Buscar

av1aaTECMATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

valiação: CCE0291_AV1_201201531535 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201531535 - MAURO NATIVIDADE MARTINS
	Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
	Turma: 9003/C
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 0        Data: 13/04/2013 14:20:47
	
	 1a Questão (Cód.: 61998)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Materiais avançados
	
	Compósitos
	
	Cerâmicas
	
	Polímeros
	 
	Metais
	
	
	 2a Questão (Cód.: 59722)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
		
	 
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	 
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 62037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas IV está correta.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 60259)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
		
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	 
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	 
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 29262)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
		
	
	unidades secundárias
	
	células cúbicas
	
	unidades unitárias
	 
	células unitárias
	 
	células secundárias
	
	
	 6a Questão (Cód.: 59662)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1-     Considerando a célula unitária abaixo, se as esferas apresentam raio de 0,15 nm, qual o seu fator de empacotamento atômico? (Dado: VE= 1,33πR3).
		
	
	2,57%
	 
	0,38%
	
	0,25%
	 
	38%
	
	25,7%
	
	
	 7a Questão (Cód.: 155929)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 62309)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1-     Necessita-se selecionar um material para desenvolver uma determinada peça. Essa peça não pode apresentar deformação plástica quando sujeito a uma tensão de 300 MPa e necessita apresentar uma ductilidade de pelo menos 30% para que possa desempenhar sua função perfeitamente. Dentre os materiais disponíveis para se utilizar temos: um aço baixo carbono, uma liga de alumínio, uma liga de cobre e um aço inox. Para saber qual desses materiais atende a condição imposta, foram realizados ensaios de resistência mecânica. Nos ensaiosforam utilizados corpos-de-prova de comprimento inicial de 90 mm. O comprimento final de cada uma das amostras é apresentado na tabela abaixo, assim como a tensão de escoamento. Com base nos resultados, qual (is) desses materiais é (são) indicado (s) para se fabricar essa peça?
            
		
	
	Liga de alumínio ou liga de cobre.
	 
	Liga de cobre ou aço inox.
	 
	Liga de cobre apenas.
	
	Nenhum.
	
	Aço inox apenas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 61993)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Metais;
	
	Polímeros;
	
	Materiais avançados.
	
	Compósitos;
	 
	Cerâmicas;
	
	
	 10a Questão (Cód.: 60484)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se o raio atômico do alumínio é 0,143 nm, os volumes de sua célula unitária nas estruturas CCC e CFC são respectivamente:
		
	
	0,330 nm e 0,404 nm.
	
	0,109 nm e 0,163 nm.
	 
	0,036 nm e 0,066 nm.0,066 nm e 0,036 nm.
	
	0,404 nm e 0,330 nm.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes