Buscar

AS 1 Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Conforme texto base, leia atentamente a assertiva a seguir: A cada mudança de um modo de produção, alteram-se as formas de vida, de trabalho, de produção, ou seja, mudam a sociedade e suas relações. Os pesquisadores sobre o tema definem alguns tipos de modos de produção que existiram ou existem e que trouxeram características específicas às formas de vida em sociedade. Destacamos, a seguir, o modo de produção denominado “primitivo”.
Considerando a linha de raciocínio do enunciado, leia com atenção as afirmativas que seguem sobre o modo de produção primitivo e assinale V para Verdadeira ou F para Falsa:
( ) Modo de produção baseado na servidão. O servo trabalha para o senhor feudal em troca de um lugar para morar. O poder político era descentralizado em “feudos”, foi muito comum, durante o período da Idade Média, na Europa Ocidental.
( ) Modo de produção que tem relação com uma forma de produzir e de uma sociedade que abrange todo o período inicial da história humana no qual o homem tinha maior relação com a natureza.
( ) Modo de produção com divisão social de trabalho – mas em geral homens e mulheres trabalhavam em conjunto e os frutos do trabalho e a propriedade eram de todos e, portanto, não havia uma organização social mais complexa como Estado.
( ) Modo de produção de sociedades que vivem isoladas e com maior contato com a natureza, caso de algumas sociedades indígenas que ainda foram pouco alteradas pelo modo de produção atual.
Assinale a alternativa que reporta a sequência correta, de acordo com as afirmativas apresentadas:
	
	a.
	 V, V, F, F.
	
	b.
	V, F, F, V.
	
	c.
	F, F, V, V.
	
	d.
	 F, V, V, V.
	
	e.
	V, V, V, F.
0,15 pontos   
PERGUNTA 2
Leia atentamente o texto que segue:
Um conjunto de conhecimentos culturais populares elaborados ao longo da história para explicar a existência do mundo, do planeta, da humanidade, do universo, entre outros.
Estamos tratando do:
	
	a.
	Senso comum
	
	b.
	 Cotidiano
	
	c.
	 Meio de comunicação
	
	d.
	Mundo moderno
	
	e.
	 Empiria
0,15 pontos   
PERGUNTA 3
Conforme se lê no texto base:
As chamadas Ciências Humanas e Sociais têm como premissa básica o estudo do ser humano. Existem diferentes Ciências Humanas, entre elas, citamos:
Em relação ao enunciado da questão, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A Economia – estuda as atividades produzidas pelo homem, relativas à produção e distribuição de bens e serviços.
	
	b.
	A Ciência Política – estuda as formas de poder ao longo da história, o papel do Estado, as formas de organização política, as formas de governo, a autoridade, as relações internacionais.
	
	c.
	A Geografia – estuda o espaço geográfico – o homem no espaço em suas múltiplas relações.
	
	d.
	A Sociologia – estuda principalmente temas sobre renda, políticas econômicas, planos econômicos, micro e macroeconomia etc.
	
	e.
	 A Antropologia Cultural – estuda o homem enquanto ser cultural, em seus hábitos, costumes, crenças e modos de vida.
0,15 pontos   
PERGUNTA 4
A modernidade vem com a mudança do paradigma cristão católico – com as explicações religiosas para um mundo que, embora continue religioso, pauta a vida também pelo ganhar dinheiro, pela luta pela sobrevivência nos moldes capitalistas. Como comenta o sociólogo Jean Jacques Rousseau, sobre a modernidade:
Leia com atenção as afirmativas a seguir, considerando a linha de raciocínio do enunciado:
I- A Revolução Francesa representou a consolidação da Modernidade como perspectiva histórica identificada com a industrialização. As características desse novo período, ao qual se denominou Modernidade incluem: o declínio das pequenas comunidades; a expansão do individualismo; o aumento da diversidade social; o predomínio de uma orientação para o futuro (progresso); o aumento da racionalização.
II- Essa evolução do pensamento humano, que levou à utilização da razão para o livre exame da realidade, inclusive a social, juntamente com os problemas originados pela Revolução Industrial foram as duas principais circunstâncias que possibilitaram o surgimento da Sociologia. Sua preocupação inicial foi organizada a sociedade.
III- Surgiu, então, o período denominado por historiadores de Modernidade, a sociedade ficou mais voltada à comunidade, ao trabalho em conjunto, e as formas de representações sociais tornaram-se mais simples.
De acordo com as afirmativas citadas, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	As afirmativas II e III estão incorretas e a afirmativa I está correta.
	
	b.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	c.
	A afirmativa III está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.
	
	d.
	A afirmativa II está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.
	
	e.
	 A afirmativa I está incorreta e as demais afirmativas estão corretas.
0,15 pontos

Outros materiais