação que contrapõem a abordagem descrita acima, sendo elas: 
I. GANHA-GANHA
II. GANHA-PERDE
III. PERDE-PERDE 
Estes tipos de negociação são descritas aleatoriamente em sequência. 
A. Ocorre quando uma das partes ganha e a outra perde.
B. É aquela em que as duas partes perdem.
C. São negociações em que todas as partes ganham, realizando um bom negócio e usufruindo, dessa forma, de uma relação que pode se estender ao longo dos anos e ser vantajosa para todos. 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de negociação com suas respectivas descrições
	
	A
	• I-A, II-B, III-C
	
	B
	• I-B, II-C, III-A
	
	C
	• I-C, II-A, III-B
	
	D
	• I-A, II-C, III-B
	
Questão 2/5
Visando à implantação de métodos científicos de trabalho na administração, Taylor estabeleceu os princípios da administração científica para atingir os objetivos de maximizar produção e minimizar custos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da administração científica descrito a seguir. 
“Pressupõe que um trabalhador deve ser escolhido para determinada tarefa de acordo com suas aptidões para o desempenho daquela função. Habilidades e vocação devem ser levadas em consideração no momento da seleção, uma vez que o treino – repetição persistente de um mesmo movimento –, aliado à aptidão, fará com que a tarefa seja sempre melhor cumprida, gerando aumento de produtividade para a empresa.”
	
	A
	Trabalho em conjunto. 
	
	B
	Ênfase na eficiência. 
	
	C
	Plano de incentivo salarial. 
	
	D
	Seleção científica do trabalhador. 
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 3/5
Se você consultar o Novo Dicionário Aurélio Eletrônico verá que a palavra administração significa “ação de administrar” ou “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização”. Já a palavra empresa significa “empreendimento, aquilo que se empreende”. Do ponto de vista econômico, segundo esse mesmo dicionário, “empresa é uma organização econômica destinada à produção ou venda de mercadorias ou serviços, tendo como objetivo o lucro”. 
A partir desta discussão assinale a alternativa que descreve, corretamente, a expressão “administração de empresas”.
	
	A
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	B
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, sem fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	C
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais não propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	D
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, raramente, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços
Questão 4/5
Em reuniões com clientes – assim como em toda comunicação entre pessoas – existem coisas que não são ditas e emoções que não são expressas, por isso, é importante que observemos a “linguagem do corpo” das pessoas que participam das reuniões. Ela se expressa por gestos, posições, movimentos e expressões faciais, e pode nos dar pistas sobre o estado emocional dos indivíduos.  
Observe o texto abaixo: 
Suponhamos que estejamos negociando com uma pessoa em uma mesa e, quando apresentamos uma ideia em um papel, ela se inclina para frente para ler.  
Assinale a alternativa que indica corretamente o que demonstra esse comportamento.
	
	A
	• Proteção ou desconforto diante de uma situação nova ou uma pessoa desconhecida.
	
	B
	• Interesse da pessoa pelo que está sendo discutido.
	
	C
	• Interesse por omitir alguma informação
	
	D
	• Desinteresse da pessoa pelo que está sendo discutido
Questão 5/5
Respondendo a questão a seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto.  
Qual é a diferença entre gestão empresarial e administração empresarial? 
A partir da década de 1990, os estudiosos do campo da administração introduziram uma nova terminologia a ela, buscando tornar ainda mais abrangente a denominação dessa atividade humana. Assim como a palavra administração, a palavra gestão significa “gerir”, “administrar”, entretanto, é entendida pelos meios acadêmico e empresarial como mais ________ que o primeiro termo. Segundo Aktouf, citado por Scatena (2011), gerir é ________ e ________ administrar. Administrar é, dessa forma, uma ________ da ação de gerir.
	
	A
	específica – menor – não abrange – aplicação. 
	
	B
	ampla – maior – abrange – aplicação. 
	
	C
	ampla – maior – abrange – menção.
	
	D
	específica – menor – não abrange – menção.

Outros materiais