Buscar

possível P2 genética II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caracterize as etapas durante a evolução clonal do câncer: iniciação, promoção, evolução e progressão.
O câncer se desenvolve por evolução clonal a partir de uma única celula alterada.
Iniciação: alteração genética de uma célula (mutação) que lhe confere vantagem de crescimento ou sobrevivência
Promoção: agentes como hormônios ou trauma ou mudanças que aumentam a evolução clonal, estimulam o crescimento celular.
Evolução clonal: Evolução continuada de mais células malignas que crescem ou sobrevivem melhor – desenvolvimento e progressão tumoral.
Progressão tumoral: desenvolvimento do câncer requer pequenos múltiplos passos (mutação e seleção). Cada passo confere a célula uma vantagem adicional de sobrevivência ou crescimento (necessidade reduzida para fatores de crescimento ou resistência à apoptose)
 
2. Conceitue e explique sua função nos processos celulares normais e nos processos neoplásicos. Exemplifique:
-Oncogene: genes mutados cuja expressão alterada estimula a proliferação celular de forma anormal por afetar os componentes da maquinaria que coordena o ciclo celular como: fatores de crescimento, receptores, transdutores de sinais e fatores de transcrição. 
- Gene supressor de tumor: são genes que regulam negativamente a progressao do ciclo celular, prevenindo a proliferação celular descontrolada. Se ocorrer uma mutação ocorre a perda do freio parar a proliferação celular, pode ocorrer a formação de tumores. Ex: proteínas intracelulares, receptores de hormônios secretados, proteínas de checkpoint, proteínas que promovem a apoptose.
2.         Que tipos de hemoglobinas são produzidas nas fases: (genes ativos e cadeias sintetizadas, local de síntese da eritropoese e porcentagem de cada hemoglobina)
a)      Embrionária: 3ª à 8ª semanas de gestação; eritropoiese no saco vitelínico; Hb Gower 1 ((2 (2 ), Hb Gower 2 ((2 (2 ), Hb Portland ((2 (2 ), 90% na fase fetal, 70% da Hb total ao nascimento, 1% na vida adulta.
b)      Fetal: na 5ª semana a eritropoiese muda para o fígado e ocorre a mudança da síntese de ( para ( e de ( para (, sintetizando, assim, Hb fetal (2 (2 (Hb F) – 70-90%. Pode ocorrer Hb adulta ((2 β 2 ) - 0-10%. 
c)      Adulta: HbA ((2β2) – 95%
 	 	HbA2 ((2 (2): 2-3%
	 	HbF ((2 (2 ): até 1% 
 
3.            Caracterize e exemplifique
a)      Hemoglobina variante estrutural com mutação de cadeia beta: Alteram a globina (mudanças na sequência de aminoácidos), sem afetar a taxa de síntese. 
Ex: Anemia falciforme
b)      Talassemia alfa: Distúrbios genéticos na produção da (-globina afetam a formação das Hb fetal (HbF (2 (2 ) e adulta (HbA (2 (2), maioria das (-talassemias são deleções. 
Ex: DOENÇA DA HB H
c)  Talassemia beta: Produção reduzida ou ausente de (-globina; maioria das (-talassemias são decorrentes de mutações pontuais. 
Ex: Anemia microcítica hipocrômica.
4. Uma mulher tem traço falcêmico e o seu marido é heterozigoto para a Hb C. Qual a probabilidade de ter filhos sem anomalias de hemoglobina? Quais tipos de alterações de hemoglobina podem ocorrer na sua prole e com qual freqüência?  Monte o heredrograma da família.
O filho tem 25% de chance de ter o perfil de Hb A. Há 25% de chance de ser heterozigoto para Hb C, 25% de apresentar o traço falcêmico e 25% de ser Hb SC, sendo que este último irá apresentar a clínica de um anêmico falciforme, porém mais branda.
25%HbAA (normal)
25% HbAS (traço falcêmico)
25% HbAC (portador da HbC)
25% HbSC (doença SC)
 
04 - No reparo por excisão de nucleotídeos (NER), a região que é excisada do DNA possui:
(a) uma única base que foi lesada;
(b) de 12 a 13 oligonucleotídeos; (procariotos)
(c) 20 oligonucleotídeos lesados; (eucariotos)
(d) a região lesada não é substituída, somente reparada.
2. Dentre os mecanismos de mutação induzida demonstre:
a) Análogo de base: Podem ser substitutos frequentes durante a proliferação quando presentes.
Ex: Emparelhamento errôneo (S-BU-g) transição A=T por G = C.
5’ – A – T – A – T – G – C – 3’
3’ – T – A – T – A – C – G – 5’
Substituição por SbU
- A – T – A – T – G – C –
- T – A – bU – A – C – G – 
Mudança tautométrica e replicação
- A – T – A – T – G – C –
- A – T – A – T – C – G –
+
- A – T – G – T – G – C – 	Replicação
- T – A – Bu – A – C – G - 
 - A – T – G – T – G – C –
- T – A – C – A – C – G – 
+
- A – T – G – T – G – C - 
-T – A – bU – A – C – G - 
b) Alteração de base por um agente alquilante: Alguns mutágenos não são incorporados ao DNA, mas alteram uma base, causando mau pareamento específico.
Ex: Metilar um resíduo de guanina, sendo incapaz de parear com a citosina.
Transferência de grupos CH3 para o DNA (Dimetilsufonato) ( Pode metilar um resíduo de guanina (6-0-metilguanina) ( Incapaz de parear com a citosina (Transição: G.C ( A.T)
c) Danos as bases por radiação UV: Absorção de luz UV provoca um estado excitado de uma base púrica ou pirimídica, formando uma ligação covalente entre duas pirimidinas adjacentes, formando um anel ciclobutano (dímeros de timina, dímeros menos estáveis).
4.      Caracterize os polimorfismos de DNA e aplicações gerais:
·  RFLP: Polimorfismos de comprimento de fragmentos de restrição. Consiste na hidrólise do DNA com enzimas de restrição e separação dos fragmentos gerados (eletroforese) que correspondem a padrões de restrição específicos. Pode ser aplicada ao DNA plasmídico e ao DNA cromossômico. 
· SNPs: Mudanças de um único nucleotídeo distribuído por todo o genoma, devido a substituição de uma base por outra. Serve como marcador de mapeamento genético, antropologia molecular e epidemiologia molecular.
· Minissatélites (VNTR): Repetição de múltiplas cópias de uma sequencia de DNA (10-100 pares de bases)
· Microssatélites (STR): Trechos de DNA de 2, 3 ou 4 nucleotídeos repetidos, mais frequentes e polimórficos. 
Ambos (VNTR e STR) são utilizados na identificação individual, biologia forense, testes de paternidade e diagnósticos de doenças.
Quais os principais vetores não virais (métodos físicos e químicos) utilizados na terapia gênica? Comente sobre o procedimento e vantagens e desvantagens.
Microinjeções de DNA: vantagens: alta taxa de transfecção, evita degradação citoplasmática do material injetado. Desvantagem: técnica muito trabalhosa, requer célucas muito bem isoladas, terapia gênica da linhagem germinativa apresenta problemas técnicos e éticos.
Eletroporação: pulsos elétricos curtos de alta voltagem, permeabilizarão da membrana celular, entrada na célula de diferentes tipos de moléculas, entre as quais os DNA.
Gene-gun: injeção de DNA. Vantagens: alta taxa de transfecção, entrega de doses precisas, uso em vacinação gênica. Desvantagens: transitória, lesão celular considerável no centro da região atingido pelo disparo.
Transfecção com fosfato de cálcio: método utilizado com sucesso para introduzir transgenes em células in vitro, não apropriado para aplicação.
Lipossomos: Vantagem: carregam grades pedações de dna, direcionáveis não imunogênicos, preparações livres de contaminantes, alto grau de pureza. Desvantagens: baixa eficiência de transfecção, leve toxicidade celular não se integram no genoma hospedeiro.

Outros materiais