Buscar

RESUMO TEORIA DO DIREITO 4°

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo 4° Bimestre Teoria Do Direito
Interpretação: interpretar é fixar o verdadeiro sentido e o alcance de uma norma jurídica, mesmo a norma sendo clara há necessidade de interpretação; é aprender ou compreender os sentidos implícitos das normas jurídicas. A interpretação é integrada por três elementos:
Revelar o seu sentido: além de conhecer o significado das palavras, descobrir a finalidade da norma jurídica.
Fixar o seu alcance: delimitar o campo de incidência da norma jurídica 
Norma jurídica: todas as normas jurídicas são objeto de interpretação, as legais; as jurisdicionais (sentenças judiciais); as costumeiras e o negócio jurídico.
Necessidade de interpretação: quando a norma é clara não há necessidade de interpretação, contudo, todas as leis podem ser interpretadas.
O conceito de clareza é muito relativo e subjetivo, ou seja, o que parece claro a alguém pode ser obscuro a outrem.
Uma palavra pode ser clara segundo a linguagem comum e ter, entretanto, um significado próprio e técnico diferente do seu sentido vulgar
O art. 5° da LICC diz que toda lei o interprete não poderá deixar de considerar os fins sociais e as exigências do bem comum, todas as leis necessitam de interpretação para a descoberta dos mesmos.
Espécies de interpretação:
Autentica: quando emana do próprio poder que fez o ato, cujo sentido e alcance ela declara.
Judicial: é resultante das decisões prolatadas pela justiça (jurisprudência)
Administrativa: aquela cuja fonte elaboradora é a própria administração pública através dos seus órgãos e mediante pareceres, portarias e etc.
Doutrinaria: é realizada cientificamente pelos doutrinadores e juristas em suas obras e pareceres.
Quanto a sua natureza, a interpretação pode ser:
Literal ou gramatical: se baseia na letra da norma jurídica, toma como importância o significado gramatical da norma jurídica.
Lógico-sistemática: busca compreender a norma como parte integrante de um todo, em conexão com as demais normas jurídicas que com ela se articulam logicamente.
Histórica: indaga das condições de meio e momento da elaboração da norma jurídica.
Teológica: busca o fim que a norma jurídica tem intenção de tutelar.
Quanto aos efeitos ou resultados:
Extensiva: quando o interprete conclui que o alcance da norma é mais amplo do que indicam o seu termo.
Restritiva: quando o interprete limita o sentido da norma ou limita sua incidência, concluindo que o legislador escreveu mais do que realmente pretendia dizer.
Declarativa: nela o interprete chega a constatação de que as palavras expressam com medida exata o espírito da lei.
Processo uno e complexo: o processo interpretativo é composto de vários momentos, não se trata, pois, de métodos autônomos. Momentos de interpretação:
Momento literal, gramatical ou filológico: é o que estabelece o sentido objetivo da lei com base em sua letra.
Momento lógico sistemático: é o que busca descobrir o sentido e o alcance da lei.
Momento histórico-evolutivo: busca da compreensão do espirito da lei e não da vontade do legislador, que deve sempre corresponder as necessidades e condições sociais atuais
Momento teleológico: visa a descoberta dos valores que a lei tenciona servir 
Trabalho construtivo do intérprete: no direito o interprete pode avançar mais, dando a lei uma significação imprevista, completamente diversa da esperada ou querida pelo legislador 
De natureza axiológica: a interpretação da norma jurídica implica a apreciação dos fatos e valores dos quais ela se originou; assim como deve ser interpretada em função dos fatos e valores supervenientes. 
Aplicação e integração do direito
Sentido técnico: submeter o fato concreto a norma que o regula 
Natureza da aplicação: tendo formado sua convicção jurídica pela apuração dos fatos e da compreensão do direito, aí sim, nada impede que a decisão seja expressa segundo a estrutura de um silogismo; pelo contrário ganhara em clareza e força em convencimento.
Participação criadora: um ato de participação criadora do aplicador do direito que, nessa tarefa, deve atender aos fins sociais a que a lei se dirige e as exigências do bem comum, valendo-se de recursos como os princípios gerais do direito e a equidade.
A integração do direito: processo de preenchimento das lacunas existentes na lei, a integração é possível por que vigora o postulado da plenitude da ordem jurídica; o ordenamento jurídico não pode deixar de conter soluções para todas as questões que surgirem na vida de relação social.
Os meios de integração do direito são: analogia, costumes, os princípios gerais do direito e a equidade.
O costume jurídico supletivo: aquele que intervém na falta ou omissão da lei, tem caráter supletivo, suprindo a lei nos casos omissos pela observância de práticas consuetudinárias.
Analogia: a analogia vem a ser um recurso técnico que consiste em se aplicar, a um caso não previsto pelo legislador, uma norma jurídica prevista para outro caso fundamentalmente semelhante ao não previsto. A analogia fundamenta-se no princípio de igualdade jurídica, que exige que os casos semelhantes devem ser regulados por normas semelhantes.
Os princípios gerais do direito: em seu significado lógico, são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, filosófico ou cientifico. São enunciações normativas de valor genérico, que condicionam e orientam a compreensão do ordenamento jurídico;
Princípios onivalentes: validos em todas as ciencias, como os de identidade e de causa eficiente.
Princípios plurivalentes: quando se aplicam a vários campos de conhecimento, como o de finalidade, essencial as ciencias culturais, mas não extensivo a todos os campos do conhecimento.
Princípios monovalentes: quando são validos só para determinada ciência, como é o caso dos princípios gerais do direito, aplicáveis apenas a ciência do direito.
Exemplos de princípios que se encontram prescritos em normas jurídicas:
Isonomia: Art. 5° XXXVI CF.
Legalidade: Art. 5° II CF.
Brocardos jurídicos: Os brocardos jurídicos, também chamados de axiomas ou de máximas jurídicas, constituem um pensamento sintetizado em uma única sentença, que expressa uma conclusão reconhecida como verdade consolidada.
Equidade: A aplicação do princípio da equidade é inerente ao conceito da justiça que o direito se propõe a praticar. Enquanto que a lei generaliza, considerando todos iguais, a equidade preenche possíveis lacunas na lei que poderiam causar injustiças devido ao fato de as pessoas serem diferentes. A aplicação da equidade deve ter como base os princípios gerais do Direito, o bem comum, a moral social vigente e o regime político adotado pelo Estado. É a equidade que garante que o alcance da lei seja suficiente para que a justiça realmente se faça, de acordo com as especificidades que a lei não contempla.

Outros materiais