Buscar

analise microeconomica gab ap1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP1 
Período - 2011/1º
Disciplina: Análise Microeconômica 
Coordenador: Cleber Barbosa
GABARITO 
 
Questões:
Um consumidor recebe mensalmente $16. Seus gastos são apenas com os bens x e y. Os preços de x e y são $1 e $2, respectivamente. Pede-se:
A expressão algébrica (equação) da restrição orçamentária;
16 = x + 2y
A forma da restrição orçamentária em um gráfico de x e y ( não esqueça de atribuir pelo menos dois pares ordenados em valores);
Desenho de uma reta tocando os eixos x e y. No ponto do eixo y o par ordenado é (16,0); no ponto do eixo x o par ordenado é (0, 8). Outros possíveis pontos são (2,7) e (4,6).
Se o consumidor quer comprar o máximo de x, quanto poderá comprar? 
X=16.
Se o consumidor quer comprar o máximo de y, quanto poderá comprar?
Y= 8 
Se o consumidor passar a receber $ 20, qual o valor da nova inclinação da restrição orçamentária?
Será – 0,5.
Suponha que o preço de x aumente para $2 e nada ocorra com o preço de y. A renda continua sendo $20. Desenhe a nova restrição orçamentária e determine a sua inclinação. (valor da questão: três pontos)
A nova restrição orçamentária será uma reta com os pontos de pares que tocam os eixos sendo ( 0,10) e (10, 0). A inclinação será -1.
As pessoas mais ricas adquirem mais ternos de fibra natural e neles gastam uma parte maior de sua renda do que o resto da população. Os ternos a base de poliéster são pouco comprados pelas pessoas mais ricas. 
a)O que se pode dizer sobre a elasticidade renda dos ternos de fibra natural e os de poliéster? 
A elasticidade renda para ternos de fibra natural é maior do que a para ternos a base de poliéster.
b) De acordo com o conceito microeconômico, defina bem inferior e bem superior; pelo enunciado dessa questão, esses tipos de ternos são exemplos de bem inferior ou superior? (valor da questão: dois pontos)
 Bem inferior é o bem cujo aumento de renda implica uma queda em seu consumo. Já no bem superior ocorre o contrário, um aumento da renda gera uma elevação em seu consumo. O terno de fibra natural é um bem superior. O terno a base de poliéster é um bem inferior se o aumento da renda levar a queda do consumo tanto para ricos como para pobres. 
A satisfação ou utilidade que um consumidor tem ao consumir uma unidade adicional de um certo bem, será sempre maior que a satisfação obtida do consumo da unidade anterior. Explique (objetivamente) se essa afirmativa é falsa ou verdadeira. (valor da questão: dois pontos)
È uma afirmativa falsa, pois o consumo adicional de um bem é de menor satisfação que a da unidade anterior. A cada unidade a mais, um menor ganho de satisfação estará sendo gerado em relação ao ganho anterior,conforme o principio da utilidade marginal decrescente. 
Assinale, corretamente, como Verdadeira (V) ou Falsa (F), as sentenças a seguir:
(F ) Na função de produção, a “lei” dos Rendimentos Marginais Decrescentes ocorre quando o empresário está com prejuízo.
(F) A curva de indiferença de proporção fixa entre dois bens estabelece que a aquisição contínua de apenas um deles, confere mais satisfação ao consumidor.
(V) A produtividade média nunca assume valor negativo.
(F) Segundo a microeconomia, a definição de bem superior é a de bens dotados de boa qualidade ou de boas vendas no mercado.
(V) Se o consumo de bens está abaixo da reta da restrição orçamentária, pode-se dizer que a renda não está sendo totalmente gasta.
(V) Uma demanda preço elástica estimula uma redução de preços, caso o objetivo da empresa seja aumentar o faturamento. (valor da questão: três pontos)
Orientações para prova:
Só serão aceitas respostas feitas à caneta esferográfica azul ou preta;
ATENÇÃO: as respostas só serão pontuadas se estiverem na folha de respostas.

Outros materiais